Páginas

19 de outubro de 2010

A SAGA DO FUTEBOL E DO SETE DE SETEMBRO EM GARANHUNS.



É assim que vejo esta novidade muito bem anunciada no futebol Pernambucano, num futebol feito de pessoas que não tem visão, que não tem horizonte e nem mesmo acreditam no que fazem e que não sabem o que é o futebol profissional.

Finalmente o SALGUEIRO, o famoso carcará do Sertão mostrou que nem sempre é preciso aquilo que se prega em nosso estado e em nossa cidade.

Que para se fazer futebol profissional e competitivo, precisa antes de qualquer coisa de ser milionário, ou até que seja político, e ainda, que venha de família tradicional, enfim os jargões são os mesmos, a retórica na capital ou no interior, é similar. E vem destas pessoas, na maioria, que querem usar o futebol para outras coisas que não sejam simplesmente o futebol e quando tem algum tempo livre, o que não é o nosso caso.

E hoje (ontem), podemos dizer que isso foi alcançado. A partir de agora, todos sabem que existe futebol de alto nível na cidade de 60 mil habitantes do Sertão pernambucano".

As palavras do presidente José Guilherme tentam definir o tamanho da façanha. Taxado de impossível, para alguns, mero sonho distante, o acesso do Carcará à Série B do Campeonato Brasileiro se confirmou na manhã histórica de ontem.

A vitória sobre o Paysandu, de virada, por 3 x 2, calou o super lotado estádio da Curuzu. Mais: cravou o nome do clube na história do futebol pernambucano. Os gols de Fagner, Júnior Ferrim e Edu Chiquita jamais serão esquecidos.

No dia 17 de outubro de 2010, debaixo de um sol escaldante, o Carcará assombrou o autêntico bicho papão. O Papão da Curuzu. Apesar de ser o sétimo clube de Pernambuco a disputar a Segunda Divisão nacional, o feito do Carcará é inédito para o interior do estado.

Pela primeira vez um clube intermediário ingressa na Era moderna da Série B. A Era rentável, televisionada e lucrativa. Digna do feito de ontem.

E porque não podemos fazer algo parecido aqui mesmo em Garanhuns, lógico que podemos, só depende de trabalho e conhecimento e isto nós temos. Aqui temos um esboço de estádio (muito tem que ser feito e melhorado), mais temos; e se pode aumentar sua capacidade para 10 mil pagantes, basta ter visão e saber o que se pode e deve fazer, além dos contatos certos para se conseguir Patrocínios, desenvolver um plano de Marketing e de Merchandising para este clube.

Somos uma cidade com o triplo de habitantes desta cidade Salgueiro, mais perto do Recife, perto do entroncamento (Caruaru) que leva as maiores cidades do Nordeste; Garanhuns é uma cidade com vocação turística e só não temos hoje o desenvolvimento que ela tem (Salgueiro), até porque nosso presidente transformou Salgueiro num Pólo Multi Modal de desenvolvimento, com obras do PAC, e só devemos agradecer o LULA por isto. E fazer o nosso trabalho que o resto virá depois.

Aqui em nossa cidade hoje não temos mais muitas pessoas que realmente vistam a camisa dos dois clubes que tem departamento profissional de futebol (porque estão escaldadas com toda mesmice e inoperância que aconteceu no futebol daqui) e até que entendam e saibam o que é o futebol profissional.

A AGA (Associação Garanhuense de Atletismo) está fora do futebol e as pessoas que lá estão já mostraram que não reúnem condições e principalmente meios de levantar novamente o futebol. Estão sempre querendo entrar no futebol de campo ou salão para acabar também com as chances que restam.

A outra instituição é chamada Sete de Setembro Esporte Clube, é o que tem maiores e melhores condições de se fazer um bom trabalho mesmo na atual situação, cheio de causas trabalhistas, dívidas e até a prestação de contas sem ser aprovado. Atualmente, e para se recuperar esta massa falida, este imbróglio de problemas e de egos de pessoas que não fazem nada e tampouco deixam alguém fazer, é muito complicado e por isso nossa cidade está começando a ser conhecida como a "cidade que já era".

Estamos aguardando a decisão da Justiça para ver se ainda resta tempo hábil para se fazer o trabalho que podemos e queremos desenvolver, para a temporada de 2011.

Precisa-se de tempo, e principalmente de não se ter pessoas atrapalhando, pois querem continuar usando as instalações da instituição como se fosse propriedade particular. Mas, se tivermos uma administração competente, com visão e o time do Sete de Setembro ou da AGA volte a emocionar, tenho certeza de que teremos novamente torcedores suficientes para lotar o Gigante do Agreste.

Já temos um plano de desenvolvimento do futebol num todo, para esta situação, com definições do que se pode fazer, do que se deve fazer e do que se precisa fazer. Desde sua formação de base, com escolinhas, peneiras, campos para treinamentos, local de concentração, pagamento de dívidas, folha de pagamento, formação de uma comissão técnica boa o suficiente para levar o clube de volta à 1ª Divisão e depois disso tudo, um planejamento para se ir mais adiante, como por exemplo; participar de uma Copa do Brasil, participar da 4ª Divisão.

Trazer clubes do exterior para fazerem suas pré-temporadas aqui em Garanhuns, até porque dentro de 4 anos teremos uma Copa do Mundo com jogos sendo feitos em Recife. Em outra mão, podemos levar o time para excursionar fora do Brasil, para poder transferir (vender) jogadores diretamente, com nossa intermediação, indo buscar os recursos necessários para a manutenção do clube, ao invés de descobrir jogadores e entregá-los aos outros em troca de nada, como sempre aconteceu com nossos clubes.

Podemos reverter esta situação, vejam o exemplo do Salgueiro, pode-se sim, ganhar dinheiro amigos, com o futebol sendo bem feito. Ele hoje (o futebol) é uma das maiores indústrias no mundo de fazer dinheiro, mais tem que saber, está nele 24 horas, ter os contatos, conhecer os patrocinadores, ter sido jogador, ter comido grama, ter conhecimento e enfim, ser futebol o tempo todo; dormir, acordar, comer e beber futebol. Este é o nome do jogo.

Acabou o tempo que jogador podia ser cantor, ator e compositor, agora é um atleta profissional de futebol, somente, e que o presidente do clube tinha que ter dinheiro e ser político, empresário, ou médico. As coisas mudaram, hoje estamos na “Era moderna, a Era rentável, televisionada e lucrativa, a Era dos profissionais.


Fonte: Roberto Queiroz de Andrade. Foto: Divulgação.

3 comentários:

Anônimo disse...

o sete tem q fazer muita peneira e tira esse time q so fez vergonha no ano passado aqui tem muito muleke que joga muito bem mais o sete nao sabe emvestir nos mulekes da cidade .......

Anônimo disse...

quando vai ter uma peneira para a time proficional .....

Anônimo disse...

aqui em garanhuns tem muito muleke bom de bola mais o time nao sabe emvestir no futuro ...

Postar um comentário