Páginas

7 de dezembro de 2009

Brasileirão: O maior do mundo.

Que o Brasil tem o melhor futebol e a população mais apaixonada pelo esporte do mundo, todos já sabiam. O que ninguém imaginava é que tem potencial para ter o maior público, superando até a poderosa Liga Inglesa.

Estudo da Crowe Horwath RCS traça um paralelo entre o espaço ocioso e o ocupado nos estádios e aponta um total de 17 milhões de torcedores como taxa de ocupação máxima no país. Dados de 2008 mostram que a Liga Inglesa tem o maior público total, com 13,5 milhões de torcedores e 93% de percentual de ocupação.

A segunda colocada é a Bundesliga, da Alemanha com presença de 12,8 milhões de pessoas e ocupação de 92%. O Brasil ainda precisa melhorar para se equiparar aos melhores do mundo - Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano e Francês, por receita.

No que diz respeito aos estádios, segundo o diretor da CHRCS Amir Somoggi, a receita é a de aumentar o preço médio dos ingressos e incrementar a oferta de serviços nos dias de jogos. E o país já vem de uma evolução. O preço médio dos bilhetes passou de R$ 9, em 2006, para R$ 17 no ano passado. O executivo citou como casos positivos os de Grêmio e Inter, que com seus sócios conseguiram aumentar o faturamento nos estádios.

Fonte: EsporteBizz.

Tudo isto é resultado de uma opinião de uma pessoa que lida com números e não conhece a realidade brasileira. Não se pode mais aumentar os preços dos ingressos no Brasil, baseado em nossa realidade econômica, de poder aquisitivo das pessoas em sua grande maioria que freqüentam os estádios.

Sobre incrementar a oferta de serviços, esta é possível. Se trabalhar para aumentar o número de sócios dos clubes brasileiros, também além de ser possível é viável e está dormindo em berço esplêndido, veja o cúmulo do absurdo, o Sport Clube do Recife, foi Campeão da Copa do Brasil e classificou-se para a Libertadores em 2009 e nada foi feito, e vejam o que estão falando que farão hoje, depois de rebaixado da 1ª. Divisão, a famosa campanha para aumentarem seus associados.

Aqui no futebol brasileiro se anda de costas, se planeja o contrário do que se faz no mundo inteiro que ganha dinheiro com o futebol profissional, é uma pena.

Quanto a sermos o maior número de torcedores, não me parece estranho, pois somos em maior número, vejam a população destes Países. Lógico que como o nosso esporte preferido e predileto é o futebol, não temos dúvidas sobre que realmente somos em maior número e, por conseguinte a maior torcida do mundo do futebol.

O que estamos longe de ser ou ter, são nossos dirigentes serem profissionais e então, não existe seqüência em nada e tudo que é feito cheira a amadorismo, cheira a 1ª. vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário