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9 de setembro de 2011

Friendly national match is the origin of which company Teixeira would be 'silent partner'/Amistoso da seleção tem na origem empresa da qual Teixeira s

O amistoso entre Brasil e Portugal continua rendendo. O Ministério Público do Distrito Federal solicitou a devolução de R$ 9 milhões pagos pelo governo do DF para a Ailanto.

O controverso amistoso da seleção brasileira com Portugal, no dia 19 de novembro de 2008, alvo de investigações e denúncias envolvendo sua organização, tem em sua origem uma empresa da qual o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, seria mais do que um padrinho forte. O cartola seria uma espécie de "sócio oculto" da Brasil 100% Marketing, parceira da CBF em diversas ocasiões, segundo diz à Revista ESPN Nathalie Peackock, ex-mulher de um dos sócios da agência, o economista Cláudio Honigman.

Em reportagem assinada pelo comentarista dos canais ESPN e blogueiro do ESPN.com.br Lúcio de Castro na edição de setembro da Revista ESPN, a trama envolvendo o amistoso da seleção contra os portugueses e os negócios obscuros entre a CBF e a agência é "digna de um folhetim" e tem "todos os ingredientes: poder, dinheiro e negócio realizados na penumbra", diz o texto.

Oficialmente, os sócios da empresa são Honigman, o empresário Sandro Rosell (atual presidente do Barcelona e ex-presidente da Nike no Brasil) e Vanessa Almeida Precht (ex-secretária do mandatário do Barça). Os dois primeiros são amigos próximos de Teixeira. "Cláudio me disse que os três eram sócios da Brasil 100%. Sandro e Cláudio iam sempre até Ricardo para mostrar os projetos. Eu estava presente nisto", revelou Nathalie à reportagem.

"Era muito comum, todos sabíamos que os três eram sócios. Inclusive juntos fizeram o projeto de como seria o logo da empresa. Nosso motorista ia constantemente à residência de Ricardo Teixeira para deixar todo tipo de documento relacionado à empresa. O interessante é que tudo é claro como água, mas por razões óbvias ninguém abre a boca com o que sabe", diz Nathalie. "Recordo de perguntar para os outros (sobre a condição oculta do sócio), mas Cláudio me disse que não poderiam sair como donos. Isso era muito claro, inclusive no círculo de amigos que não tinham nada a ver com futebol."

A reportagem da Revista ESPN tentou ouvir Ricardo Teixeira a respeito das declarações de Nathalie, mas o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, afirmou que o dirigente "não vai se pronunciar sobre isso se não existe nenhum documento oficial sobre o assunto".

A existência do possível "sócio oculto" já foi abordada na Justiça, diz a reportagem. No dia 13 de junho de 2010, o ex-contador da Brasil 100% Marketing, Jason de Oliveira Lima, convocado a depor no processo de separação de Nathalie e Honigman, foi questionado sobre a participação de Ricardo Teixeira na empresa. O processo corre em segredo de Justiça na 1ª Vara de Família da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O contador foi procurado pela Revista ESPN e disse que "por uma questão de ética profissional, não fala sobre seus clientes", concluindo ainda que fale "somente sobre quem está oficialmente no contrato social da empresa". Entretanto, ele confirma que foi questionado em depoimento sobre a participação do presidente da CBF.

A reportagem de Lúcio de Castro ainda mostra que, em 2002, a Brasil 100% Marketing muda a objeto social de "atividades esportivas não especificadas" para "casa de festas e eventos". Em 4 de julho de 2008, a empresa passa por uma grande mudança e se transforma em sociedade anônima. As cotas dos proprietários são transformadas em ações ­ as cinco mil cotas de Honigman viram cinco mil ações ordinárias, Rosell prossegue com 4.999 ações, e Vanessa Precht com uma, em um total social de dez mil ações.

Apenas alguns dias antes de a Brasil 100% se transformar em sociedade anônima, é criada no Rio de Janeiro uma outra empresa, a Ailanto Marketing, em 29 de maio de 2008. Dos três sócios oficiais da Brasil 100%, apenas Rosell e Vanessa aparecem oficialmente na nova empresa, com sede no endereço residencial de Vanessa, no Leblon. A saída de Cláudio tem uma razão de ser, segundo Nathalie. "Cláudio é judeu. Muitas vezes escutei a conversa entre eles de que muitos dos negócios eram com árabes, e que a presença de Cláudio poderia ser prejudicial", afirma a ex-mulher do economista.

O fato é que, cinco meses após sua criação, a Ailanto já intermediava o amistoso entre Brasil e Portugal, em Brasília, em novembro de 2008. A empresa que detém o contrato de exploração dos amistosos da seleção é a International Sports Events (ISE), parte do conglomerado Dallah Albaraka, do xeique Saleh Kamel. Segundo a reportagem, a organização de Brasil x Portugal "transformou-se num jogo de esconde, com sucessivas transferências dos direitos do amistoso" e "sempre tendo como beneficiários os mesmos personagens" em "uma verdadeira ciranda", explicada com riqueza de detalhes por Lúcio de Castro na edição deste mês da Revista ESPN.

O amistoso entre Brasil e Portugal continua rendendo. O Ministério Público do Distrito Federal solicitou a devolução de R$ 9 milhões pagos pelo governo do DF para a Ailanto. A reportagem ainda lembra que, durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, o trio Teixeira, Rosell e Honigman estava permanentemente junto. Para entender essa ciranda milionária, é só correr às bancas e ler a reportagem completa de Lúcio de Castro.

Fonte: espn.com.br. Foto:

Tradução: Roberto Queiroz de Andrade e Roberto Queiroz de Andrade Junior.

The friendly match between Brazil and Portugal keeps alive. The Federal District Public Prosecutor requested the return of $ 9 million paid by the government of the DF for Ailanto.

The controversial Brazilian national team's friendly with Portugal on November 19, 2008, subject to investigations and allegations involving his organization, has its origin in an enterprise in which the president of the Brazilian Football Confederation (CBF) and the Local Organising Committee ( COL) of World Cup 2014, Ricardo Teixeira, would be more than a strong sponsor. The hat would be a kind of "silent partner" of Brazil 100% Marketing, CBF partner on several occasions, according to ESPN the Magazine says Nathalie Peackock, former wife of a partner agency, the economist Claudio Honigman.

In a report signed by the ESPN commentator and blogger ESPN.com.br Lucio de Castro in the September issue of ESPN Magazine, the plot involving the friendly game against the Portuguese and the shady dealings between the CBF and the agency is "worthy of
a dime "and" all the ingredients: power, money and business conducted in the shadows, "it said.

Officially, the company's partners are Honigman, the entrepreneur Sandro Rosell (Barcelona's current president and former president of Nike in Brazil) and Vanessa Almeida Precht (former secretary of the trustee of the Barça).
The first two are close friends of Teixeira."Claudio said that the three were members of Brazil 100%. Sandro and Claudio Ricardo always went up to show the projects. I was present in it," said Nathalie to the entry.

"It was very common; we all knew that the three were partners. Even together, made the project as would be the company logo. Our driver was constantly on the residence of Ricardo Teixeira to make all kinds of documents related to the company. The interesting thing is that everything
is crystal clear, but for obvious reasons no one opens his mouth with what you know, "says Nathalie. "I remember asking for others (on the condition of the hidden partner), but Claudio told me he could not leave as owners. It was very clear, even in the circle of friends who had nothing to do with football."

The magazine ESPN report tried to listen the Ricardo Teixeira about Nathalie statements, but the communications director of the CBF, Rodrigo Paiva said the ruling "will not rule on this if there is no official document on the subject."

The possible existence of "silent partner" has already been addressed in court, the report said.
On June 13, 2010, the former accountant of Brazil 100% Marketing, Jason de Oliveira Lima, summoned to testify in the process of separation of Nathalie and Honigman, was asked to participate in the company of Ricardo Teixeira. The process runs in secret on the 1st of Justice Family Court of Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. The counter was approached by ESPN magazine and said that "as a matter of professional ethics, not about their customers," further concluding that talk "only about who is officially in the social contract of the company." However, he confirmed that was asked in testimony on the participation of the president of CBF.

The report by Lucio Castro also shows that in 2002, Brazil 100% Marketing changes the corporate purpose of "sporting activities not specified" to "house parties and events."
On July 4, 2008, the company undergoes a major change and is transformed into a corporation. The owners of the shares are converted into shares ¬ the five thousand shares of Honigman saw five thousand shares, 4,999 shares proceeds with Rosell, and Vanessa with a Precht, a total of ten thousand social actions.

Just days before Brazil 100% turn into a corporation, is created in Rio de Janeiro another company, Ailanto Marketing in May 29, 2008.
Of the three official partners of Brazil 100%, only Rosell and Vanessa appear officially in the new company, based in Vanessa's home address, in Leblon. The output of Claudius has a reason to be, according to Nathalie. "Claudio is a Jew. Many times I heard the conversation between them that many of the deals were with the Arabs, and that the presence of Claudius could be harmful," says the former wife of the economist.

The fact is that five months after its creation, has brokered the Ailanto friendly between Brazil and Portugal in Brasilia in November 2008.
The company that holds the contract for the exploitation of the friendly selection is the International Sports Events (ISE), part of the conglomerate Dallah Albaraka, the Sheikh Saleh Kamel. According to the report, the organization of Brazil vs. Portugal "has become a game of hide and seek, with successive transfers of rights-friendly" and "always having the same characters as beneficiaries" in "a real funky chicken," explained in great detail by Lucio Castro in the current issue of ESPN Magazine.

The friendly match between Brazil and Portugal keeps giving.
The Federal District Public Prosecutor requested the return of $ 9 million paid by the government of the DF for Ailanto. The article also notes that, during the World Cup 2006 in Germany, the trio Teixeira, Rosell and Honigman was always together. To understand this maelstrom millionaire, just run to the newsstand and read the full story of Lucio Castro.


Source: espn.com.br.
Photo:
Translation: Roberto Queiroz de Andrade and
Roberto Queiroz de Andrade Junior.

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