Páginas

12 de julho de 2009

FATURAMENTO DA UEFA.



A empresa Deloitte publicou recentemente que o mercado europeu de futebol profissional movimentou 14.600 milhões de Euros na temporada 2007-08, apresentando um crescimento nos últimos três anos de 1.000 milhões de Euros em cada ano. Esse excelente ritmo de evolução foi conseqüência direta da força econômica do futebol, que nesse período viu os clubes e Ligas arrecadar cada vez mais receitas, somado ao impacto das receitas geradas com a FIFA e com o Mundial, mas principalmente da UEFA através das competições Européias de clubes.




Em 2008, a UEFA foi a entidade desportiva com maior faturamento do futebol global, com receitas de 1900 milhões de Euros, uma profunda melhoria de 175% nas suas receitas nos últimos três anos. Esse desempenho possibilitou à entidade máxima do futebol europeu, pagar prêmios a clubes e federações nacionais valores cada vez mais expressivos, consolidando-se como um dos principais responsáveis pela evolução de 3.000 milhões de Euros do futebol na Europa nos últimos três anos, já que nesse período contribui com 41% do volume produzido.


Receitas UEFA- Em milhões de Euros


A UEFA conseguiu construir desde a reestruturação do futebol europeu no inicio da década de 90, um negócio com alto valor agregado representado principalmente pela





sua principal competição anual, a Champions League e pela fase final do Campeonato Europeu a cada quatro anos. Os valores recebidos pela UEFA com a comercialização de direitos de TV e contratos com patrocinadores para a Champions League cresceram 1.733% desde a temporada 1992-93 e nos últimos cinco anos apresentaram evolução de mais de 54%. Já as receitas geradas pela UEFA com o Campeonato Europeu apresentaram também uma profunda evolução nas últimas quatro edições da competição, uma vez que as receitas geradas pelo recente Euro08 cresceram 819%, em comparação com o Euro96 realizado na Inglaterra.


A composição da receita gerada pela UEFA demonstra o caráter mediático de seus negócios, já que 87% do volume produzido foram gerados com os Direitos de TV e acordos comerciais com empresas, outros 11% com hospitality e venda de entradas e 2% com outras receitas geradas.


Diversificação Receitas UEFA - Temporada 2007-2008


Um dado bastante interessante é compreender a importância da UEFA para a Indústria do Futebol, pois os prêmios a clubes, seleções e pagamentos solidários crescem na mesma proporção que a entidade desenvolve ainda mais o seu negócio. Na temporada 2007-08 a UEFA pagou 586 milhões de Euros aos 32 clubes participantes da Champions League e 37 milhões de Euros aos 40 clubes participantes da Taça UEFA.






A fase final do Euro08 na Suíça / Áustria também contribuiu para a evolução das receitas geradas pelo futebol europeu, sem considerar o impacto indireto na economia da região. A UEFA destinou 184 milhões de Euros para as 16 seleções nacionais classificadas para a competição e a seleção espanhola por ter sido campeã ficou com 23 milhões de Euros em prêmios enquanto que a Alemanha, vice-campeã recebeu 19 milhões de Euros. Apenas como comparação a Grécia foi entre as 16 seleções classificadas a que menos recebeu, ficando somente com o prêmio de participação de 7,5 milhões de Euros. A UEFA gastou ainda 236 milhões de Euros em custos diretos do evento, que já tinham consumido 140 milhões de Euros no ano anterior e outros 203 milhões de Euros foram despendidos pela entidade com hospitality, produção de TV e soluções TI.


Adicionalmente aos valores pagos aos clubes e federações nacionais a UEFA destinou 220 milhões de Euros para pagamentos solidários a federações, ligas e clubes, classificados como a “European Football Family”. Assim a entidade pode ser considerada decisiva na evolução do futebol como negócio na Europa, para que as federações tenham receitas para desenvolver projetos que visem o melhoramento do futebol nos seus países.


A temporada 2007-08 foi realmente histórica para a entidade, que graças à profunda melhoria nas receitas geradas, pagou a Federações, Ligas e clubes um total de mais de 1.000 milhões de Euros em prêmios de participação e pagamentos solidários. A UEFA ainda viu seu resultado líquido passar de 38 milhões de Euros na temporada 2006-07 para 235 milhões de Euros em 2007-08, fazendo com que o seu Patrimônio Líquido apresentasse uma evolução de 98,5%, atingindo os 508,5 milhões de Euros.



Amir Somoggi - Especialista em gestão e marketing de clubes de futebol na “Casual Auditores” São Paulo, Brasil e Prof. de Marketing Desportivo e Planejamento Estratégico de Clubes de Futebol.



Parabéns finalmente temos noticias de especialistas deste calibre no Brasil, pena que os Clubes de Futebol Profissional ainda não acordaram para a profissionalização do nosso futebol profissional ou talvez não queiram torná-lo “profissional” porque fica mais fácil sabermos onde estão os erros e desacertos de suas administrações.







Nenhum comentário:

Postar um comentário