Páginas

14 de agosto de 2009

A FIFA VAI ATRAPALHAR A VIDA DOS CLUBES DEVEDORES.





A FIFA, entidade que controla o futebol mundial, baixou circular na qual põe o saneamento financeiro dos clubes como um pré-requisito para que eles possam disputar campeonatos.


O assunto tem ganho espaço. Seja pela situação na Argentina, que suspendeu o reinício do futebol até que os clubes paguem suas dívidas, seja pela recente sugestão no Clube dos 13, de instituição de um teto em folha salarial para os clubes.


A idéia é que as confederações continentais, como é o caso da Conmebol, produza regulamento de licenças para clubes, segundo comunicado da FIFA.


As exigências que os clubes terão de cumprir para ter direito às suas licenças se dividem em cinco tópicos: o esportivo, o de infra-estrutura, o administrativo, o legal e o financeiro.


No caso do último tópico, as exigências tratam da transparência financeira dos clubes e da inexistência de dívidas.


Inicialmente, tais exigências funcionarão para torneios continentais, casos da Copa Sul-Americana e da Libertadores. Porém, com o tempo, serão estendidas às competições nacionais, como o Brasileiro e a própria CBF.


"A FIFA estará começando a plicar o que começou com a UEFA nas Copa dos Campeões e Copa da UEFA".


Nas competições dentro do Brasil, essa regras deverão começar a serem postas em prática a partir da temporada de 2011.


Pelo cronograma da FIFA, a Conmebol deve neste ano aprontar seu regulamento para a concessão das licenças. "Teoricamente [a Conmebol], tem que ter algo pronto já a partir de agosto."


Eles serão divididos em grupos. Alguns serão obrigatórios, e outros, opcionais. Após um tempo para os clubes se adaptarem às regras, os opcionais poderão se tornar obrigatórios.


As próprias transferências Internacionais deverão ser feitas “on line” pelos Agentes Credenciados, para tirar de circulação os famosos “empresários” sem comprometimento e tem ainda outra medida que a FIFA esta apertando o cerco na Europa que é sobre companhias investirem em compra e venda de jogadores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário