Páginas

19 de novembro de 2009

Zagueiro não deixa o Grêmio por menos de R$ 38 milhões.


Esse é o valor que deverá ser pago por quem quiser Mário Fernandes.

LANCEPRESS!

Quem quiser tirar Mário Fernandes do Grêmio precisará desembolsar uma grana alta. O Grêmio estabeleceu em reunião nesta quarta-feira que o zagueiro, de 19 anos, só deixa o Olímpico por 15 milhões de euros (R$ 38 milhões).

O presidente Duda Kroeff esteve com o espanhol Alberto Argibay, que, junto com o norte-americano Douglas Wiesenthal, detém 50% dos direitos federativos do zagueiro. Jorge Machado, procurador de Mário, também esteve na reunião.

Mário Fernandes teve atuações de destaque nesta temporada e chegou a despertar o interesse da Internazionale (ITA). Mas o valor deve impedir uma possível transferência. As informações são do Portal Clicrbs.

Infelizmente continuamos avaliando nossos jogadores e principal fonte de renda do clube, abaixo de valor internacional de mercado. Sei que muitos acham que estou navegando na maionese quando falo sobre os valores achados “altos”, no nosso País; prezados amigos, quem viaja muito ou pelo menos acompanha os valores da libra, do euro e do dólar, sabe que o valor do real não é o mesmo, quando você toma um refrigerante no Brasil, o custo dele é sempre duas a três vezes menor do que em quase todo o mundo.

Portanto, não precisamos ir muito longe quando estivermos falando em valores para transferências de jovens promessas do futebol brasileiro. Posso dar muitos exemplos; PEPE saiu do Brasil por 40 mil Euros para um clube em Portugal, depois foi transferido para a Espanha por 30 milhões de Euros e posso seguir falando por horas sobre estes valores. Infelizmente, nossos dirigentes não saciam a sede por dinheiro; ou não tem visão ou ainda, recebem algum “por fora”, para entregar o ativo do clube desta maneira.

Quando ouvimos o presidente LULA falando em criar “Leis” que mantenham os jogadores por mais tempo no Brasil, fico achando que ele está mal assessorado. Isto não resolve nada, o que se faz necessário é que os próprios dirigentes dos seus clubes, sejam profissionais e vistam realmente a camisa da instituição que dirigem, parando de “saquear” a entidade, sabendo ou não, ou seja, com “dolo” ou “sem dolo”, o estrago é feito e não se consegue consertar.

O que se faz necessário é que o clube cumpra as normas já estabelecidas pela prórpia FIFA, sobre os valores, sobre a idade do 1o. Contrato e do 2o. Contrato laboral com o atleta, isto seguraria o jogador até os 24 anos, no Brasil. E se tratando de jogador diferenciado, ele teria como ser usado pelas Seleções Brasileiras; Sub-17, Sub-20 e principal, estando ainda no Brasil.

Quando fosse realmente transferido, já estaria consolidado como um grande jogador e seu valor de transferencia alinhado internacionalmente, isto acontecendo, os clubes saem de seus problemas financeiros, os idolos estarão consolidados nos seus respectivos clubes de formação, identificados com sua torcida e o que é melhor, trariam realmente "lucros" para a instituição (que hoje quem usufrui deste rendimento é o clube importador).

Os dirigentes sabem os valores, e não aplicam, porque será? É muito difícil ver um dirigente (estou falando de clubes da 1ª. divisão) que não conheça a Europa, que não vá algumas vezes ao exterior anualmente e não saiba o custo operacional desta viagem; o custo de um ingresso nos estádios europeus; o custo de um cafezinho; de uma coca cola; de um chopp, então não se admite que ele não saiba os valores corretos de seus jogadores.

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa, é outra coisa. Os valores em real são em real (moeda brasileira) e não refletem a verdade internacional. A própria imprensa brasileira que faz um estardalhaço infernal porque desconhece os valores internacionais? Como neste caso do jogador do Grêmio, é uma pena.

E outra coisa, é por isto que eles se vão precocemente, porque la fora, todos vêem uma oportunidade de ganharem dinheiro em cima da ganância dos nossos dirigentes, da fome de dinheiro dos clubes brasileiros, gerenciados sem nenhuma competência, e esta incompetência, gera os maus negócios e as dividas dos clubes brasileiros. Na hora que tivermos os preços alinhados corretamente, os contratos feitos honestamente, os atletas não sairão tão facilmente e tão rapidamente do Brasil, além de que, irão tirar realmente os clubes das dificuldades financeiras.

Estou recebendo informações de algumas fontes na Europa sobre o novo sistema de transferência "on line" por Agentes Credenciados (Agente FIFA). Isto irá dar maior transparência a estas operações de transferencias internacionais, pois deverão mostrar os valores, o banco, as comissões e o montante da negociação.

Resta saber quando a própria CBF colocará o sistema operacional no Brasil, regulamentando a função do agente por ela própria credenciado. Tornando importante e legal o uso deste Agente como o "corretor" de negócios dos jogadores e dos clubes, com responsabilidade e transparência (para quem não sabe o Agente tem como ser punido e o prejuízo causado por sua ação fraudulenta, ressarcido, pois o mesmo é obrigado a manter uma apólice de seguro internacional para cobrir este dano, além de cobrar a sua fidelidade no negócio.


Mas quando isto irá acontecer eu sinceramente não sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário