Páginas

10 de março de 2010

International FA Board rejects technology/O Internacional Comitê da FIFA rejeita tecnologia.


The rule-making body, the International Football Association Board (IFAB), has ‘closed the door’ on the use of goal-line technology in football.

O comitê fazedor das regras, da Associação Internacional de Futebol (IFAB), fechou a porta para o uso da tecnologia que usaria a bola e a “linha do gol” no futebol.

The decision was taken on the grounds that introducing goal-line technology would open the door for technology in other parts of the game.

A decisão foi tomada para evitar que com esta tecnologia de usar a linha do gol abrisse a porta para outras tecnologias em outras partes do jogo.

“Whatever the mistakes people will review the match and discuss what happened, but there was a clear statement that technology should not enter in the game,” said FIFA general secretary Jerome Valcke.

“Qualquer que seja os erros que as pessoas vissem nos jogos e discutissem sobre o que havia acontecido, mas não houve uma declaração clara de que a tecnologia não será usada no jogo,” falou o Secretário Geral da FIFA Jerome Walcke.


“If we start with goal-line technology then any part of the game and pitch will be a potential space where you could put in place technology to see if the ball was in or out, whether it was a penalty and then you end up with video replays,” he added.

“Se nós começarmos com o uso da linha de gol isto será uma porta que abrirá um espaço para se por em outras partes do jogo o uso de tecnologia, para ver se a bola entrou ou não, se foi um pênalti, então se irá parar com o replays,” ele acrescentou.

“The door is closed”.

“A porta está fechada”.

However, Valcke admitted that the decision could turn against FIFA during this year’s World Cup in South Africa.

“Qualquer, Walcke admite, que seja a decisão, ela voltará a tona durante a Copa do Mundo este ano a África do Sul.

“Questions will always come; we just hope they will not come in the final of the World Cup.”

“Questões sempre virão: nós somente esperamos que não viesse antes da final desta Copa do Mundo.”

The International FA Board will hold a special meeting on May 17 and 18, once the 2009/10 Europa League is concluded, when it will discuss the final analysis of the experiment with additional referees on the goal-lines being conducted in the competition.

O Comitê Internacional da FA se reunirá numa reunião especial em Maio 17 e 18, onde a Liga Européia de 2009/2010 irá terminar, onde discutiremos em analise final o experimento com este novo número de árbitros na linha do gol, e como conduziram bem a competição.

Fonte: Soccerex.
Tradução: RQA.

Certamente que todos nós que acompanhamos a FIFA com estes burocratas, ou melhor, tecnocratas, que nunca jogaram bola, foram buscar conhecimento cientifico em Faculdades e grandes Universidades, porém sem embasamento no conhecimento “empírico” que é adquirido quando se come grama, nos anos de profissionalismo no jogo.

Desde que o Sr. João Havelange deixou a presidência da FIFA que esta entidade claudica em suas decisões e infelizmente vemos a tentativa do atual presidente em continuar a presidi-la sem ter contribuído o que deveria, sem ousar, até por falta deste conhecimento de dentro para fora do jogo.

Há muito que falei aqui sobre grandes nomes de ex-jogadores profissionais de futebol dentro da própria Europa, que estudaram depois de pendurarem as chuteiras e tornaram-se ícones dentro e fora do seu País de origem.

Poderia citar algumas dezenas de pessoas com real capacidade de presidirem a FIFA e realmente contribuírem para a grandeza do futebol. Mudando quando se faça necessário, atitudes, regras, comportamentos, sempre baseados no profundo conhecimento do jogo, jogado e não discutido em mesas de “gênios” da ciência do futebol, em laptops.

Espero que realmente as coisas mudem e para melhor, porque é “conditio sine qua non” que o futebol acompanhe as mudanças e avanços da ciência mais sempre amparada pelo conhecimento de dentro do campo. Não baste somente ser inteligente, ter MBAs, e Doutorados, precisa ter o “feeling” da grama, seja ela molhada, quente ou gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário