Páginas

3 de dezembro de 2012

ALGUNS JORNALISTAS COMEÇAM A ESPECULAR NOVOS/VELHOS NOMES, PARA NOSSA SELEÇÃO NACIONAL



Treinador admite que jogadores mais experientes podem retornar. Comentaristas opinam sobre quem pode crescer a dois anos da Copa.
Treinador novo, vida nova. O retorno de Luiz Felipe Scolari à seleção brasileira reabre a luta por lugar nas convocações e dá esperança a jogadores esquecidos por Mano Menezes. A menos de dois anos da Copa do Mundo, o novo treinador admite que jogadores experientes possam ser resgatados para dar auxílio a um elenco naturalmente jovem - fruto da renovação capitaneada pelo antecessor de Felipão.

É o renascimento, pelo menos em teoria, para jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Maicon e Julio César - pouco ou jamais chamados por Mano. Mas Felipão avisa: existe uma base montada, e as mudanças não devem ser muito radicais.
- Vamos examinar alguns nomes. Cada técnico tem um pensamento, uma forma de jogar, um nome que goste mais ou menos. Um ou outro nome deverá ser mudado. Vamos pegar essa base e implementar uma ou outra coisa - disse o treinador.

Um nome ganhou força naturalmente com o retorno de Felipão. Ronaldinho Gaúcho foi campeão do mundo com Scolari em 2002 e agora teve rendimento sólido no Brasileirão pelo Atlético-MG. Mas o treinador, pelo menos por enquanto, não dá pistas sobre o retorno dele.
- Só vamos começar a discutir nomes a partir de agora. Sobre quem não estiver convocado, não falo. Ronaldinho, Pedrinho, João... Só quando convocarmos.

Com base nas características de jogo de Luiz Felipe Scolari e nas preferências manifestadas pelo treinador em entrevistas, comentaristas do SporTV opinaram sobre jogadores que podem ganhar espaço com Felipão. Além de Ronaldinho, foram citados nomes como os do goleiro Julio César, do lateral-direito Maicon, dos meias, Elano e Hernanes e do atacante Robinho.

Lédio Carmona aposta especialmente em quatro nomes: nos retornos de Ronaldinho, Elano e Maicon e na manutenção de Kaká. Mas também cita atletas como Arouca,Ralf e Jean, com características do agrado de Felipão - o primeiro foi muito elogiado por ele em entrevista ao Arena SporTV.

- O Ronaldinho Gaúcho é sempre uma incógnita. Não descarto, mas não acho que seja essencial. Outro jogador que eu não descartaria é o Elano. Ele fez um bom Brasileiro pelo Grêmio, pode ter múltiplas funções, tem versatilidade. Ele foi apagado da memória das pessoas. Tem também o Kaká, que é um jogador dele. Ele gostava do Kaká. E o Maicon é um jogador com as características de que ele gosta. Tem pulmão, tem altura de zagueiro, defende bem...

André Lofredo concorda. E cita outros nomes - caso de Hernanes, do Lazio.
- Imagino que jogadores que tenham trabalhado com o Felipão e que tenham experiência possam ser beneficiados. É o caso do Kaká e do Ronaldinho Gaúcho, que fez um bom campeonato pelo Atlético-MG.

Ele vai tentar buscar um comprometimento desses jogadores. Outros que tinham portas fechadas com o Mano passam a ter oportunidades. Isso zera. O Fred embora o Felipão tenha elogiado muito o Damião, pode receber mais chances. O Hernanes também. E existem outros jogadores que o Felipão elogiou abertamente. Um deles é o Arouca.

Wagner Vilaron opina que dois titulares da última Copa do Mundo podem voltar a ser chamados. Ele lembra o goleiro Julio César e do atacante Robinho.
- O gol, uma posição onde o Mano não conseguiu uma escolha muito clara, é onde o Felipão vai ter uma atenção especial.

Tem o Julio César, que está longe do ideal dele, mas tem experiência, tem rodagem em Copa, e acaba se equiparando aos que estão aí, até pela indefinição do momento. O Ronaldinho Gaúcho, embora tenha tido chance com Mano, eu considerava descartado, mas volta a ter chance. O Felipão gosta de apostar em caras desacreditados, como aconteceu com o Ronaldo em 2002. Outro nome no qual eu apostaria é o Robinho. O Felipão nunca escondeu que gosta dele.

Fica para o ano que vem a primeira convocação de Scolari. Em 6 de fevereiro, o Brasil enfrenta a Inglaterra, em Londres.

Seria até cômico ver alguns destes nomes que já nem estão jogando em seus clubes como titulares, voltarem a vestirem a camisa da seleção brasileira, porque são "amigos" dos técnicos, além de terem perdido uma partida bizarra na África do Sul, pela desculpa de que eles são rodados, “mis amis”, quem roda é automóvel, têm que ter equilíbrio nesta hora, de convocação, por exemplo, o Kaká, que não está sendo usado pelo Mourinho por questões pessoais e que voltou e voltou bem, dando harmonia e tranquilidade ao meio de campo.

Agora pensar que Júlio Cesar tem condições, na última Copa do Mundo, ele já estava jogando com problemas, e todos assistimos em suas últimas aparições com o Mano que ele continua jogando com um colete para sustentar suas costelas, ainda bem que isto não passa de especulação de jornalistas do Rio de Janeiro, que não querem saber se seleção brasileira e sim de jogadores amigos e de aparecer na mídia.

Temos sim excelentes goleiros, e mesmo sendo do Rio de Janeiro o Jeferson mostrou que pode sim, vestir a amarelinha, o próprio goleiro usado nas últimas convocações que já está na Europa e o goleiro do fluminense, que foi eleito o melhor do Brasil.

Espero que Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira se vistam do manto sagrado do Brasil e ajam com responsabilidade e até com bom senso, como a própria idade nos dá. Que tal se eles formassem um colegiado com nomes como Zagalo, Pelé, Zico, Romário, Falcão, Tostão, e todos aqueles notáveis que comentam nosso futebol diário, ao invés de trazerem somente para si esta responsabilidade, afinal é de nós brasileiros, de nosso bem estar e do que queremos, que estamos tratando.

Uma nota de pesar, enquanto estávamos escrevendo, soubemos do falecimento da genitora do Felipe Scolari, deixamos aqui nossas condolências e nossa tristeza.

Fonte: GloboEsporte. Foto: blogdajoice.com.
Comentário: Roberto Queiroz. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto Queiroz Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário