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18 de fevereiro de 2014

SEM PRIVILÉGIO A VIP’S, BAHIA DERRUBA 43% DA DISCÓRDIA E APROVA VOLTA DE BEBIDAS AOS ESTÁDIOS / NO PRIVILEGE TO VIP’S, BAHIA STATE KNOCKS 43% OF DISCORD AND APPROVES LIQUOR BACK TO THE STADIUMS.


Sem hora para acabar, em copos plásticos e com um cardápio variado. O confronto entre Bahia e Vitória da Conquista nesta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, será o primeiro do País envolvendo clubes com a venda de bebidas alcoólicas liberada nos estádios. O projeto de lei aprovado pelo governador Jacques Wagner como uma das mostras mais representativas do legado da Copa tem efeito imediato e entra em vigor a partir desta semana.

Em sua redação final, ele não separa os torcedores comuns dos ‘vips'.

A princípio, a proposta previa que, nas arquibancadas, fossem comercializadas sob a alegação de maior segurança, apenas bebidas com teor alcoólico inferior a 20%, dentre elas, cerveja e destilados mais leves. O limite seria elevado para 43% em camarotes, incluindo uísque, vodka e tequila. No fim das contas, não haverá restrição em nenhum dos setores.

A maior beneficiada pela medida é a cervejaria ITAIPAVA, dona dos naming rights da Fonte 
Nova e que, a partir de agora, terá a chance de oferecer os seus produtos no palco. Ela paga R$ 10 milhões por ano para batizá-lo.

A sanção da lei foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira e conta com o aval também do secretário Estadual para Assuntos da Copa (SECOPA), Ney Campello.

O Ministério do Esporte não esconde trabalhar para derrubar o veto a bebidas em estádios. Nos últimos meses, diversas tentativas foram feitas através de projetos de lei em cidades como Natal e Fortaleza, mas esbarraram na falta de apoio governamental ou mesmo no movimento contrário do Ministério Público.

Na Bahia, a proposta foi aprovada em tempo recorde, chamando a atenção do grupo da oposição que trabalhava para derrubá-la na Assembleia Legislativa do Estado. Ela foi protocolada na casa em outubro do ano passado e, desde então, passou por várias tramitações, sendo deliberada no último mês, em um só dia, por cinco comissões. Em todo esse período, o Ministério Público e a Polícia Militar foram deixados de fora das conversas.

O projeto original repassava para a SUDESB, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), a responsabilidade de fiscalizar o andamento das vendas. O governador Jacques Wagner, no entanto, eximiu o órgão da tarefa. Outra mudança promovida pelo político foi à liberação da comercialização a partir de duas horas antes do começo dos jogos. A ideia anterior era estipular a compra somente entre 1h30 antes das partidas e os 15 minutos do segundo tempo.

A partir de uma alteração promovida no Regulamento Geral de Competições nesta temporada, a CBF também flexibilizou a sua posição e deixou a cargo das autoridades estaduais a decisão sobre o tema em suas praças esportivas.

Esta é a primeira medida que nos coloca em Países considerados “primeiro mundo”, e vem ratificar uma posição de negócios e marketing que nos iguala aos tais desenvolvidos. Ficava pensando com meus botões o porque  de tudo em nosso rincão é mais demorado e mais complicado, parece até que os políticos que elegemos só trabalham para si mesmo.

Esperamos que esta medida seja estendida a todos os outros estados da federação, pois não podemos ter ou ser discriminados.

Fonte: www.msn.com.br Comentário: Roberto Queiroz. Tradução: Roberto Queiroz. Foto. Net.

Without time to stop and in plastic cups, beverages with alcohol with be served at Bahia stadiums. The confrontation between Bahia and Vitória da Conquista on Wednesday, at the Fonte Nova Arena will be the first in the country involving clubs who will be selling alcoholic beverages released. The law passed by Governor Jacques Wagner as one of the most representative samples of the legacy of the World Cup takes effect immediately and shall enter into force as of this week.

In his final essay, he does not separate the ordinary fans of ' VIPs '.

At first, the proposal provided that, in the bleachers, were marketed under the claim of increased security just drinks with less than 20 %, of alcohol among them lighter beer and distilled alcoholic content. The limit would be raised to 43 % in VIPS, stages including whiskey, vodka and tequila. But, in the end, there is no restriction in any of the sectors.

The biggest benefit is measured by the brewery ITAIPAVA, owns the naming rights of the Fonte Nova Arena, and that from now on, will have a chance to offer their products on the place. She paid R$ 10 million per year to baptize him.

The penalty of the law was published in the Official Gazette last Friday and also has the backing of the State Secretary for the Cup (SECOPA) Affairs, Ney Campello.

The Sports Ministry does not hide work to overturn the ban the beverages in stadiums. In recent months, several attempts were made through laws in cities like Natal and Fortaleza, but foundered on lack of government support or even in contrary motion of the prosecution.

In Bahia State, the proposal was approved in record time, calling the attention of the opposition who worked to overturn it in the State Legislative Assembly group. It was filed in the House in October last year and has since gone through several formalities, being deliberate last month, on one day, for five committees. Throughout this period, prosecutors and military police were left out of conversations.

The original design for the replayed of the SUDESB, authority of the Department of Labor, Employment, and Income and Sports (SETRE), is the responsibility to oversee the progress of sales. The Governor Jacques Wagner, however, extricated the body of the task. Another change was promoted by the release of political marketing from two hours before the start of the games. The previous idea was to stipulate only buy before the matches between 1:30 and 15 minutes from time.

From a change made in the General Rules of competitions this season, CBF also softened its position and leave the responsibility of state authorities to decide on the theme in their ballpark.

This is the first step that puts us in countries considered "first world", and ratifies a position of business and marketing that equates to in such developed places. I kept thinking to myself why everything in our corner is slower and more complicated, it seems as though the politicians we elect only work for yourself .

We hope that this will be extended to all other states of the federation, because we cannot have or be discriminated.


Source: www.msn.com.br Comment: Roberto Queiroz. Translation: Roberto Queiroz. Photo. Net.

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