Páginas

28 de agosto de 2009

As finanças do futebol – Os patrocínios no México




Os clubes da Liga Mexicana ao contrário dos clubes das restantes ligas dos países Sul Americanos, não dependem exclusivamente das transferências de jogadores para o estrangeiro, como forma de equilíbrio das suas finanças. No futebol mexicano as receitas provenientes dos patrocínios e da bilheteria têm uma importância igual, sendo que apenas a publicidade nos equipamentos dos clubes de futebol representa quase 30% das receitas anuais obtidas.



A maioria dos clubes mexicanos recebe entre 1,2 milhões de Euros e 1,7 milhões de Euros em publicidade nos seus equipamentos. No entanto, em média os clubes no México têm 7 anunciantes nos seus uniformes, sendo que o clube com menos patrocínio possui apenas 2 anunciantes, enquanto o clube com mais, consegue reunir receitas de 12 anunciantes. Desta forma as receitas provenientes dos principais patrocinadores nos uniformes dos clubes mexicanos variam entre os 500 e os 700 mil Euros, enquanto nas costas da camisa conseguem obter patrocínios entre os 250 e os 550 mil Euros.



Custo Médio dos Patrocínios nos Equipamentos dos clubes Mexicanos:



§ Patrocinador principal à frente– 500/700 mil Euros


§ Patrocinador principal nas costas – 250/550 mil Euros


§ Patrocinador secundário à frente – 70/105 mil Euros


§ Patrocinador nas mangas – 70/105 mil Euros


§ Patrocinador nos calções à frente – 140/280 mil Euros


§ Patrocinador nos calções atrás – 105/175 mil Euros


§ Patrocinador nas meias – 70/105 mil Euros


§


Isto significa que um clube que consiga preencher todos os 7 espaços do seu equipamento com publicidade, consegue reunir no mínimo cerca de 1,2 milhões de Euros em receitas de publicidade apenas em seu uniforme, valor este que muitos clubes europeus têm grandes dificuldades em alcançar.



Sendo um dos países com maior população da América do Sul, os clubes mexicanos se beneficiam também desse fato. Em termos de adeptos, os clubes mexicanos são os que têm mais seguidores no mundo, com o respectivo reflexo em termos de bilheteria, onde os clubes com mais torcedores conseguem assistências totais e durante os jogos da liga mexicana recebem mais de 1,3 milhões de pessoas, enquanto os clubes menores conseguem reunir mais de 600 mil torcedores.


Vejam o que os Mexicanos nos trazem, para aumentar nossas receitas. Quem sabe não se consegue tirar alguma lição destas receitas ou mesmo, destes valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário