Páginas

9 de outubro de 2014

UEFA muda sistema de cabeças-de-chave no sorteio da Champions League

A UEFA anunciou, nesta quinta-feira, mudanças no sistema de cabeças-de-chave do sorteio da fase de grupos da Champions League. A partir da próxima temporada, 2015/2016, os campeões nacionais das principais ligas e o atual campeão estarão no pote 1 do sorteio.
O órgão máximo do futebol europeu já confirmou o novo sistema, que entrará em vigor, dependendo apenas de ratificiação Comitê Executivo da Uefa.
Atualmente, os oito clubes cabeças-de-chave são definidos a partir do coeficiente da Uefa. Nesta temporada, por exemplo, apenas times de quatro países foram cabeças-de-chave: Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri (Espanha); Benfica e Porto (Portugal); Arsenal e Chelsea (Inglaterra); e Bayern de Munique (Alemanha).
"A comissão de competições de clubes vai recomendar ao Comitê Executivo da UEFA uma alteração na estrutura de cabeças-de-chave para a fase de grupos da UEFA Champions League" disse a UEFA em comunicado ao Goal.
"Esta proposta será apresentada ao Comitê Executivo da UEFA em uma de suas próximas reuniões", acrescentou.
Se a regra da temporada seguinte valesse para a atual, os cabeças-de-chave seriam Real Madrid (atual campeão da Champions), Atlético de Madri (campeão na Espanha), Manchester City (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), Juventus (Itália), Benfica (Portugal), Paris Saint-Germain (França) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia).
Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, acredita que o plano é uma vontade clara dos clubes de ter uma mudança em um sistema que muitas vezes tem visto campeões nacionais com classificação inferior à clubes do mesmo país no sorteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário