Páginas

27 de setembro de 2013

Reunião entre FERJ e grandes clubes define que Carioca terá turno único em 2014


O Campeonato Carioca mudará sua tradicional fórmula. Em reunião na tarde desta terça-feira, representantes da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e dos quatro grandes clubes do Rio acordaram que a edição de 2014 do Estadual terá apenas um turno de quinze partidas, sucedido por semifinais em jogos únicos e uma final em duas partidas. Marcelo de Campos Pinto, diretor executivo da Rede Globo, e Alfredo Sampaio, presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (SAFERJ), também estiveram presentes.

O motivo da alteração é o calendário de 2014, divulgado pela CBF na última semana. Com a pausa de um mês para a Copa do Mundo no Brasil, a entidade máxima do futebol brasileiro sugeriu que os Estaduais tivessem início no dia 12 de janeiro. A medida gerou um manifesto de jogadores clamando por mais tempo de preparação.

Agora, além de apresentar um formato diferente, o Carioca do próximo ano terá início no dia 19 de janeiro. Com isso, os clubes terão 11 dias de pré-temporada após um mês de férias, entre os dias 8 de dezembro - data da última rodada do Campeonato Brasileiro - e 8 de janeiro. Para 2015, o presidente da FERJ, Rubens Lopes, prometeu iniciar a competição no dia 6 de fevereiro, além de manter a nova fórmula de disputa.
"O calendário interferiu em férias e pré-temporada dos atletas. Entendemos que não deveríamos começar no dia 12 de janeiro, só quatro dias depois do fim das férias. Decidimos que o campeonato começaria uma semana depois do previsto, no dia 19, pois teríamos que suprimir duas partidas para cumprir a data limite da CBF, de 13 de abril.

Reunimos todas as partes envolvidas e decidimos por um turno único, com quatro equipes classificadas às semifinais e depois a final. Em 2015, idealmente, o Carioca não começará antes de 31 de janeiro. Idealmente começará no dia 6 de fevereiro, deixando janeiro inteiro de preparação. Também trabalharemos com o maior número possível de rodadas em finais de semana. Até lá teremos tempo para analisar e seguir tentando melhorar", explicou Lopes.

Ofício ao CNE e novas reuniões

Oficialmente, nenhuma das alterações supracitadas está definida, apesar do acordo. O regulamento das edições de 2013 e 2014 do Carioca fora definido no ano passado, e alterações na fórmula de disputa já para o próximo ano ferem o Estatuto do Torcedor. Os clubes e a federação, no entanto, se apoiam no item II do parágrafo 5º do Artigo 9 do estatuto, que prevê a possibilidade de mudanças mediante "apresentação de novo calendário anual de eventos oficiais para o ano subsequente, desde que aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte - CNE".

A FERJ encaminhará um ofício ao CNE pedindo a aprovação das alterações propostas, e uma reunião com o Conselho Arbitral - envolvendo representantes dos dezesseis times do Carioca - acontecerá no dia 7 de outubro para definir de vez o modelo para 2014. Depois disso, um novo encontro acontecerá para decidir as datas exatas dos jogos da competição.
"O Estatuto do Torcedor diz que o regulamento pode ser alterado quando envolver alterações no calendário. 2014 será um ano excepcional, com a Copa do Mundo. Para evitar problemas oficiamos essa decisão", explicou Rubens Lopes.

Taça Guanabara, sim; Taça Rio, não.

Um dos pormenores que ainda precisa de definição é a existência oficial da Taça Guanabara e da Taça Rio em 2014. Segundo Rubens Lopes, a Taça Guanabara, por sua tradição, seguirá existindo, mas a Taça Rio será extinta. Uma das possibilidades é que o time de melhor campanha na primeira metade da fase de pontos corridos seja considerado o campeão simbólico do turno. Lopes, no entanto, preferiu não adiantar mais informações, que deverão ser definidas na reunião do dia 7.
"A Taça Guanabara será mantida porque é altamente tradicional. A Taça Rio, não. Mas ainda não há definição a respeito disso. Vamos sentar e estudar, definindo mais adiante", concluiu Lopes.

Até parece piada, se tem uma Federação com um monte de “experts”, de futebol, mas, as coisas continuam da mesma maneira. Precisam de mais tempo? Esqueceram a Copa do Mundo?

O que sei é que nosso futebol precisa ser atualizado, precisa acompanhar o mundo globalizado. O que era ontem, senhores, já foi até porque no passado não existia internet, TV high definition, empresas que enviam os jogos onde você estiver, e outras coisas mais. Acordem, do contrário, ficaremos sendo o País que teve o melhor futebol do mundo.


Fonte: espn.com Comentário: Roberto Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário