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14 de novembro de 2013

Clubes Brasileiros exploram menos de 0,07% do Rendimento de seus Torcedores / Brazilian clubs operate less than 0.07 % of their income from the Fans

0,07% do rendimento dos torcedores vão para os clubes de Futebol.

Dando continuidade ao Estudo em que estimamos o Rendimento potencial dos torcedores disponível (http://www.pluriconsultoria.com.br/relatorio.php?id=331), mensuramos que percentual deste rendimento vai diretamente para os cofres dos clubes de futebol. Dessa forma podemos medir o nível de eficiência de cada um desses clubes na relação comercial com seus torcedores.

Para isso, separamos nos dados de balanço dos clubes, aquelas receitas que vem diretamente da venda de produtos e serviços para os torcedores, como vendas de ingressos, planos de associados e de sócio torcedores, licenciamento, loterias, etc.

Não consideramos as receitas que os clubes obtêm com direitos de tv (exceto pay per view), patrocínios, negociação de jogadores, etc. Identificado o tamanho desta receita, dividimos ela pela estimativa de renda da torcida como um todo (apresentado no último relatório), e assim chegamos ao percentual de participação dos clubes no rendimento dos torcedores.

É claro que as pessoas tem outras prioridades para utilização dos seus recursos, principalmente em um país com renda média relativamente baixa como o Brasil. Gastos com alimentação, transporte, vestuário, saúde e educação consomem grande parte da renda do cidadão, mas surpreende que a relação de consumo dos torcedores do “país do futebol” com o seu time de coração seja tão baixa quanto medimos neste estudo. Vejam a seguir as principais conclusões do Estudo.

Os 24 clubes de maior torcida no Brasil tiveram em 2012 uma receita somada de R$ 1,1 Bilhão de reais (equivalente a R$ 91 milhões/mês) vinda diretamente da venda de produtos e serviços para seus próprios torcedores. Esse volume equivale a menos de 0,07% do rendimento anual dos torcedores, estimado em R$ 1,6 Trilhão (R$ 134 Bilhões/mês).

O Figueirense é o clube com maior aproveitamento darenda de seus torcedores, com receitas vindas diretamente do torcedor equivalentes a 0,34% de seus rendimentos totais. Em seguida vem o Náutico (0,331%) e o Coritiba (0,316%).Todos tem em comum a concentração de sua torcida nacidade sede dos clubes; Quanto maior o tamanho da torcida, seu rendimento total,e sua distribuição geográfica, mais difícil se torna a venda de produtos e serviços do clubes aos torcedores. Isso explica porque os clubes mais populares possuem % de aproveitamento menor da renda de seus torcedores;

Entre os 12 clubes com maior torcida (Eixo SP-RJ-MG-RS), o Atlético-MG (11º) é o que possui o maior aproveitamento da renda de seus torcedores, com receitas vindas diretamente do torcedor equivalentes a 0,123% de seus rendimentos. Internacional, com 0,115% e Fluminense (0,110%) vem a seguir;

Fortaleza e Ceará não entraram na análise por disponibilizarem seus balanços 2012 para análise. A seguir os principais resultados da pesquisa.

Fonte: Pluri Consultoria. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto Filho.

0.07 % of the income of the fans go to the Football clubs.

Continuing the study on which estimate the yield potential of fans available (http://www.pluriconsultoria.com.br/relatorio.php?id=331) , we measure what percentage of this income goes directly to the coffers of football clubs. Thus we can measure the efficiency level of each club in the business relationship with their fans.

For this, we split the data rocking the clubs, those recipes that comes directly from the sale of products and services for fans, as ticket sales, plans and associated socio fans, licensing, lotteries, etc. .

We do not consider the revenue that clubs get with TV rights (except pay per view), sponsorship, trading players , etc. . Identified the size of this recipe, divide it by the estimated income of the crowd as a whole (shown in the last report), and so we come to the ownership percentage of the income of the clubs fans.

It is clear that people have other priorities for use of resources, especially in a country with relatively low average income as Brazil . Expenses for food, transportation, clothing, health and education consume much of the income of the citizen, but surprisingly, the ratio of consumption of fans of " football country " with your favorite team is as low as measured in this study. See below the main conclusions of the study.

The 24 best supported clubs in Brazil in 2012 had an income plus R $ 1.1 Billion dollars (equivalent to U.S. $ 91 million / month) coming directly from the sale of products and services for their own fans. This volume is equivalent to less than 0.07 % of the annual income of the crowd, estimated at R $ 1.6 Trillion (R $ 134 Billion / month).

The Figueirense is the club with greater use the income of their fans, with revenue coming directly from the fan equivalent to 0.34 % of its total revenues. Then, comes the Nautico Capibaribe (0.331 %) and Coritiba (0.316 %). All have in common the concentration of his tenacity twisted seat of clubs; bigger the size of the crowd, their total income , and their geographical distribution, the harder it becomes selling products and services to the clubs fans. This explains why the most popular clubs have % lower utilization of income from their fans;

Among the 12 clubs with more fans (between the State of  SP - RJ - MG - RS), Atletico - MG (11) is the one with the greater use of income from their fans, with revenue coming directly from the fan's equivalent to 0.123 % of its income. Internacional, and Fluminense with 0.115 % ( 0.110 % ) comes next;

Fortaleza and Ceará not entered in the analysis for making available their balance sheets in 2012 for analysis. Following the main search results.


Source: Pluri Consulting. Translation: Roberto Queiroz and Roberto Filho.

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