Páginas

27 de junho de 2009

O FUTEBOL PROFISSIONAL ESTÁ ACABANDO NO BRASIL.


Estamos assistindo o jogo do Corinthians e vendo os jogadores todos sem exceção agirem da mesma maneira que seu Técnico, reclamando acintosamente do arbitro, alguns colocam o dedo em riste no rosto do mesmo e nenhum tem a resposta que deveriam que é serem expulsos de campo.



Termina o jogo e o técnico do Corinthians vai em direção ao árbitro falando para todos ouvirem em alto e bom som, "você não tem vergonha não! isto era penalty" e isto vem acontecendo há muito tempo, dava até a impressão que iria bater no juiz....... E esta pessoa não sofre nenhuma restrição, uma medida para deixá-lo fora dos campos alguns meses e aprender a se portar como pessoa, sendo o primeiro a dar o exemplo a seus comandados e não é somente ele, infelizmente.




Os próprios atletas estão completamente fora de sintonia com o jogo, que deveria ser de futebol somente e onde está a famosa frase da FIFA “ FAIR PLAY”, estamos vendo os campos se tornarem praças de pontapés, cotoveladas, xigamentos, impropérios, convites para encontros fora de campo, e temos até atores no campo, se as coisas já andam mal, imaginem agora os jogadores atuando como verdadeiros astros de Hollywood, e temos de tudo no campo, tudo menos futebol.




E isto chega às arquibancadas, nas torcidas organizadas, certamente, querem proibir as torcidas adversárias de irem aos estádios? Seria um jogo com uma torcida só..... qual é a graça, ao invés de se corrigir o problema pela raiz com educação, ensinamentos de civilidade e do próprio esporte se tenta adaptar com soluções que são criadas por quem não gosta do esporte, com quem nunca jogou, é um cientista de carteirinha..... Como esta outra de proibir a venda de produtos com álcool nos estádios, se o futebol precisa de mais receitas, com esta medida que mostra a falta de interesse no esporte, acaba com uma fonte de renda do Clube e o que é pior, chega lá fora, onde com a internet todos tem condição de ver a desorganização, falta de respeito que impera em nosso futebol.



Lá fora os grandes fabricantes estampam nos uniformes suas marcas, pagam regiamente os Clubes, sobre ser alcoolatra; fumante, arruaceiro por ter ingerido algumas doses..... Estou chegando nos 60 e nunca fui preso em campo por estar embriagado e sempre gostei de tomar uma cerveja naquelas tardes de futebol ou mesmo nas noites de calor aqui de Recife e o pior é que estas medidas só atrapalham quem é estabelecido, quem paga os impostos e quem precisa e promove o espetáculo, pois é proibido a venda nos estádios, mas ficam rodeados de ambulantes vendendo o produto ??? o que houve, nada, não se corrigiu nada, mas absolutamente nada.



Ao contrário, se criou uma condição mais perigosa ainda, porque o marginal fica lá fora esperando o desavisado que vai comprar aquela cerveja nas ruas adjacentes dos estádios, além de deixar de fora a higiene e outras tantas coisas importantes que temos direito.



E as soluções que são “inventadas” para consertar apenas funcionam como medidas para tornar o futebol menos atrativo para se ir aos estádios.




Subimos para assistir um jogo “amistoso” em Recife entre o Santa Cruz e o Treze de Campinas Grande, e o que vemos é que termina com o dirigente do clube mandando os atletas saírem de campo. Que coisa feia, será que isto é jogo de várzea. O presidente do clube manda os jogadores sairem de campo....o que é isto?isto ainda existe? sim, isto existe aqui em Pernambuco.




Vamos até São Paulo assistir o São Paulo contra o Náutico e novamente o técnico do clube pernambucano é expulso, acabou de terminar de cumprir uma suspensão e novamente é mandato pros vestuários. Que coisa é esta que está acontecendo no nosso futebol?




Precisamos rever alguns conceitos, precisamos mudar muita coisa, precisamos realmente começar a discutir o que está acontecendo no futebol profissional brasileiro hoje.


Com profissionais do futebol profissional.




Mas precisamos começar a mudar hoje, URGENTE.




Tirar o dirigente que não tem o conhecimento para ser o administrador do futebol profissional, que não sabem como fazer para regular este comportamento, tornar os juízes do futebol brasileiro em "profissionais", que façam somente isto, que tenham uma escola e um salário. Educar os atletas desde as bases para que possam se tornar "profissionais de futebol".




Medidas que venha ser estável, duradoura e permanente, a única solução para se ter civilidade, direitos respeitados é a educação, o conhecimento que está acima de tudo, mas aquele conhecimento especifico. Temos um dirigente em nosso estado que não vai aos campos de futebol, como pode ele ser responsável por tomar medidas para se resolver estes problemas? ....como é que sabe o que deve se fazer....




Aí está a diferença, coibir, qualquer um pode, é somente ter o poder, a polícia é mestra em fazer isto, baixar o pau, prender, etc., quero ver é encontrar a solução para resolver estes problemas trazendo beneficio e tornando melhor à condição de ser torcedor e do clube continuar existindo.




Ou então vão acabar com a audiência nos locais de jogos e todos irão assistir em casa, via TV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário