Presidente da CBF revela plano de "dividir" o país em quatro áreas para reduzir problemas de locomoção de torcedores durante a Copa de 2014
Johanesburgo - No dia em que o Comitê Organizador da Copa 2014 apresentou oficialmente a logomarca do próximo Mundial, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou que o Brasil deverá ser dividido em quatro durante a competição para reduzir o problema de locomoção entre as sedes dos jogos, principalmente para os torcedores. Se a intenção se confirmar, cada seleção ficaria restrita apenas a uma determinada região nas fases iniciais da Copa, e mudaria de sede apenas nas semifinais.
Essa foi a única novidade apresentada por Ricardo Teixeira na entrevista coletiva de ontem, na sala de conferências do Estádio Soccer City. As demais providências quanto à realização da próxima Copa do Mundo no Brasil continuam na mesma. Ainda não há definição quando ao local de abertura, da final e do centro de imprensa.
O maior problema continua sendo São Paulo. Ricardo Teixeira se encontrou na quarta-feira contra o prefeito da capital, Gilberto Kassab, mas nada ficou definido. "Tão logo ele retorne das férias vamos ter uma reunião com o governador de São Paulo, Alberto Goldman, para tratar do assunto", avisa o dirigente. "Talvez no dia 19 ou 20 de julho, saberemos qual o papel de São Paulo na Copa, se para abertura ou não. O prazo final está se aproximando perigosamente."
Ricardo Teixeira confirma que a situação de Brasília e Belo Horizonte está bem adiantada. "Brasília já definiu a concorrência e o valor a ser investido até dezembro. Minas Gerais também está bem", avalia. A dúvida quanto a Curitiba persiste, quanto às garantias bancárias. "As demais sedes entregaram as garantias que estão sendo analisadas."
O presidente da CBF não quis confirmar a possibilidade de mudança de sede, em caso de veto definitivo a São Paulo ou Curitiba. Ricardo Teixeira também garantiu que nenhuma cidade postulou oficialmente receber o jogo de abertura. "O que se colocou até agora foi que São Paulo faria a abertura e o Rio, a final", declara. "Mas isso ainda não foi definido e depende da capacidade de cada estádio e da infra estrutura de cada cidade."
Aeroportos
O dirigente confirma que a principal preocupação no momento são com os aeroportos brasileiros. "Uma verba representativa já foi destinada para a reforma dos aeroportos com problemas. Também conseguimos a liberação para que a concessão de obras tivesse preferência nos órgãos fiscalizadores", afirma Ricardo Teixeira. "Mas nossos três principais problemas hoje são, em primeiro lugar, aeroportos; em segundo lugar, aeroportos; e, em terceiro lugar, aeroportos."
Acho que esta idéia é brilhante, nosso País além de ter as estradas federais em péssimo estado de conservação, e construídas para o século passado, com sinalização sem termos em inglês nos dizeres e sem acostamento, e com apenas uma mão em um sentido, somos um País continental e para alguém sair de Recife e ir ao Rio Grande do Sul via terrestre fica complicado, aliás, complicadíssimo e quase impossível, além de cortar os custos que são altissimos tais viagens e como o presidente da CBF falou, temos gargalos nos aeroportos hoje, imaginem em 2014, sem falar que aqui não temos trem cortando o País, infelizmente e não vejo nada acenando que deveríamos já ter no PAC algo assim; trem bala cortando o Brasil de norte a sul, leste a oeste.
Hoje em todos os Países desenvolvidos e até nos em desenvolvimento como a África do Sul tem auto-estradas (Free ways) que tem 4 ou até 6 vias de uma mão só, além de terem viadutos passando por cima ou desviando dos centros urbanos, e nós não temos isto aqui exceto em pouquíssimas rodovias paulistas. Então, a seleção que cair em sorteio para o grupo do Nordeste deverá ficar aqui até as semifinais, mudando apenas de Recife a Fortaleza e Salvador (espero).
Fonte: Eugênio Moreira // Enviado Especial, Diário de Pernambuco.
Tradução e Comentário: Roberto Queiroz de Andrade.
CBF president reveals plan to "divide" the country into four areas to reduce problems of movement of fans during the 2014 World Cup.
Johannesburg - On the day the 2014 World Cup organizing committee officially presented the logo of the next World Cup, the president of CBF, Ricardo Teixeira, has announced that Brazil will be divided into four during the competition to reduce the problem of movement between the headquarters of games, mostly for the fans. If the intent is confirmed, each selection would be restricted to a particular region in the early stages of the Cup, and would change only seat in the semifinals.
That was the only new by Ricardo Teixeira told a news conference yesterday, in the conference room of the Soccer City stadium. The other provisions regarding the holding of the next World Cup in Brazil are still the same. Still no definition when the place opened and the end also where the press center will be.
The biggest problem remains in São Paulo. Ricardo Teixeira met on wednesday against the capital's mayor, Gilberto Kassab, but nothing was set. "As soon as he returns from vacation we'll have a meeting with Governor of Sao Paulo, Alberto Goldman, to address this issue," says the manager. "Maybe 19 or July 20, we know what the role of Saint Paul (São Paulo) in the finals, to open or not. The deadline is approaching dangerously."
Ricardo Teixeira confirmed that the situation of Brasilia and Belo Horizonte is well advanced. "Brasilia has already defined the competition and the value to be invested until December. Minas Gerais is also well," he says. The question remains as to Curitiba, the bank guarantees. "The remaining seats gave the guarantees that are being analyzed."
The president of CBF declined to confirm the possibility of relocation in the event of final veto to Sao Paulo or Curitiba. Ricardo Teixeira also guaranteed that no city postulated officially receive the opening game. "What you put so far is that St. Paul would open and the Rio de Janeiro, the final," he says. "But that has not been defined and depends on the capacity of each stadium and the infrastructure of each city."
Airports.
The ruling confirms that the main concern right now are with the Brazilian airports. "A representative amount has been earmarked for the reform of airport problems. We were also able to release the grant works have preference in the regulatory agencies," said Ricardo Teixeira. "But our three main problems today are, first, airports, and secondly, airports and, thirdly, airports."
I think this idea is brilliant, our country in addition to federal roads in disrepair, and built for the past century, with no signage in accordance with English words and no shoulder. With only one hand in a sense we are a continental country and for someone to leave to Recife and go to Rio Grande do Sul land is complicated, moreover, complicated and almost impossible and as president of CBF said, we have bottlenecks at airports today imagine in 2014, not to mention that here we have no train cutting the country, and unfortunately I see nothing that should have already waving in the PAC something; bullet train cutting Brazil from north to south, east to west.
Today in all developed countries and even in developing nations such as South Africa has motorways (Free ways) that has four or even six channels of one hand, and have bridges going over or bypassing urban centers, and we don’t have it here except in very few highways in São Paulo. So the team that fall into the group draw for the Northeast should stay here until the semifinals, only changing between Recife, Fortaleza and Salvador (hopefully).
Source: Eugenio Moreira / / special envoy, Diário de Pernambuco.
Translation and Commentary: Roberto Queiroz de Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário