Páginas

26 de abril de 2013

OS NOVOS ESTÁDIOS, PÓS COPA / THE NEWS ARENA'S AFTER WORLD CUP

Este relatório tenta mostrar ao mercado uma visão do que poderá acontecer a curto, médio e longo prazo no Brasil.


Clube
Capacidade
Sugerida
(Assentos)
Flamengo
50 mil
Atlético-MG
45 mil
Sport-PE
35 mil
Fluminense
30 mil
Ceará
25 mil
Santos
25 mil
Goiás
25 mil
Figueirense
25 mil
Reformar ou Construir ?
Vasco
30 mil

Nós tentamos criar um cenário positivo para alguns clubes de futebol profissional que ainda não fecharam contratos de exclusividade com as novas e modernas arenas esportivas e suas operadoras.

O objetivo aqui foi mensurar qual o tamanho de estádio ideal para cada um destes clubes, caso eles optem por construir suas próprias arenas. Neste caso tentamos mensurar o número de assentos, o número de camarotes ideal e o seu retorno financeiro, a estimativa possível de faturamento com eventos e um cenário possível para venda de Naming Rights apoiando-se nos números que temos hoje.

Este relatório tenta analisar de forma fria algumas oportunidades no mercado para os clubes de futebol profissional, investidores e construtoras sob a premissa de que pode ser interessante para o clube possuir sua arena esportiva própria. Um estádio próprio pode, dependendo do contrato com os parceiros, trazer um retorno financeiro mais vantajoso, se este contrato oferecer uma comissão sobre os camarotes, eventos ou Naming Rights.

Um estádio próprio pode ajudar a criar um ambiente positivo e profissional no clube e mobilizar toda mídia a seu favor, criando uma visão profissional de futuro, o que acabará atraindo grandes operadoras, parceiros e até mesmo colocar o clube em um novo patamar no cenário esportivo atual. Claro que tudo isso deveria ser feito com um projeto sólido a nível de custo benefícios e com um estudo de viabilidade (plano de negócios) prévio de preferência com estudo de 12 a 20 anos de fluxo de caixa.

Não procuramos os clubes que foram citados aqui. Estudamos sua média de público atual e histórica, nos últimos 20 a 40 anos, com dados do campeonato brasileiro da Série A, B e até Copa do Brasil cruzando informações com a renda de sua torcida de forma a buscar alternativas que sejam viáveis para que o clube passe a obter, a médio prazo, um alto volume de receitas. Este estudo não dispensa um estudo de viabilidade, obrigatório para qualquer projeto deste nível.
 
O que concordo plenamente, pois podemos usar o exemplo do Sport Recife. Se tem um público estimado muito aquém de sua realidade/potencialidade, pois o atual estádio, além de ser apenas um campo de futebol com arquinbancada, arcaico e em desuso, afasta seu torcedor por falta de conforto, segurança e muitas outros ítens que certamente irão contar muito na hora de mensurar seus torcedores.
 
Podemos até citar o exemplo do rival Santa Cruz que arrasta, duas e até tres vezes mais público, em seu jogos, porque tem mais espaço e mesmo sem oferecer, conforto, segurança, praticidade e outros pre requisitos. Mesmo tendo uma torcida, já mostrada por inúmeras pesquisas, menor que a do rival.
 
Podemos então viabilizar um estudo maior e melhor para determinar o tamanho de sua "nova" Arena na Ilha do Retiro,  e até sua forma de ser construida, para poder ressaltar sua torcida e sua forma de torcer. Acredito que o número que melhor chegue junto de suas necessidades seria de 45 mil assentos, no minimo, de que adianta se construir uma Arena, já devazada e avaliada por baixo e que somente deverá ser entregue ao clube de volta dentro de 30 anos, seria andar para trás, simplesmente.
 
Fonte: ARENAPLAN - Márdel Cardoso. Foto: Sport Recife.
Comentário: Roberto Queiroz. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto Queiroz Junior. 
 
This report attempts to show the market insight of what may happen in the short, medium and long term in Brazil.
We try to create a positive scenario for some professional football clubs that have not yet closed exclusive contracts with new and modern sports arenas and their operators.
The goal here was to measure what size ideal stage for each of these clubs, if they choose to build their own arenas. In this case we try to measure the number of seats, number of cabins and optimal financial return, a possible estimate of revenues from events and a possible scenario for the sale of Naming Rights leaning on the numbers we have today.
This report attempts to analyze so cold some opportunities in the market for professional football clubs, investors and builders under the premise that it may be interesting to the club owning his own sporting arena. A stadium itself can, depending on the agreement with the partners bring a financial return more advantageous if the contract offer a commission on the cabins, events or Naming Rights.
A stadium itself can help create a positive environment and professional club and mobilize all media to their advantage, creating a professional vision of the future, which will eventually attracting major carriers, partners and even put the club on a new level in the sports scene current. Of course all this should be done with a solid design in terms of cost benefits and feasibility study (business plan) preferably with previous studies 12-20 years of cash flow.
Do not seek the clubs that have been cited here. We study their average attendance current and historical, in the last 20-40 years with data from the Brazilian Championship Serie A, B and even Brazil Cup crossing information with the income of his home crowd in order to find alternatives that are viable for the club pass gain in the medium term, a high volume of revenue. This study does not exonerate a feasibility study required for any project of this level.
What I fully agree, because we can use the example of the Sport Recife. Has an estimated audience far short of its reality / potential because the current stadium, besides being just a football field with arquinbancada, archaic and obsolete, their fans away for lack of comfort, safety and many other items that will surely rely much time to measure its fans.
We can even cite the rival Santa Cruz trailing, two or even three times more public in their games, because it has more space and even without offer comfort, safety, practicality and other pre requirements. Even having a crowd, as shown by numerous studies, lower than the rival.
We can then enable a larger study and to determine the best size of the "new" Arena in  the Ilha do Retiro, and even their way of being built, in order to emphasize his fans and his way of twisting. I believe the number that gets better with its needs would be 45,000 seats, at least, of what use to build an one Arena already small  and evaluated by low and should only be given to the club back in 30 years, would be walk at backwards, simply.
Source: ARENAPLAN - Mardel Cardoso. Photo: Sport Recife.Comment: Roberto Queiroz. Translation: Roberto Queiroz and Roberto Queiroz Junior.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário