Páginas

27 de abril de 2015

CBF cria ranking de médicos e ativa software para controle de lesões



Entidade quer comprovar qualificação dos médicos e ter base de dados de tratamento.

A CBF anunciou nesta sexta-feira, durante um encontro da Comissão Nacional de Médicos de Futebol (CNMF), a criação de um sistema de ranqueamento dos profissionais de medicina que atuam país. O intuito é que, em pelo menos quatro anos, seja possível exigir a atuação exclusiva de profissionais com capacidade comprovada pela entidade nas competições de elite do país.

Um dos itens a serem avaliados é a contribuição com informações para um software que será usado na Série A a partir deste ano.

Esse controle vai ser interno da CBF. Vamos ter cursos como esses nos anos ímpares, um a cada dois anos. Nos anos pares serão dois workshops, um para o Sul/Sudeste e outro para Norte/Nordeste/Centro-Oeste. Isso vai trazer uma pontuação. 

A CBF TV também vai ter bimensalmente palestras sobre assuntos importantes e depois vai ter um questionário a ser entregue. Isso vai render determinado número de pontos. A adesão ao sistema de envio de dados também vai contar. 

E ainda vamos avaliar os congressos de especialidades que enviam para nós - explicou Jorge Pagura, presidente da CNMF, ressaltando que o programa foi testado na Federação Paulista antes de ser trazido para a CBF.

O objetivo do programa de computador é gerar uma base de dados sobre lesões e tratamentos no futebol nacional.

- O Brasil não tem estatística. É difícil planejar com falta de informação. Isso vai ter uma importância para a melhora do futebol brasileiro. Vamos ver se os jogadores se machucam mais na Série A ou na Série B. Se é no fim do campeonato ou não. Quanto tempo demora a recuperação.

O sistema é criptografado. Só quem tem acesso é o presidente do clube, o médico e o próprio atleta. Mas eu vou saber quantos meias tiveram lesões, em qual pedaço do campo, etc. Vai melhorar até para a Seleção Brasileira. Quanto mais informações tivermos, melhor - acrescentou Pagura.

Com a adaptação ao programa e às avaliações, a CBF crê que o processo de exigência de qualidade nos regulamentos será algo natural.

- Quando tivermos tudo isso, seguramente o departamento de competições vai poder exigir que tenha (exigência no regulamento). É isso que queremos mais para frente. É um trabalho de longo prazo, para os próximos quatro anos. 

Reconhecemos a dificuldade de clubes das divisões menores, mas temos que ajudá-los. Somos pentacampeões do mundo, temos uma estrutura dentro de campo e precisamos crescer fora. E isso passa pelo crescimento da parte médica - completou Pagura.

O evento da CNMF continua neste sábado, com palestras o dia inteiro. Nesta sexta, a adesão foi alta: 52 dos 60 convidados compareceram. O encontro faz parte dos projetos custeados pela FIFA
 com verba deixada para o legado pós-Copa do Mundo de 2014.

Temos ainda muita coisa que se faz necessário em nosso futebol. Somos quem tem o maior números de vitória em competições internacionais mas, em termos de avanço tecnológicos e em se ter um futebol planejado  e bem estruturado, estamos longe e da maneira que estamos indo, iremos ficar atrás até da India, que recém começou a olhar com carinho este futebol. ao invés de se pagar presidentes de Federações e da própria CBF (200.000,00 mensal, vices e até consultores, como o ex-Ricardo Teixeira), deveríamos aplicar este dinheiro em campos de futebol e centros de treinamentos neste País.

Pois os campinhos de varzea estão deixando de existir, e a criação em novas técnicas de treinamento e de estratégia no futebol, estarão deixando nossos garotos ao sabor da correnteza, aliás, os grandes clubes ao redor do mundo estão vindo aqui e treinando nossos futuros craques. Aliciando-os bem aqui, debaixo de nossos narizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário