Em 2008, a UEFA foi a entidade desportiva com maior faturamento do futebol global, com receitas de 1900 milhões de Euros, uma profunda melhoria de 175% nas suas receitas nos últimos três anos. Esse desempenho possibilitou à entidade máxima do futebol europeu, pagar prêmios a clubes e federações nacionais valores cada vez mais expressivos, consolidando-se como um dos principais responsáveis pela evolução de 3.000 milhões de Euros do futebol na Europa nos últimos três anos, já que nesse período contribui com 41% do volume produzido.
Receitas UEFA- Em milhões de Euros
A UEFA conseguiu construir desde a reestruturação do futebol europeu no inicio da década de 90, um negócio com alto valor agregado representado principalmente pela
sua principal
A composição da receita gerada pela UEFA demonstra o caráter mediático de seus negócios, já que 87% do volume produzido foram gerados com os Direitos de TV e acordos comerciais com empresas, outros 11% com hospitality e venda de entradas e 2% com outras receitas geradas.
Diversificação Receitas UEFA - Temporada 2007-2008
Um dado bastante interessante é compreender a importância da UEFA para a Indústria do Futebol, pois os prêmios a clubes, seleções e pagamentos solidários crescem na mesma proporção que a entidade desenvolve ainda mais o seu negócio. Na temporada 2007-08 a UEFA pagou 586 milhões de Euros aos 32 clubes participantes da Champions League e 37 milhões de Euros aos 40 clubes participantes da Taça UEFA.
A fase final do Euro08 na Suíça / Áustria também contribuiu para a evolução das receitas geradas pelo futebol europeu, sem considerar o impacto indireto na economia da região. A UEFA destinou 184 milhões de Euros para as 16 seleções nacionais classificadas para a competição e a seleção espanhola por ter sido campeã ficou com 23 milhões de Euros em prêmios enquanto que a Alemanha, vice-campeã recebeu 19 milhões de Euros. Apenas como comparação a Grécia foi entre as 16 seleções classificadas a que menos recebeu, ficando somente com o prêmio de participação de 7,5 milhões de Euros. A UEFA gastou ainda 236 milhões de Euros em custos diretos do evento, que já tinham consumido 140 milhões de Euros no ano anterior e outros 203 milhões de Euros foram despendidos pela entidade com hospitality, produção de TV e soluções TI.
Adicionalmente aos valores pagos aos clubes e federações nacionais a UEFA destinou 220 milhões de Euros para pagamentos solidários a federações, ligas e clubes, classificados como a “European Football Family”. Assim a entidade pode ser considerada decisiva na evolução do futebol como negócio na Europa, para que as federações tenham receitas para desenvolver projetos que visem o melhoramento do futebol nos seus países.
A temporada 2007-08 foi realmente histórica para a entidade, que graças à profunda melhoria nas receitas geradas, pagou a Federações, Ligas e clubes um total de mais de 1.000 milhões de Euros em prêmios de participação e pagamentos solidários. A UEFA ainda viu seu resultado líquido passar de 38 milhões de Euros na temporada 2006-07 para 235 milhões de Euros em 2007-08, fazendo com que o seu Patrimônio Líquido apresentasse uma evolução de 98,5%, atingindo os 508,5 milhões de Euros.
Amir Somoggi - Especialista em gestão e marketing de clubes de futebol na “Casual Auditores” São Paulo, Brasil e Prof. de Marketing Desportivo e Planejamento Estratégico de Clubes de Futebol.
Parabéns finalmente temos noticias de especialistas deste calibre no Brasil, pena que os Clubes de Futebol Profissional ainda não acordaram para a profissionalização do nosso futebol profissional ou talvez não queiram torná-lo “profissional” porque fica mais fácil sabermos onde estão os erros e desacertos de suas administrações.
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