Páginas

26 de abril de 2010

A COPA DE 2014 NO BRASIL. O QUE ISTO REPRESENTA PARA O PAÍS E PARA NOSSO FUTEBOL PROFISSIONAL.



Tenho escutado programas e mais programas, que falam ou tragam informações da Copa do Mundo de 2014 no nosso País. É uma lástima saber que poucos muito poucos “formadores de opinião” têm noção do que representa para nós brasileiros este evento.

Muitos o tratam politicamente, porque quase todos os que fazem noticias, estão ali querendo um cargo político ou até ser um “político". Não se interessando com que podem fazer suas palavras e atitudes num programa de futebol.

Outros não sabem a abrangência desta Copa, para o País como um todo, eu mesmo já tendo passado em várias Copas e em seus Países sedes, fico a perguntar-me, porque demoramos tanto a trazer este evento novamente. Porque aguardamos tanto tempo, vejam os Estados Unidos, em 1994 sediaram uma Copa e já estão se movimentando para levar outra, porque será que o País mais rico do Mundo faz isto? E notem, que este País não necessita de educação, saneamento, transporte, educação, desenvolvimento, segurança....e a lista é extensa, comparado ao que precisamos aqui e agora, além de não ter o futebol como o temos aqui. Lá o beisebol, o basketball, o golfe, o football americano e outros estão na frente do nosso futebol.

Outro dia escutei na hora do Brasil uma pessoa falando que, “pelo motivo da Copa de 2014, eles já estavam formando turmas de AGENTES, para identificarem e lutarem contra a prostituição infantil". É isto pessoal, a Copa do Mundo no Brasil, não será “apenasmente” a construção de um “elefante branco” aqui ou acolá, ou de uma razão para algumas pessoas saquearem o Brasil; pessoal isto é a oportunidade de sairmos deste marasmo, desta falta de administração pública, desta falta de escrúpulos, por exemplo, de um político de nossa cidade, “GARANHUNS,” que apregoa ter feito “saneamento básico em sua administração,” mas não sei onde está a estação de tratamento dos dejetos, ou seja, do esgoto sanitário das residências, e empresas que é jogado nas canaletas de captação de água de chuvas. Isto nunca foi saneamento, este senhor simplesmente contribuiu e está destruindo o lençol freático de nossa cidade, que possui várias fontes de água mineral e que brevemente deveremos estar tomando água com coliformes fecais engarrafada e pagando por isto.

É você ter uma polícia que certamente terá aulas sobre como tratar o cidadão, e não tratar a todos como criminosos; ter boas maneiras, saber definir quem é quem, e que infelizmente a única coisa que sabem fazer, é baixar o pau em todos que estiverem nas cercanias de uma confusão num estádio, por exemplo, (e olhe que fui durante um bom tempo, militar e aprendi que ninguém vai prender um marginal com uma rosa nas mãos, porque vai ser enterrado com ela). Vamos ter aqui, melhora em tudo o que necessitamos; informações que deverão mudar e muito a vida de toda a população e para melhor, sem falar nos empregos que deverão ser gerados, aqueles temporários e permanentes.

Estão falando nos atrasos das licitações, na possibilidade do governo usar o dinheiro público para isto, porque os empresários privados não estão se mostrando. Nada mais acertado que os governos municipais, estaduais e federais usem verbas públicas, afinal teremos melhorias para todos, ou será que ninguém precisa de melhorias nas estradas, nos aeroportos, nos transportes ferroviários, na educação, na segurança, será que os próprios policiais não estão satisfeitos com esta ajuda de custo extra, para poderem ter aulas de inglês e outras.

E estou falando superficialmente apenas, porque se for falar de tudo o que está se passando no mundo sobre o Brasil e investimentos que deverão vir por causa da Copa do Mundo, ficaremos discutindo por vários dias. Há um verdadeiro mutirão de grandes empresas que estarão se instalando em todas as cidades onde deverão ter novos estádios ou no mínimo, seu estádio, repaginado (como o Maracanã). Sem falar que o turismo deverá ter um aumento considerável (e olhe que não é minha praia), mas certamente o Pantanal, e nosso litoral deverão receber muitos visitantes e que se forem bem tratados deverão voltar e alguns até ficarem permanentemente.

Deveremos ter um futebol profissional de antes da Copa e outro de depois da Copa de 2014. Quem não aprender, não se adequar e ou não quiser ser bem sucedido neste esporte que está sendo espoliado, saqueado, roubado, mutilado, e erroneamente tratado, pois o tratam como um negócio falido. O que não é.

Está na hora de se profissionalizar o futebol profissional, está na hora de se preparar para receber grandes clubes mundiais para vir fazer pré temporadas, está na hora de se ter e ou melhorar os centros de treinamentos, (quem tem lógico), porque a maioria não tem o que é uma vergonha, mais a verdade tem que ser dita, como se pode pensar em termos um futebol profissional competente e viável sem ter uma escolinha de base, sem formar seus próprios jogadores.

Mas estou falando de um centro de treinamento e não de um campo e um local para trocar o uniforme. Temos 4 anos para fazer isto, "somente," porque o cavalo está passando e selado, está na hora de acordarmos o futebol profissional brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário