Páginas

25 de janeiro de 2010

Nova administração no West Ham United.

A recente história de gestão e administração do West Ham United de Londres, enquadra-se mais uma vez no perfil de acontecimentos que têm abalado vários clubes da Premier League. Embora seja um clube de média dimensão no futebol Inglês, as constantes mudanças de proprietário têm tornado o clube de Londres em mais um “case study” do futebol mundial.

2006 – Aquisição do clube por Bjorgolfur Gudmundsson.

Os maiores problemas do West Ham começaram em 2006, depois de o clube ter sido adquirido pelo milionário Islandês Bjorgolfur Gudmundsson, que comprou o clube por 95 milhões de Euros através das suas empresas Hansa Ehf e Olafsfell. A aquisição foi feita em parceria com o banco islandês Landsbanki que ficou detentor de 41% do clube, com Gudmundssonque ficou com o restante da percentagem.

Janeiro 2009 – Avolumar de dívidas.

Em plena crise econômica mundial, foi em Janeiro 2009 que se constatou a fragilidade financeira dos clubes da Premier League, entre os quais o West Ham. Depois de gastar somas avultadas na aquisição e em salários de jogadores, alcançava os 55 milhões de Euros de dívida e pagava 51 milhões de Euros anuais em salários.

Junho 2009 – CB Holding adquire o clube.

No meio do ano de 2009, Gudmundsson vê- se obrigado a vender o clube. A falência do Landsbanki e o descalabro nas suas finanças pessoais devido à crise econômica levam o milionário a vender 70% do clube à CB Holding, companhia detida pelo banco de investimentos islandês Straumur-Burdaras, por 115 milhões de Euros. Ainda assim Gudmundsson, o Landsbanki e o Byr/MP Banki ficam detentores de 30%, mas já sem a gestão do clube.

Janeiro de 2010 – David Gold e David Sullivan adquirem o clube.

Na passada semana deu-se o último capitulo da saga de aquisições do West Ham. Os empresários David Gold e David Sullivan adquiram 50% do clube à CB Holding por 113,7 milhões de Euros. Virada uma nova página na vida do clube e com dívidas acumuladas no valor de 91 milhões de Euros, os novos proprietários do clube apresentam um plano de 7 anos para a reestruturação financeira do clube e transformá-lo num grande clube com presença assídua na Champions League.

Fonte: Futebol Finance.

No futebol profissional é assim mesmo, 8 ou 80. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário