Páginas

1 de outubro de 2010

International System of Players Transference of FIFA “ITM”/Sistema Internacional de Transferências de Jogadores da FIFA.


Esta é a nova sede.


Sede da FIFA (antiga)esta eu conheço.

A FIFA regulariza no Mundo o sistema de transferências online de jogadores que deverá ser feito por Agentes Credenciado FIFA? Pelo visto, não temos nada que nos ligue a esta regularização da FIFA. E como ficamos?

As Federações e os Clubes é que devem informar a transferência.

Veja abaixo a determinação da entidade na Europa, hoje, 01 de outubro de 2010:

Após dois anos de testes e treinamento, o Transfer Matching System (TMS) entra em vigor nesta sexta-feira, 1º de outubro. A iniciativa se vale das tecnologias eletrônicas atuais para tornar as transferências internacionais mais transparentes e para proteger os atletas menores de idade. O web site www.fifa.com mostra como funciona o sistema que revolucionará o controle sobre as transferências internacionais de jogadores.

Quando o TMS foi criado?

A decisão de instituir um sistema on-line de registro de transferências que substituísse o antigo procedimento dos documentos em papel foi tomada no Congresso da FIFA em 2007. A nova ferramenta foi desenvolvida e testada durante mais de três anos. Durante o período, os técnicos do TMS deram treinamento ao pessoal de 3.633 clubes nas 208 federações afiliadas à FIFA.

A que tipo de transferências se aplica?

O sistema foi desenvolvido para monitorar a transferência internacional de jogadores profissionais e não se aplica às contratações realizadas entre clubes pertencentes à mesma federação. No entanto, é possível que se estenda às transferências domésticas no futuro. O TMS também não se aplica à venda de atletas amadores, embora a transferência de um jogador amador para um clube profissional deva ser registrada de acordo com o novo sistema.

Quem é responsável por inserir as informações no sistema?

Para que a transferência seja validada, os dois clubes envolvidos na transação devem informar os dados no TMS. As federações devem manter atualizadas todas as informações relativas à temporada da liga em questão, além de dados sobre o registro de jogadores, clubes e agentes.

Quais dados devem ser informados?

Devem ser fornecidas as seguintes informações: nomes dos clubes e das federações; detalhes do jogador (nome completo, data de nascimento, nacionalidade); tipo de transferência (permanente, empréstimo, troca); valor total da transferência; pagamento de eventuais comissões; detalhes sobre eventuais compensações ou contribuição de solidariedade; prazos de pagamento (caso haja mais de um); programação de pagamento (datas, quantias e beneficiário); detalhes sobre os pagamentos já efetuados (dados das instituições bancárias pagadora e recebedora, quantia paga, data do pagamento e beneficiário).

Que documentos precisam ser apresentados?

Além dos dados descritos acima, os clubes e as federações devem carregar os seguintes documentos no sistema: comprovante da nacionalidade, da grafia correta do nome e da idade do atleta; cópia do novo contrato de trabalho do jogador; cópia do contrato de transferência; comprovante de pagamento.

De que forma o sistema tornará as transferências mais transparentes?

O sistema on-line dificulta bastante a prática de fraude, garantindo maior transparência. Os clubes e as federações são responsáveis pelas informações inseridas no TMS e pelas ações que precisam ser realizadas. Antes de enviarem os dados, os clubes devem marcar uma caixa confirmando que não há terceiros envolvidos na transação. Cada clube e cada federação têm a sua própria conta no sistema. Isso faz com que a equipe do TMS possa visualizar os dados informados imediatamente, permitindo a identificação das partes envolvidas e a presença de eventuais irregularidades.

Como o TMS monitorará as informações?

O TMS conta com uma equipe exclusiva de conformidade e monitoramento e possui diversas ferramentas adicionais para supervisionar as transferências. O sistema enviará alertas eletrônicos para a Unidade de Conformidade do TMS sempre que houver dados faltantes, incompletos ou contraditórios.

O que acontece caso uma transferência não seja realizada da maneira correta?

O TMS entra em vigor no dia 1º de outubro de 2010. Os clubes e as federações que não utilizarem o sistema a partir dessa data estarão sujeitos a diversas sanções, impostas pelo Comitê Disciplinar da FIFA de acordo com a gravidade da violação. As punições são as seguintes: advertência oficial; multa; suspensão do direito de participar de uma competição; retenção de troféu ou prêmio; anulação do resultado de uma partida; perda de jogos; perda de pontos; rebaixamento; proibição de realizar transferências.

De que forma o sistema protegerá os atletas menores de idade?

O TMS lida com os pedidos de transferência depois que os mesmos são aprovados por uma sub-comissão do Comitê de Status do Jogador da FIFA. A partir de então, os clubes devem apresentar uma série de quatro a nove documentos, como o contrato de trabalho dos pais do menor, por exemplo.



FIFA World settle in the online transfer system of players must be made by FIFA Accredited Agents? And the way looks like we dont have anything who links ITM with us (Accredited Agents) the Federations and Clubs have to do that.

Below is the determination of the entity in Europe today, October 1, 2010:

The ITM from FIFA site in English:

http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/administration/01/27/64/30/regulationsstatusandtransfer2010_e.pdf

Fonte: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário