Páginas

5 de maio de 2010

Eliminação na Libertadores pode custar até R$ 10 milhões ao Corinthians.

O título do tópico é o mesmo de uma matéria publicada hoje (04/05) pela reportagem local da folha online, para ler a matéria na íntegra segue o link http://www.folha.com.br/es729712 .

Recentemente, tenho feito análises financeiras dos clubes que divulgam seus balanços e notei um alto índice de endividamento, isto é, os clubes só funcionam por seu fluxo de caixa, não há um planejamento financeiro dos clubes, o que representa um risco, pois desta maneira o clube torna-se dependente das receitas anuais com patrocínio, televisão, bilheteria e de um departamento de marketing capaz de ativar o sentimento de seu torcedor (este último só aplicável a clubes com notoriedade no cenário nacional) para cumprir com suas obrigações.

Entretanto, a reportagem trás uma declaração do diretor administrativo do Corinthians, André Luiz de Oliveira, que diz "Acho que vamos sentir muito mais emocionalmente do que no bolso [...] Não vamos perder receita. Podemos deixar de ganhar, mas não vamos perder.''

Estou começando a minha carreira, tenho muita vontade de trabalhar com futebol, mas esta matéria provoca uma reflexão sobre o planejamento estratégico dos clubes de futebol em nível mundial, será que o clube se projeta para curto, médio e longo prazo? Será que são considerados os cenários pessimista, mais provável e otimista? Ou o nosso futebol ainda é uma grande aposta, investimento de risco com retorno duvidoso? No caso do Corinthians eu acredito na palavra do diretor administrativo, mas nós já vimos tantas "nações", potências do futebol que tinham estabilidade e estrutura para crescer que, simplesmente, desapareceram.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre a matéria, mas principalmente se o "custo de oportunidade" já faz da contabilidade dos clubes.

Abraço,

Rodrigo Martinez
( http://www.twitter.com/rodrigomartinez )
Posted 1 day ago | Reply Privately
Comments (1)

1.Roberto DeAndrade
Licensed Player's Agent- CBF- Brazil
See all Roberto’s activity »


Rodrigo,
Achei muito pertinente sua observação. Mais se tomar um tempinho e ler nosso BLOG, notará que estamos continuamente falando nisto. Aqui no Brasil, no nosso futebol “amador” que se diz profissional, o único planejamento que acontece é aquele pessoal dos dirigentes, como torcedor e em muitos casos, como “saqueador”, é só olhar o que aconteceu, por exemplo, com o Corinthians Paulista, Vasco, na última gestão, o caso está na Polícia Federal e nos Tribunais de Justiça e que infelizmente são morosos demais e acaba dando em pizza.

Muito embora eles (os dirigentes) tenham sempre argumentos que fiz isto, fiz aquilo, infelizmente, depois de sair do clube, (o cartola) porque fugiu ou foi retirado à força, aparecem os rombos. E vai acontecer isto mesmo, aliás acabou de acontecer com o poderoso Manchester United e sua saída da UEFA.

É triste ver que o melhor futebol do mundo, ainda esteja engatinhando no que diz respeito a “planejamentos” e não é somente nisto, planejamento Financeiro, planejamento de Marketing, no Jurídico, etc., tudo é a mesma coisa.

Espero que agora com o evento da Copa do Mundo, se é que vamos conseguir tê-la, porque da maneira que as coisas estão, é bem provável perdemos a Copa (pela 1ª vez) e sem jogar, porque jogando nunca ficamos fora. Devido justamente a falta de planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo, burocracia e pessoas íntegras.
Saudações,
Roberto
www.agentecredenciado.blogspot.com


Fonte: LinkedIn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário