Páginas

28 de setembro de 2010

RONALDO "The Phenomenon" OPEN THE GAME / RONALDO “O FENOMENO” ABRE O JOGO.


Vou repassar a vocês que nos dão a honra de lerem nosso Blog; esta brilhante entrevista do fenômeno sobre sua vida, sua carreira e seus negócios. Nasce uma nova perspectiva de negócios para atletas profissionais de futebol dentro de uma linha que venho defendendo há muitos anos.

Ele revela com exclusividade a revista “DINHEIRO” os detalhes da parceria milionária com o grupo WPP para criar uma empresa de marketing esportivo, fala quais são seus investimentos e como lida com o dinheiro, aliás, diga-se de passagem, um dinheiro, suado e sofrido, conseguido as custas de muita dor e superação. Parabéns Ronaldo, você merece, e vamos à reportagem e meus comentários.

A idéia surgiu na casa do apresentador Faustão, que todo mês reúne os amigos em torno de uma pizza. No seleto grupo daquela noite de abril de 2009 faziam parte o publicitário e presidente do grupo Ogilvy no Brasil, Sérgio Amado, e o jovem empresário Marcus Buaiz, herdeiro de grupo. Foi Buaiz o encarregado de levar o mais ilustre convidado da noite, o jogador Ronaldo Nazário de Lima, que entre uma garfada e outra comentava a preocupação em definir o futuro depois de encerrar a carreira no futebol.

“O Fausto Silva deu a idéia: por que não cria uma empresa de consultoria esportiva?”, diz Ronaldo. Na última segunda-feira, às vésperas do feriado de 7 de setembro, um ano e meio depois da pizza na casa do apresentador. Ronaldo Fenômeno recebeu a reportagem de DINHEIRO para falar com exclusividade de seu mais novo empreendimento, a 9INE, resultado da associação entre ele, e o amigo Buaiz e o grupo britânico WPP - dono da Olgivy e de um faturamento de US$ 6,8 bilhões no primeiro semestre deste ano.

A 9INE nasce com investimentos de R$ 5 milhões - aplicados aos longos dos três primeiros anos - e potencial de receita de R$ 50 milhões dentro de quatro anos. Mais: antes mesmo de abrir as portas na arborizada Avenida São Gualter, no elegante bairro de Alto de Pinheiros, a 9INE já registra uma base de pelo menos 100 marcas, que hoje estão na carteira de clientes do grupo WPP no Brasil e no Exterior.

Ronaldo se diz bastante animado com a idéia de trocar os gramados pela vida de empresário e faz planos que incluem seus colegas de profissão. “Quero dar consultoria a jogadores de futebol que mal sabem fazer uma declaração de Imposto de Renda. Tem gente com um potencial enorme e que está mal assessorado”, garante o Fenômeno, com a autoridade de quem tem um tino empresarial muito bem desenvolvido.

Ronaldo não confirma, mas Kaká e Alexandre Pato estão prestes a assinar contrato com a 9INE para que o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira cuide da vida empresarial dos dois fora das quatro linhas. Além disso, o craque dá pistas de que poderá entrar no disputado mercado de compra de jogadores. “É um negócio atraente. Você compra dez jogadores e, se um der certo, já paga os outros nove. Eu devia ter investido no Neymar um ano atrás. Agora passou. Putz! Perdi a oportunidade “, diz sorrindo.

A princípio, o Fenômeno pretende entrar de cabeça na administração da carreira de outros jogadores. Administrar, aliás, é um verbo que Ronaldo sabe conjugar como poucos em seu meio. Afortuna do craque é estimado em US$ 250 milhões e não para de crescer, graças ao perfil administrativo que Ronaldo forjou ao longo de 20 anos de carreira e à maturidade que adquiriu depois de alguns tropeços.

Pois é, vamos parar aqui, comentar esta parte e depois voltaremos a esta entrevista dada a revista DINHEIRO e a jornalista Eliane Sobral.

Muito bem, Fenômeno, sua carreira é marcada por superações, determinação e pura força de vontade, muita luta e desprendimento, além de contar com muita sorte. Sua carreira é permeada de bons e maus momentos. Porém, por muito pouco você não jogou tudo fora, o episódio do travesti foi deprimente e custaram vários milhões de dólares além de algumas quebras de contrato além de constrangimento e muita dor de cabeça, restou então uma grande lição, quando se tem esta imagem e um nome a zelar, não se podem cometer tais atos impensados.

Mas você superou tudo e está na crista da onda, faturando muito, sempre com muita competência. E já diz um velho ditado, “ A chuva sempre corre para o rio”, não é mesmo. Este negócio de planejar a vida econômica de craques é uma grande jogada, mais até pelo seu portfólio e grandeza, ficará restrito apenas aos grandes nomes do futebol brasileiro, como Kaká e Pato, por exemplo.

Sobre investir na compra de Direitos econômicos de jogadores promissores, é uma jogada até agora, ilegal, de acordo com os ditames da FIFA e proibido na própria Inglaterra, onde a WPP tem sua origem. Vamos ver como vocês devem lidar com este desafio para ficar na regularidade, até porque, ninguém pode servir a dois senhores, ou mesmo assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.

Esta é a primeira parte desta entrevista e breve estarei disponibilizando o restante, aguardem.


Fonte: Revista DINHEIRO. Foto:
Comentário e Tradução: Roberto Queiroz de Andrade.

I will go to you who have followed us with this brilliant interview with the Ronaldo “Phenomenon” on his life, career and business. Birth of a new business perspective to professional football/soccer players in a row that I have advocated for many years in our country.

He reveals to the magazine "MONEY" (means, DINHEIRO) in exclusive report the details of the partnership with millionaire WPP to create a sports marketing company, talks which are their investments and how they deal with money, indeed, be said in passing, money, sweat and suffering, achieved at the expense of great pain and overcoming. Ronaldo, congratulations, you deserve, and let the story and my comments rolls on.

The idea came in the house of the presenter Faustão that every month brings his friends around a pizza. The select group in past April night in 2009 were part of the advertising and chairman of Ogilvy Group in Brazil, Sérgio Amado, and the young entrepreneur Marcus Buaiz, heir to the group Buaiz was in charge of taking the most distinguished guest of the night, the player Ronaldo Nazario de Lima, who between a mouthful and another commented on the concern to define the future after ending his career in football.

"Fausto Silva gave the idea: why not create a sports consulting company?" Said Ronaldo. On Monday, the eve of the holiday on September 7, a year and a half after the pizza at the home of the presenter, Ronaldo received the report of MONEY (Magazine DINHEIRO) to speak to the uniqueness of its newest venture, the 9INE, a result of the association between him and the friend and the British group WPP Buaiz - owner of Ogilvy and a turnover of $ 6.8 billion in the first half of this year.

The 9INE born with investments of R$ 5 million - long applied to the first three years - and revenue potential of R$ 50 million within four years. Plus: before you even open the doors in leafy Gualter Avenue in the fashionable district of Alto de Pinheiros, 9INE already registers a base of at least 100 marks, means, brands names which are now in the portfolio of clients of WPP in Brazil and abroad.

Ronaldo says is very excited about the idea of trading the lawns for life as an entrepreneur and make plans that include their peers. "I want to give advice to football players who hardly know how to make a statement of Income Tax. There are people with enormous potential and is poorly advised, "says the Phenomenon, with the authority of someone who has very well developed business acumen.

Ronaldo did not confirm, but Kaka and Alexandre Pato are about to sign a contract with 9INE for the former Brazilian national team shirt 9 care of the business life of two out of four lines, means, field. In addition, the ace gives clues that can enter the competitive market of buying players. "It's a compelling business. You buy ten players, and if one succeed, the other nine already are paid.

I should have invested in Neymar a year ago. Now passed. Putz! I missed my chance, "he says smiling.

At first, the Phenomenon you want to jump right in managing the careers of other players. Administer, incidentally, is a verb that Ronaldo knows how to combine a few in their midst. Lucky ace is estimated at U.S. $ 250 million and just keeps growing, thanks to the administrative profile that Ronaldo has forged over 20 years of career and maturity that has acquired after a few stumbles.

Well, let's stop here, this part, and then comment back a sap to this interview with Money magazine and journalist Eliane Sobral.

Okay, Phenomenon, his career is marked by overruns, determination and sheer will power, struggle and detachment, in addition to having much luck. His career is filled with good times and bad.

However, for very little you have not played all out, the episode with the travesty was depressing and cost several million dollars and some breaches of contract as well as embarrassment and a headache, then left a big lesson when you have this image and a name to keep, they can not make such reckless acts.

But you overcame again in everything and is on the cutting edge, winning a lot, always with great competence. And as the old saying goes, "The rain always runs to the river", is it! This business plan the economic life of aces is a great move, more so for its portfolio and grandeur, is restricted only to the greats of Brazilian football, as Kaká and Pato, for example.

About investing in the purchase of Economic Rights of promising players, a move so far is illegal, according to the dictates of FIFA and banned in England itself, where WPP has its origin. Let's see how you should deal with this challenge to stay on the regularity, because no one can serve two masters or even eat cake or even suck sugar cane at the same time.

This is the first part of this interview and the rest will soon be available, wait.


Source: Magazine MONEY. Photo:
Commentary and Translation: Roberto Queiroz de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário