Páginas

26 de junho de 2009

AGENTE CREDENCIADO, mais conhecido como “Agente FIFA”.


Os Agentes Credenciados são aqueles que desde 2001 prestam exames diretamente no seu País de domicilio, a FIFA deixou de prestar os exames em sua sede, passando os mesmos para as suas Federações associadas ao redor do Mundo, mas ficamos popularmente sendo tratados como "Agentes-Fifa", mas somos devidamente regulamentados na entidade maior do futebol, desfrutando, dessa forma, total autonomia para representar jogadores perante as associações desportivas, federações e confederações. Em comum, devem possuir conhecimento diferenciado dos meandros e caminhos do futebol mundial, devem ostentar visão empresarial e administrativa.

Tem que ser apresentados por dirigentes do futebol profissional atestando sua índole e seu conhecimento no futebol, tirar certidões negativas em todas as esferas, SPC, Serasa e outros, bem como provar sua idoneidade e lisura em sua vida profissional.
Falar mais de 1 idioma, conhecer o mercado internacional, ter bom relacionamento no meio do futebol de preferência que tenha sido um "boleiro" para conhecer de dentro as nuances do futebol, muito embora não seja o "perfil" de muitos que hoje são Agentes Credenciados.
Em virtude disso, o perfil de um Agente, que trabalhe para entender, manipular e fazer evoluir o mercado esportivo brasileiro deve ter como características principais os seguintes conhecimentos, dentro de um foco em áreas fundamentais de estudo: marketing, contabilidade, economia, finanças, ciências da computação e conceitos de administração de empresas.

Evidentemente que não pára por aí. A característica de um Agente esportivo deve estar atrelada ao exercício da liderança, das relações com o público interno e externo, com a capacidade de expressar-se de forma clara e objetiva, de ser um negociador em tempo integral e um administrador de conflitos.

Além disso, deve possuir um conhecimento em áreas até então pouco exploradas pela maioria dos clubes existentes, como: psicologia, gerenciamento de carreira, gestão de clubes, marketing e patrocínio esportivo. Além é claro de ter um conhecimento profundo em Administração Esportiva e do Futebol Profissional.

A função de um agente é intermediar, vender, gerenciar carreiras (não adianta somente encontrar algum clube que contrate o atleta, com uma boa soma, mas sim visualizar se este passo será importante dentro de sua vida profissional, se este passo será dado para cima), buscar opções para negociar atletas, encaminhar atletas para clubes, detectar e contatar atletas com disponibilidade, negociar as condições de transferência de atletas dentre outras atividades similares. Alguns agentes se dedicam ao recrutamento de possíveis novos talentos desportivos e cuidam de seu encaminhamento ao primeiro emprego.

Em razão disso, aconselha-se que todas as atividades de agenciamento sejam sempre exercidas por profissionais da área. Isso não exclui a participação, por exemplo, do pai do atleta, apenas alertamos para a necessidade de uma assessoria profissional, competente e especializada.

É inegável que os atletas que contam com uma assessoria profissional especializada conseguem vantagens em relação aos demais, a exemplo de contratos mais vantajosos, contato rápido com os clubes, valorização da imagem do atleta, preservação quanto ao desgaste de uma negociação e outros benefícios. Lógico que estamos falando dos profissionais sérios que oferecem assessoria e estrutura adequada, para os quais o esporte é uma profissão e não uma aventura.

O Agente acima de tudo tem que estar capacitado e ter o dom para poder fazer o que faz. É uma dedicação grande, tem que gostar muito e dinheiro não pode estar em primeiro lugar. Existem outras coisas que devem estar à frente do dinheiro, não só no trabalho, mas na vida, que é o caráter. Uma coisa que se fala muito no futebol é a tal de ética. Só que cada um acaba vendo o seu lado da ética. O Agente não é dono do atleta, é um prestador de serviços, bem diferente do antigo "empresário" que olha o atleta como uma "ação" na bolsa de valores, ou um bem material a ser vendido e auferido lucro. Pouco se importando com sua vida, seus sonhos, sua carreira e sua família.

4 comentários:

Unknown disse...

sou jogador tenho 18 anos e esta dificil arrumar um time para jogar

Unknown disse...

Prezado Luan,
envie seu e-mail, roberto_deandrade@hotmail.com quem sabe não podemos saber o que se passa.

marcelo de andrade silva disse...

como posso saber se meu filho que esta com dezoito anos tem uma chance aindo no mercado futebol pois ja passou por varios times desde os doze anos

Anônimo disse...

Sou breno dalves estado de minas gerais 22 anos jogo futsal e futebol sou varias veses campeao em campeonatos no amador cidade atual jaboticatubass perto de bh hercules sena cesa augusto crAques esses queremos vensser o mundial 2022 pela selecao brasileira pressisamos de um agente deus nos deus nos deu don ajuda a gente recuperar o pretigio do nosso pais meu numero 999049280 zap vivo 96411320

Postar um comentário