Páginas

6 de dezembro de 2009

A MORALIZAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO COM A PROFISSIONALIZAÇÃO, NO NORDESTE E RESTO DO PAÍS.


Estamos vendo cada vez mais a desmoralização do futebol brasileiro. Com a falta de reconhecimento até do título de Campeão Brasileiro de 1987, pelo Sport Clube do Recife, feito pelos órgãos da imprensa falada, escrita e televisada no sudeste e até a possível entrega do jogo pelo Grêmio ao Flamengo na decisão do Campeonato Brasileiro de 2009, promovidos pela falta de conhecimento e profissionalização dos seus dirigentes.

Se por outro lado, temos a torcida fanática que aceita até entregar o jogo, devemos ter sem nenhuma dúvida a responsabilidade dos dirigentes de nosso futebol, que devem conduzir o futebol transparente e correto. Cabe a FIFA, através da CBF, fiscalizar e regularizar este jogo, de tudo o que pode acontecer de estranho ou de irregular, punindo exemplarmente qualquer um que venha desabonar a lisura do futebol Brasileiro, com atitudes desleais, seja ele quem for isto também vale no que diz respeito ao reconhecimento do título Brasileiro de 1987, cabe a CBF coibir isto, acionando a justiça para que sejam tomadas as medidas legais, referente à propaganda enganosa e total falta de respeito a decisão da justiça, CBF e FIFA .

Ao Sport não cabe muito, porque é o Campeão legitimo de fato e de Direito, tem a taça em casa e representou o Brasil na Libertadores em 1988, além de ter sua conquista reconhecida pela própria FIFA.

Que seria do futebol brasileiro, da CBF e da FIFA e do próprio futebol brasileiro se depois de se concordar com as normas da competição, participando do Conselho Arbitral, se assinasse concordando, e depois na decisão final se recusar a jogar e se auto proclamar, o vencedor. Já pensaram se a moda pega nunca mais teria um final de campeonato. É uma questão de ordem, se restabelecer a autoridade da CBF e, por conseguinte da FIFA.

Acabo de ver o Márcio Braga na TV., falando como o Flamengo deverá ganhar o jogo. Descrevendo que o Petkovich deverá fazer o primeiro gol "de falta" e o segundo gol, feito pelo Adriano, numa bola largada pelo goleiro do Grêmio em seus pés. Só faltava esta, além de tudo, de ser um dirigente trapalhão, é um “vidente”, chamo a isto de uma tremenda "babaquice" e um "mico" sem tamanho.

Sobre o acontecido no futebol profissional Pernambucano com a descida do Sport e Náutico para a segunda divisão e a exclusão do Santa da quarta divisão nacional. No meu entender, deveu-se a falta de profissionalização dos dirigentes, única e exclusivamente, são eles os responsáveis pelo andar da carruagem e se ainda teimam em administrar “amadoramente” os clubes inseridos no futebol profissional, só temos que esperar isto mesmo.

Vemos rachas em todos eles, e enquanto tivermos isto, não deveremos ter outro resultado que este que se apresenta. Contratações desastrosas, “peruas” como esta que o Santa soltou ter um “teto” salarial, por exemplo; mas já está falando em convidar o goleiro Kleber do Sport, que atualmente recebe mais que isto. E outros mais, que a própria imprensa pernambucana, nunca teve coragem de noticiar, fica falando sobre “caixas pretas”, e outras perolas mais, sem, no entanto, abri-la. Fazendo seu serviço de uma imprensa sem “rabo preso”.

Há pouco tomei conhecimento de que o Sport não pagou o 13 salário de 2008, as premiações do Campeonato Pernambucano, da Copa do Brasil, da Libertadores, além de ter 2 meses de salários atrasados o e próprio 13 salário de 2009 em aberto. Como se pode fazer "propostas" ou se planejar o futebol de 2010 com estes problemas, agora entendo o porquê desta catástrofe e porque não se tem respostas dos jogadores sobre "renovação".

Pessoal, já está em tempo de mudar, moralizar o futebol profissional. Que 2010 nos mostre outra perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário