Páginas

26 de junho de 2010

Seleção Brasileira tem sorte ou é competência / Brazil squad has luck or competence is




Fico lendo tudo o que se escreve sobre a Seleção Brasileira, ou melhor, Seleção do DUNGA, e infelizmente a própria imprensa criou este estigma e pegou, pois são formadores de opinião e o futebol é mais do que uma religião no nosso País.

Temos aproximadamente 190 milhões de nativos e todos sem exceção são técnicos, sabem como treinar e colocar sua seleção e imaginem que todos os torcedores de um time têm uma seleção diferente e o mais espantoso, é que os próprios jornalistas não se dão conta que agora tem também sua própria lista de convocados e então, São Paulo tem sua lista de selecionáveis, o Rio de Janeiro, Minas, enfim em todos os estados, além dos torcedores anônimos, temos os especializados que agora estão selecionando nossa Seleção Brasileira.

E têm alguns mais agressivos e que dependem de audiência para manter seus programas, que infernizam a vida do técnico de nossa seleção nacional. Colocarei trechos de reportagens de diversos noticiosos sobre o que acham o que falam e o que dizem:


Dunga, deu ontem mais uma demonstração clara de que nasceu virado para a lua. A história do técnico à frente da Seleção Brasileira é cheia de lances de sorte. Foi assim quando Luis Fabiano caiu do céu após o corte de Afonso Alves e virou a partida contra o Uruguai, em São Paulo. Foi assim quando Lugano perdeu o pênalti que poderia demiti-lo nas semifinais da Copa América de 2007. E foi assim ontem.

O Brasil poderia ter pela frente o futebol insinuante da Espanha, ou o ferrolho suíço nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul, mas duelará contra o seu maior freguês desde agosto de 2006, quando Dunga assumiu o cargo. O Chile, seja com Nelson Acosta ou o argentino Marcelo Bielsa, sofreu cinco goleadas do Brasil sob a batuta de Dunga. Placar do duelo? 16 x 1. Esta é a primeira prova de que a sorte, ou o hexa, sorriem para Dunga. A outra é que o caminho até a final, em 11 de julho, nunca esteve tão limpo.

Se passar pelo Chile, o Brasil cruzará com a vice-campeã mundial Holanda (1974 e 1978) ou com a Eslováquia. Nas semifinais, os possíveis adversários são o bicampeão Uruguai, ou os azarões Estados Unidos, Coréia do Sul e Gana. Enquanto isso, do outro lado, está três seleções tradicionais - Argentina, Alemanha e Inglaterra. Além de Espanha e Portugal.

Resta saber até quando o acaso vai proteger Dunga de suas distrações. Ele abusa da sorte. Ao abrir mão de talentos como Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ganso, formou um banco pobre, pobre de marré deci. Não era preciso ter bola de cristal para prever o fiasco consumado de Júlio Baptista na função de Kaká. O jogador não mostrou o mínimo de competência para exercer o papel. Foi trocado por Ramires e viu Daniel Alves terminar como armador.

Fonte: Diário de Pernambuco, Marcos Paulo Lima enviado especial.

Vejam esta outra reportagem, abaixo:

Fonte: Nelson Ayres, Lancenet.

O cérebro de qualquer equipe de futebol é o meio de campo. Pelo setor, acontece a transição da defesa para o ataque e a armação de jogadas. É justamente neste quesito que a Seleção Brasileira vem mostrando um pecado que ainda não foi mortal nesta Copa do Mundo, mas pode complicar a equipe nas próximas fases: sua ineficiência.

De acordo com números do Footstats/LANCE!, O setor foi responsável por 26 erros de passes contra Portugal. O que não tem muita relação com o fato de Portugal jogar fechado, mas com ineficiência da equipe. Já os números da FIFA nesta Copa mostram outro dado preocupante. O Brasil é uma das piores seleções em lançamentos no torneio: está em 18 lugar, mostrando a pouca inspiração nas jogadas mais longas e verticais. Os passes que fazem com que a Seleção Brasileira seja a segunda colocada entre as 32 que disputam o Mundial são os curtos, em sua maioria horizontal.

Entre os jogadores, foi marcante a má atuação de Gilberto Silva. Com seus passes errados, ele chegou a armar contra-ataques para Portugal e matou a saída de bola da Seleção. Mais uma vez, os números não mentem. Entre os jogadores que disputaram a partida contra Portugal, ele foi um dos piores. Errou dez passes e perdeu a posse de bola em quatro oportunidades.

Gilberto Silva: 'Não posso ser perfeito sempre'

Na criação, destaque para a péssima atuação de Julio Baptista. Apesar de ser o homem de meio de campo mais próximo do gol adversário, ele finalizou apenas uma vez durante toda a partida. Daniel Alves, por exemplo, arriscou quatro vezes. Baptista também foi o jogador que mais vezes perdemos a posse de bola (seis), mostrando que as jogadas brasileiras não tinham seqüência nos seus pés.

– Portugal veio com uma proposta de marcar forte no meio. Era cinco homens por ali e apenas o Cristiano Ronaldo na frente. Por isso, foi tudo tão amarrado – justificou o substituto de Kaká na partida contra Portugal.

NÚMEROS – FOOTSTATS/LANCE!

Felipe Melo:

Desarmes certo: 1
Lançamentos certos: 4
Lançamentos errados: 0
Faltas cometidas: 2
Passes certos: 41
Passes errados: 1
Perdas de posse: 2
Finalizações: 0

Gilberto Silva:

Desarmes certo: 2
Lançamentos certos: 1
Lançamentos errados: 4
Faltas cometidas: 1
Passes certos: 90
Passes errados: 10
Perdas de posse: 4
Finalizações: 1

Josué:

Desarmes certo: 2
Lançamentos certos: 0
Lançamentos errados: 0
Faltas cometidas: 1
Passes certos: 52
Passes errados: 4
Perdas de posse: 1
Finalizações: 0

Daniel Alves:

Desarmes certo: 0
Lançamentos certos: 1
Lançamentos errados: 1
Faltas cometidas: 2
Passes certos: 56
Passes errados: 7
Perdas de posse: 3
Finalizações: 4

Julio Baptista:

Desarmes certo: 1
Lançamentos certos: 0
Lançamentos errados: 0
Faltas cometidas: 2
Passes certos: 33
Passes errados: 3
Perdas de posse: 6
Finalizações: 1

Ramires:

Desarmes certo: 1
Lançamentos certos: 0
Lançamentos errados: 0
Faltas cometidas: 2
Passes certos: 4
Passes errados: 1
Perdas de posse: 6
Finalizações: 2

O que quero trazer à tona é justamente o fato de que com todos estes erros, falta de inteligência, falta de grandes jogadores, falta de ter convocado o Ronaldinho Gaúcho, o Neymar, o Miranda, o Hernanes, o Fenômeno, o Roberto Carlos, o Victor, o Pato, o André Luiz, o Adriano, o Ganso (que mostrou não poderia, pois foi cirurgiado e está em tratamento), mas isto não interessa o que vale é seu jornal, sua rádio, sua TV., vender mais, ter mais audiência, chamar mais atenção. E todos sabem que o que chama mais atenção é simplesmente, SANGUE e DESCRAÇA.

Mais estão esquecendo que o DUNGA desde que assumiu a seleção brasileira, ganhou tudo, levou o Brasil de voltas ao 1 º lugar na classificação da FIFA, ganhou a Copa America, Copa das Confederações, classificou três rodadas antes; então o cara é um predestinado, sortudo, tudo que faz dá certo.

Pra que mudar então, pergunto! Ou será que só dá burro nesta imprensa esportiva brasileira, em time que está vencendo não se mexe.


Fontes: Diversas (vide acima), Cartuns, cortesia do Macário Campos.
Comentário: Roberto Queiroz de Andrade.
Tradução: Roberto Queiroz de Andrade.

English.

I am reading everything that is written about the Brazilian team, or better, Selection of Dung, and unfortunately the press itself has created this stigma and picked because they are opinion leaders and football is more than a religion in our country.

We have approximately 190 million native speakers and all without exception are technical know how to train and make your selection and imagine that every fan of a team have a different selection and the most amazing is that journalists themselves do not realize that now also has his own squad and then St. Paul has its list of selectable, Rio de Janeiro, Minas Gerais, in short in all states, plus the anonymous fans, we have the expertise that are now selecting our Brazilian team.

And some have the more aggressive and rely on hearing to maintain its programs that harass the life of our national team coach. I will put excerpts of articles from various news reports about what they think what they say and what they say:

The brain of any football team is the midfield. By sector, the transition happens from defense to attack and the frame moves. It is precisely in this aspect the Brazilian team has shown a sin that has not been mortal this World Cup, but may complicate the team in the next stages: its inefficiency.

According to figures Footstats / LANCE!

The sector accounted for 26 errors passes against Portugal. What we do not have much to do with the fact that Portugal's closed, but with inefficient staff. Already the numbers of this FIFA World Cup show another cause for concern. Brazil is one of the worst teams in the tournament releases: 18 is in place, showing little inspiration in and vertical played longer. The passes that make the Brazilian team is the runner-up from among 32 vying for the championship are short, mostly horizontal.


Among the players was remarkable to poor performance of Gilberto Silva. Wrong with his passes, he even put counterattacks to Portugal and killed the ball out of the squad. Again, the numbers do not lie. Among the players who competed in the match against Portugal, he was among the worst. Ten missed passes and lost possession on four occasions.

Gilberto Silva: 'I can not always be perfect'

In creation, especially the bad performance of Julio Baptista. Despite being the man in the middle of the field nearest the opposing goal, he completed only once during the entire match. Daniel Alves, for example, ventured four times. Baptista was also the player who most often lose the ball (six), showing that the Brazilian had not played the sequence on their feet.

- Portugal came with a proposal for a strong mark in the middle. It was there for five men and only Cristiano Ronaldo up front. So it was all so tied - justified the replacement of Kaka in the match against Portugal.

NUMBERS - FOOTSTATS / LANCE!

Felipe Melo:

Tackling certain: 1
Releases certain: 4
Erroneous entries: 0
Fouls committed: 2
Passes right: 41
Passes wrong: 1
Loss of possession: 2
Finishes: 0

Gilberto Silva:

Tackling right: 2
Releases certain: 1
Erroneous entries: 4
Fouls committed: 1
Passes right: 90
Passes wrong: 10
Loss of ownership: 4
Finishes: 1

Josué:

Tackling right: 2
Releases certain: 0
Erroneous entries: 0
Fouls committed: 1
Passes certain: 52
Passes wrong: 4
Loss of ownership: 1
Finishes: 0

Daniel Alves:

Tackling certain: 0
Releases certain: 1
Erroneous entries: 1
Fouls committed: 2
Passes right: 56
Passes wrong: 7
Loss of possession: 3
Finishes: 4

Julio Baptista:

Tackling certain: 1
Releases certain: 0
Erroneous entries: 0
Fouls committed: 2
Passes right: 33
Passes wrong: 3
Loss of ownership: 6
Finishes: 1

Ramires:

Tackling certain: 1
Releases certain: 0
Erroneous entries: 0
Fouls committed: 2
Passes right: 4
Passes wrong: 1
Loss of ownership: 6
Finishes: 2

What I want to bring up is just the fact that with all these errors, poor intelligence, lack of major players, had called in the absence of Ronaldinho, the Neymar, Miranda, Hernan, Adriano, the Goose (which showed could not because it was surgeon and is receiving treatment), but it does not matter what matters is your newspaper, your radio, your TV., sell more, have more audience, draw more attention. And everyone knows that what draws the most attention is simply BLOOD and MISFORTUNE.


More are forgetting that since Dunga took over the Brazilian team won all of laps led Brazil to a place in the FIFA ranking, won the Copa America, Confederations Cup, ranked three rounds before, so the guy is a predestined , lucky, all it works.


To change it then asks! Or does this only gives ass Brazilian sports press, in which team is winning does not move.



Sources: Various (see above), Cartoon, courtesy of Macario Campos.
Comment: Roberto de Andrade Queiroz.
Translation: Roberto Queiroz de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário