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2 de julho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES NÃO DEIXA LEGADO PARA BRASILIENSES / CONFEDERATIONS CUP LEAVES NO LEGACY TO BRASILIA


Obras de mobilidade e restauração da estrutura esportiva não ficaram prontas até o evento. A maioria só está prevista para depois de 2014

Um estádio para 71 mil pessoas, ao custo de 1,2 bilhões de reais. Este é o único legado que a Copa das Confederações deixa para os brasilienses, em uma cidade que sofre com graves problemas de mobilidade e transporte público, além de contar com estruturas precárias para o desenvolvimento do esporte local.

Incluso inicialmente na matriz de responsabilidade para a Copa do Mundo de 2014, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), metrô de superfície que ligaria o aeroporto de Brasília à região central da cidade, com pontos de parada distantes cerca de um quilômetro e meio do Estádio Mané Garrincha, não ficará pronto até o início do evento, por conta do cancelamento de todas as licitações do projeto.

O embargo, em abril de 2011, se deu por acusações de fraude no processo licitatório. O objetivo seria beneficiar o consórcio formado pelas empresas Daclon, Altran/TCBR e Veja Engenharia, ligadas ao então presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), José Gaspar de Souza.

A obra foi então inclusa no Programa de Aceleração de Crescimento Mobilidade Grandes Cidades (PAC-Mobilidade) e, de acordo com a Metrô-DF, encontra-se em fase de pré-qualificação para a licitação. O primeiro trecho da obra tem previsão de término para o segundo semestre de 2015, mas a parada mais próxima ficará a 7 km da arena.
Apesar de não fazer parte da matriz de responsabilidade da Copa, o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), chamado oficialmente de Expresso DF, era a outra grande obra de mobilidade de Brasília, prometida para a Copa das Confederações. Não ficou pronto.

O Expresso ligará as cidades satélites do Gama e Santa Maria ao centro de Brasília, em um trajeto total de 35 km. De acordo com o governo do Distrito Federal, as obras atrasaram por problemas com o financiamento do projeto, demora no acerto de convênios com órgãos federais e excesso de chuvas. O governador Agnelo Queiroz estipulou para dezembro de 2013 o novo prazo para que o a obra entre em funcionamento, ainda que apenas em um trecho de 5,3 km.

Para o professor Paulo César Marques, mestre em engenharia de trânsito da Universidade de Brasília (UnB), a cidade perdeu uma ótima chance de melhorar a qualidade de vida da população. "Durante a Copa, haverá esquemas especiais de transporte, mas isso não resolve o problema do trabalhador que perde 3 horas por dia no trajeto casa trabalho", explica Marques. "O grande número de carros e ônibus nas vias diminui a produtividade do trabalhador e favorece o consumo excessivo de combustível, causando sérios prejuízos à sociedade", completa.

Estrutura esportiva precária
O Estádio Nacional é certamente um dos mais modernos em todo o mundo. Todos os 71 mil espectadores que a arena comporta fica confortavelmente sentados, com boa visão de toda a arena. No entanto, as estruturas esportivas abertas para a população em torno do estádio estão depredadas. Em passeio no Complexo Esportivo Ayrton Senna, que circula a arena, é possível encontrar tabelas quebradas, lixo entulhado e detritos perigosos à população. Reformas só estão previstas para depois da Copa do Mundo - veja mais no link http://blogs.estadao.com.br/selecao-universitaria/em-brasilia-abandono-em-centro-esportivo-contrasta-com-luxo-do-estadio-nacional/.

A pista de atletismo da UnB, local onde treinou o campeão olímpico Joaquim Cruz, está abandonada, sem qualquer condição de uso. A falta de estruturas esportivas da universidade fez com que a cidade perdesse a oportunidade de sediar os Jogos Universitários de 2017 - veja mais no link http://blogs.estadao.com.br/selecao-universitaria/brasilia-espera-pelos-jogos-escolares/.

Para José Cruz, membro da comissão de turismo e desporto da Câmara dos Deputados cujo principal tema de estudo é a estrutura esportiva do DF, as falhas estruturais não são causadas por falta de verba. "Entre 2008 e 2012 foram investidos 6 bilhões de reais só no esporte de alto rendimento. O que falta no Brasil é uma política de esportes, com um planejamento claro", pontua Cruz. "O problema é que nos preocupamos com estádios, não com estruturas de formação de atletas", completa.

E isto vem desde Brasília, esta cultura de falta de bom senso e de respeito, onde a Presidenta escolheu um Ministro por partido, quando deveria ser por conhecimento. Quando nosso País irá mudar, não sei, mas, tem que mudar um dia, do contrário continuará apenas ouvindo conversa fiada de pessoas que se dizem pessoas públicas e o que fazem apenas é saquear nosso País.

João Bosco Lacerda - Seleção Universitária - especial para o Estado. Foto: net.
Comentário: Roberto Queiroz. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto Filho.

Mobility works and restoration of sports infrastructure were not ready until the event. Most just are scheduled for after 2014.

A stadium for 71,000 people, at a cost of 1.2 billion reais. This is the only legacy that the Confederations Cup leaves for Brasilia, in a city that suffers from serious problems of mobility and public transport, in addition to having substandard structures for the development of local sport.

Initially included in the responsibility matrix for the World Cup 2014, the Light Rail Transit (LRT), surface subway that would connect the Brasilia airport to the central city, with breakpoints distant about a mile from the Mane Garrincha Stadium, will not be ready until the beginning of the event, due to the cancellation of all bids for the project.

The embargo, in April 2011, gave up on charges of fraud in the bidding process. The goal would be to benefit the consortium formed by Daclon, Altran / TCBR and View Engineering linked to the then president of the Metro Company Federal District (Metro-DF), José Gaspar de Souza.

The work was then included in the Growth Acceleration Program Mobility Large Cities (PAC-Mobility) and, according to Metro-DF, is in pre-qualification for bidding. The first section of the project is scheduled for completion in the second half of 2015, but the closest stop will be at 7 km from the arena.

Although not part of the responsibility matrix Cup, about the Light Vehicle Tyres (VLP), officially called DF Express, was the other major work Mobility in Brasilia, promised for the Confederations Cup. Was not ready.

The Express will connect the satellite cities of Santa Maria and range to the center of Brasilia in a path total of 35 km. According to the government of the Federal District, the works were delayed by problems with the financing of the project, delay in settlement agreements with federal and excessive rainfall. The Governor Agnelo Queiroz stipulated to December 2013, the new deadline for the work that is put into operation, even if only on a stretch of 5.3 km.

For Professor Paulo César Marques, Master of traffic engineering at the University of Brasilia (UNB), the city lost a great chance to improve the quality of life of the population. "During the World Cup, there will be special arrangements for transportation, but it does not solve the problem of the worker who lost 3 hours per day on the way home from work," said Marques. "The large number of cars and buses on the roads decreases worker productivity and encourages excessive consumption of fuel, causing serious damage to society," he adds.
Structure sports precarious

The National Stadium is certainly one of the most modern in the world. All 71 000 spectators that the arena holds are comfortably seated, with good view of the entire arena. However, sporting facilities open to the public around the stadium are depleted. On tour in Ayrton Senna Sports Complex, which runs the arena, you can find broken tables; trash and dangerous debris littered the population. Reforms are only provided for after the World Cup - see more on the link.

The athletics track of UNB, where coached Olympic champion Joaquim Cruz, is abandoned without any condition of use. The lack of sports facilities the university has made the city lost the opportunity to host the University Games 2017 - see more at the link http://blogs.estadao.com.br/selecao-universitaria/brasilia-espera-pelos-jogos -school /.

For José Cruz, a member of the committee for tourism and sport the House of Representatives whose main subject of study is the structure of the sport in the District Federal, structural failures are not caused by lack of funds. "Between 2008 and 2012 we invested R $ 6 billion just in high performance sport. What is missing in Brazil is a political of sports, with a clear plan," Cruz scores. "The problem is that we care about stadiums, not training facilities for athletes," he adds.

And this comes from Brasilia, where the President donot have respect for us, and chose a minister by Politics party, when it should be for knowledge. When our country will change, I do not know, but have to change one day, otherwise we just continue listening to bullshit of people who say they are public people and what they do is just looting our country.


João Bosco Lacerda - University Selection - special from the Estado Newspaper. Photo: net. Comment: Roberto Queiroz. Translation: Roberto Queiroz and Roberto Filho.

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