Páginas

12 de fevereiro de 2010

"Só se eu der o campeonato para eles". Declaração do Pres. da Federação Pernambucana de Futebol.


Declaração dá a entender que mudança no formato do campeonato foi para ajudar o Tricolor.

Carlos Alberto Oliveira, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, pode ser considerado um "homem bomba". Nitroglicerina pura. Quase sempre as suas entrevistas são cercadas de frases e depoimentos polêmicos. Fala, muitas vezes, sem ter a noção da dimensão que suas declarações podem alcançar.

Ontem, o que era para ser uma entrevista simples em um programa de rádio, acabou virando um problema para o restante do Campeonato Pernambucano de 2010. Ao ser questionado sobre o que fazer para ajudar o "Santinha", o presidente da FPF detonou a seguinte resposta: "Fazer o quê? Mudei fórmula de campeonato, mudei tabela, arrumei briga com o Sport, com Justiça, e eles não ganham nada. Só se eu der o campeonato direto para eles".

"Imagine se acontecer um erro a favor do Santa depois desta declaração feita pelo presidente da federação. Fica ruim"
Silvio Guimarães - presidente do Sport

"Eu precisaria ouvir a declaração, pois uma entonação, uma palavra esquecida pode vazar toda a diferença. Fica difícil dar uma opinião"
Berillo Júnior - presidente do Náutico

"Já temos muitos problemas no clube para entrar em mais uma polêmica. Vamos procurar concentrar as energias para sair da situação incômoda em que estamos inseridos"
Sidnei Aires - vice-presidente do Santa

A resposta caiu como uma bomba entre os torcedores dos três clubes da capital. Não demorou para o depoimento ir parar na internet e nas redações dos principais veículos da imprensa pernambucana. A revolta foi geral. O fato tomou forte dimensão, principalmente entre rubro-negros e alvirrubros, especulando sobre qualquer possível erro da arbitragem que possa favorecer o Tricolor no decorrer do Estadual, ou alguma manobra nos bastidores. Não se falou em outro assunto durante toda a tarde de ontem. A resposta do presidente da Federação será lembrada sempre até o final do Estadual e independentemente de resultado. Mais ainda se o Santa Cruz conseguir se reabilitar na competição e tornar-se campeão pernambucano.

Procurado pelo Diário, Carlos Alberto Oliveira reconheceu o que tinha dito na rádio, mas tentou amenizar e explicar um pouco mais as suas declaração na tentativa de diminuir a polêmica. "Como presidente da federação eu tenho que ter responsabilidade com o campeonato. Não faço a competição para um clube específico vencer. É para que todos disputem, no mínimo, em um patamar igual e não existir disparidades", afirmou o mandatário do futebol pernambucano.

Carlos Alberto Oliveira ainda foi mais longe em suas explicações e disse que nenhum clube pode reclamar dele e muito menos o Santa Cruz. "Eu tenho que dar condições para que todos os clubes disputem bem a competição. Agora não vou dar campeonato para time nenhum. Fiz o campeonato para que cada um tivesse chance de vencer. A atual fórmula, por exemplo, foi aprovada por 11 clubes e só o Sport foi contra. A culpa é minha?".

Com seu jeito peculiar, o presidente da federação não acredita em muitas polêmicas em relação ao seu depoimento de ontem na Rádio Olinda. Acrescentou que mexeu na fórmula do Pernambucano de 2008 não para beneficiar o Tricolor. "A idéia foi deixar o Santa Cruz com uma mínima condição de disputar com Náutico e Sport, que estavam na primeira divisão e o Sport ainda com uma alta verba do Clube dos Treze. Penso no bem do campeonato estadual", ponderou. Mas não deixou também de dar uma alfinetada nos tricolores. "O Santa Cruz é um doente em estado grave. Você dá o remédio e ele não reage", encerrou.

As reviravoltas dos regulamentos

1998

O campeonato foi disputado em três turnos. O Sport ganhou as três fases da competição. Mesmo assim, o rubro-negro precisou disputar o título contra o Porto. E olhe que o Gavião só conquistaria o Estadual se vencesse O Leão cinco vezes seguidas.

2008

Primeiro, o inchaço, de 10 para 12 clubes. Para dar a vaga ao Centro Limoeirense, que havia sido eliminado na semifinal A-2, Carlos Alberto promoveu os quatro primeiros da segundona. Depois, o regulamento do Estadual. Quadrangulares, hexagonais e poucos clássicos. Eliminado no 1º turno, o Santa Cruz não disputou clássico algum naquele ano

2009

Desrespeitando o Estatuto do Torcedor, que prevê a utilização de uma fórmula por pelo menos dois anos, a FPF mudou o formato (que havia sido criticado por clubes, torcedores e imprensa). Voltou o modelo com dois turnos, baseado numa liminar da Justiça.

2010

Nova mudança. Pela 3ª vez em três anos, um regulamento diferente. Como no ano anterior foi uma liminar, a FPF considerou que o formato de 2008 foi realizado durante duas temporadas... E, assim, poderia ser modificada para o formato com semifinal, tirando do maior pontuador geral a chance de ganhar o campeonato de forma direta.

Fonte: Diário de Pernambuco, José Gustavo.

Realmente o que tínhamos a falar, já o fizemos, esta formula tenta igualar o mais competente (não importa se tem mais recursos) ao mais incompetente e amador, além de deixar aberta a oportunidade de por um “erro” qualquer tirar-se o campeonato do que foi mais regular, e isto não é justo e mostra que a lisura não faz parte deste órgão. Que tal se a CBF fizesse como em Brasília, neste momento?

Temos que pensar em sermos profissionais e competentes, além de transparentes e íntegros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário