Páginas

6 de fevereiro de 2015

BARCELONA E EX-PRESIDENTE SÃO INDICIADOS POR CRIMES EM CONTRATAÇÃO DE NEYMAR



A contratação de Neymar pelo Barcelona vai parar nos tribunais. O clube catalão e seu ex-presidente Sandro Rossell foram indiciados pela promotoria espanhola por supostas irregularidades na negociação com o brasileiro e terão que responder por crimes contra o Tesouro.

Promotor da Audiência Nacional, principal tribunal penal da Espanha, Perals Joseph Calleja considerou Rossell culpado por três crimes contra o Tesouro. Já o Barcelona responderá por duas irregularidades por supostamente ter declarado um preço mais baixo do que o efetivamente pago pelo jogador.

A acusação da promotoria será encaminhada ao juiz Pablo Ruz, que decidirá se aceita a denúncia e leva os envolvidos a julgamento.

Revelado pelo Santos, Neymar trocou o clube da Vila Belmiro pelo Barcelona no meio de 2013. A negociação movimentou, segundo o time catalão, um total de 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 286 milhões), e a divisão desse montante é o cerne de toda a polêmica.

Após o clube catalão divulgar os valores, depois da queda de Sandro Rosell, o pai de Neymar admitiu ter recebido 40 milhões de euros pela negociação. Inicialmente, o Santos dizia que o time espanhol havia desembolsado apenas 17 milhões de euros para contratar o atacante.

Além do valor, há uma questão sobre a data do pagamento. Barcelona e a N&N, empresa criada pelo pai de Neymar para cuidar da carreira do jogador, entraram em acordo ainda em 2011. Neymar pai chamou o valor recebido na ocasião de "adiantamento" e disse que isso fez parte da estratégia de negociação, mas existem dúvidas no Santos sobre o procedimento. Na terça, o clube acionou o pai de Neymar na Justiça para ver contrato com o Barça.

Essa discussão sobre valores, comissões e datas tem uma série de interessados. O Ministério Público decidiu investigar o caso, por exemplo, para saber se houve fraude fiscal na movimentação do dinheiro. A DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar, também alega ter sido enganada na transação.


Que providências estaria tomando a promotoria brasileira com relação a Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro (Laor) e a venda nebulosa de Neymar ao Barcelona! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário