Páginas

17 de março de 2010

JABULANI: a bola tecnológica promete impressionar.


Circunferência construída 100% sem costuras é praticamente perfeita.

O nome é realmente diferente. Jabulani é como se chama oficialmente a bola que será usada nos gramados da África do Sul, durante a Copa do Mundo. Num dos dialetos do país, Jabulani significa celebração.

Essa é a bola mais tecnológica já produzida até hoje. Foram mais de seis anos de pesquisas para chegar ao produto final. Os técnicos estavam especialmente preocupados com a questão da aerodinâmica. A idéia era criar uma bola que sofresse o menor desvio possível no momento do chute, vencendo a resistência do ar uniformemente.

Os exaustivos testes no túnel de vento levaram a algumas conclusões. Pela primeira vez, uma bola foi construída cem por cento sem costuras. Todas as partes são unidas termicamente. Com isso, chegou-se a uma circunferência praticamente perfeita. O resultado do chute é o mesmo: não importa onde seja o ponto de impacto.

O desenho da Jabulani tem a ver com união. É onze cores misturadas, cada uma simbolizando um dos dialetos falados na África do Sul. As cores se misturam e formam um tipo de mosaico que lembra bastante outros ícones africanos.

Fonte: Olhar Digital.

Enquanto as fabricas de tecidos, a ciência, a tecnologia muda, a alimentação, os uniformes, preparação física, chuteiras, bola, etc., a FIFA teima em permanecer avessa a mudanças para beneficiar a integridade e transparência do jogo. Anda na contramão.

Não sou assim tão antigo/usado ou mesmo um velho (pois o que passa é na minha cabeça) mas acompanho as mudanças nestes últimos 50 anos e tudo mudou. Mudou, por exemplo, a distância corrida no jogo dos atletas em campo, que simplesmente dobrou, mudou o material dos tecidos e muito, o tecido agora chega a ajudar à transpiração do jogador, a cor dos uniformes, a preparação física dos juízes, a alimentação dos atletas, a idade, enfim, tudo mudou. Hoje não temos mais “boleiros” temos atletas profissionais de futebol e quem não entender isto não irá a lugar nenhum e fica para trás.

Veja agora esta bola sem costuras, não sei se tem pito, pois se tiver ainda fica um trunfo para quem sabe bater na bola, com conhecimento você pode chutar e fazê-la mudar sua trajetória, virar para a direita ou esquerda, subir ou descer (quem duvida pode perguntar a Gerson, Wilson Piaza, Zico, Getúlio, Marinho Chagas, e tantos outros grandes batedores na história de nosso futebol - desculpem se não dá para colocar o nome de todos - são muitos). Portanto, teremos que nos adequar a esta nova "gorduchinha", que de gordura não tem nada, é esbelta, elegante e não perde a pose.

Estamos vendo uma mudança em tudo e tenho certeza de que a FIFA irá se adequar a estas mudanças sob pena de ficar desatualizada e sem moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário