Páginas

28 de julho de 2009

FUTEBOL PERNAMBUCANO E SUAS MAZELAS

“Cabeça de Burro” enterrada no Estádio do Arruda? Vamos mandar rezar uma missa? É muito azar, 4 bolas no travessão.....num único jogo, são estas as declarações dos mandatários do Santa Cruz Futebol Clube e mais outras “desculpas” pela falta de profissionalismo no futebol profissional do clube. Como se pode entender que um clube Profissional de Futebol seja dirigido por pessoas sem nenhuma preparação no futebol, desde seu maior dirigente, entenda-se, seu Presidente, seu vice-presidente, e sua direção de Futebol Profissional, todos, são estreantes no futebol profissional, então, como podemos chamar de futebol profissional? Chama-se, isto sim de futebol amador, sem nenhuma dúvida.

Acertar o travessão, não conseguir finalizar as jogadas, perder o jogo, contratar pessoas erradas. Isto se chama falta de competência, falta de conhecimento, falta de qualidade, falta de equilíbrio emocional, falta jogar mais, falta treinamento, falta planejamento. E não adianta querer agora usar aqueles “antigos” meios ilícitos que se usavam no futebol de várzea, como compra de juiz, ajuda de federação e outros mais.

O Santa Cruz está na divisão D, a última divisão profissional do futebol profissional brasileiro e continua achando que o que está se passando é “azar”, “má olhado”, “cabeça de burro”, e outros mais, motivos folclóricos e supersticiosos, sobre rezar uma missa e celebrar cultos, isto se deve fazer independente de está ou não faltando sorte...... Ou melhor, faltando profissionalismo, competência. Não se pode ou deve dar chances ao azar e isto é o que está acontecendo no futebol deste tradicional clube pernambucano.

Lembro-me que ainda na gestão do último presidente deste Clube, tentei ajudar oferecendo alguns atletas que represento e mais, poderia servir para negociar para eles qualquer outro atleta que lhes interessasse, falei isto ao dirigente e fui perguntado se poderia contatar alguns atletas que ele queria trazer.

O primeiro destes estava no Ipatinga que na época era 1ª. Divisão do Futebol Brasileiro e recebia 70.000 reais mensais (pagos religiosamente em dia, pois para quem não sabe é a Usiminas quem “patrocina” este Clube) e minha missão era trazê-lo para o Santinha, na 3ª. Divisão e sem estar pagando em dia seu plantel! Além de oferecer um salário de até 10.000 mensais? MISSÃO IMPOSSIVEL. Outro atleta que me foi pedido estava no Cruzeiro, é isto mesmo, e recebia 40.000 reais e deveria vir nas mesmas condições do anterior? Finalmente solicitaram outro atleta que estaria interessando ao clube, este estava no Mirassol e recebia 10.000 mensais, mas havia uma multa de 100.000 para transferência (Clube com planejamento profissional não assina sem isto) e falei com o jogador, convencendo-o de que o nosso clube pernambucano era mais nome, mais vitrine, mais tudo e que seu salário continuaria o mesmo, além de que, eu seria responsável pelo seu cumprimento sob pena de pagar do meu próprio bolso e ele concordou em vir, mas deveríamos agir imediatamente e com discrição para não estragar o negócio.

Ledo engano, meia hora depois já me ligaram de um dos órgãos noticiosos da capital pernambucana, a notícia já estava no site deste jornal, confirmando a vinda do atleta... Sem ao menos termos tempo de falar com o presidente do clube paulista, que indignado, recusou a liberação deste jogador. Um dos auxiliares deste presidente, simplesmente avisou a imprensa para aparecer e prejudicou o Santa Cruz, aliás, isto vem acontecendo diuturnamente e continua pura gestão amadora sem ligar a quem irão prejudicar. Sem ligar para a grandeza do Santa Cruz, da sua história e de sua torcida.

Finalizando, todos os atletas que eu indiquei, por não estarem em Clubes da 1ª. Divisão do Futebol Brasileiro foi rejeitada e acontece novamente, fui a Recife emprestar meus serviços como Pernambucano e Agente Credenciado FIFA, mas desta vez não consegui chegar nem aos que fazem o departamento profissional do Santa, fiquei no meio do caminho, conversei com o vice presidente do clube e ficou nisto.

E o Santa Cruz foi rebaixado para a Série D e novamente vemos a mesma situação, o clube está a dois jogos de ser alijado da competição, imaginem os senhores, não conseguir nem ao menos uma classificação para continuar na luta desta divisão, que é a última do futebol profissional brasileiro. É uma VERGONHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário