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6 de dezembro de 2011

FGV e FIFA se unem para ensinar “negócio do esporte” / FGV and FIFA unite to teach "business of sports".

Parceria tem como meta suprir a demanda por profissionalização em gestão, marketing e direito no esporte.

São Paulo - O esporte nas redes sociais, uma parceria inédita da FGV com a FIFA e um emocionante encontro com Zagallo e João Havelange marcaram o segundo dia da e Claudia Penteado e Claudia Penteado, maior evento de negócios de futebol do mundo, realizado, entre esta segunda (28) e terça-feira (29) no Hotel SOFITEL e no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Membros da FGV (Fundação Getúlio Vargas) falaram da parceria com a FIFA para a Copa do Mundo de 2014 e do projeto em gestão, marketing e direito no esporte.

Sravros Xanthopoylos, diretor executivo online da FGV, abordou a demanda por cursos profissionalizantes relacionados ao esporte que resultou na parceria com a entidade maior do futebol mundial. O Brasil, por meio da instituição de ensino, é o 14º parceiro da FIFA na Copa de 2014.

“O brasileiro tem enorme interesse no esporte e a demanda por profissionalização em gestão esportiva tem crescido consideravelmente, como vemos na FGV. Nossa parceria com a FIFA para a Copa de 2014 é a prova dessa demanda”, disse o executivo.

Ricardo Trade, coordenador para o Brasil do CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte), abordou o projeto online realizado junto com a FGV, que envolve capacitação em gestão esportiva e o interesse social.

O programa envolve aperfeiçoamento das governanças e interessados na área esportiva, incluindo confederações, federações, associações, clubes, atletas, mídia e ONGs. “Manteremos o padrão de qualidade internacional.

As disciplinas terão uma visão geral da indústria do esporte e a participação em rede será altamente qualificada. “Para ser um gestor na área esportiva, é preciso não se limitar a cursos de marketing esportivo, é preciso avançar em áreas como administração, direito e outras”, disse Trade.

No workshop sobre redes sociais, que reuniu Guilherme Santa Rosa, COO (Chief Operating Officer) da MOWA; e Nigel Tatlock, CEO da Atlas Premium Brands, ficou a mensagem que de fato o torcedor torna-se cada vez mais multi-plataforma no consumo de esportes e que a melhor estratégia para as marcas será desenvolver projetos que abranjam todas as redes sociais possíveis.

Tatlock destacou que os próprios clubes são redes sociais por excelência e aproveitou para vender um produto da própria Atlas, chamado “Second Screen”, ferramenta que permite aos fãs assistirem a seus jogos favoritos e acessarem de um só lugar todas as redes sociais, além de interagirem com conteúdos exclusivos sobre o jogo que estão assistindo.

Santa Rosa também vendeu seu peixe: uma plataforma que permite a criação de aplicativos pelo próprio usuário sobre o tema que ele quiser – pessoal, de um time, um game, uma empresa. A ferramenta, intitulada “Universo”, permite a criação gratuita de aplicativos móveis para mais de cinco mil modelos de celulares.

Santa Rosa não está muito otimista com as perspectivas de boa conexão à rede via celulares e outros devices na Copa do Brasil em 2014, lembrando que na África do Sul também houve problemas.

O executivo sugere às marcas que não querem sofrer tanto com o “ambush marketing” – em que não patrocinadoras se apropriam do evento com agressivas estratégias nas redes sociais – que se mobilizem desde já com estratégias competentes, com forte ativação e engajamento das pessoas.

“Esta é uma indústria repleta de propriedades e o maior problema é quando grandes marcas não patrocinadoras realizam estratégias para aparecer mais do que as patrocinadoras.

“O jeito é usar todas as ferramentas ao alcance de quem patrocina como ativos de imagem acesso a jogadores e todo um arsenal que só tem quem pagou”, diz Santa Rosa.

Pois é pessoal, já podemos chamar isso de um “legado” da Copa do Mundo, sem esse evento, o Brasil certamente não teria esta parceria, pelo menos agora.

Fonte: ESPN.com. Foto: Divulgação.

Comentário: Roberto Queiroz. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto Queiroz Junior.

Partnership aims to meet the demand for professionalism in management, marketing and law in the sport.

São Paulo - The sports social network, a unique partnership with FIFA and FGV and an exciting meeting with Joao Havelange, Zagallo and Claudia Penteado marked the second day of the largest business event in the football world, held between the Monday (28th) and Tuesday (29) in the SOFITEL at Copacabana Fort in Rio de Janeiro.

Members of the FGV (Getulio Vargas Foundation) spoke of the partnership with FIFA for the World Cup 2014 and the project management, marketing and law in the sport.

Sravros Xanthopoylos, CEO of online FGV, addressed the demand for professional courses related to the sport that resulted in partnership with the larger entity of world football. Brazil, through the educational institution, is the 14th partner of the FIFA World Cup in 2014.

"The Brazilian have a strong interest in the sport and the demand for professionalism in sports management has grown considerably, as shown in FGV. Our partnership with FIFA for World Cup 2014 is proof of that demand," he said.

Ricardo Trade, coordinator for Brazil's CIES (International Centre for Sports Studies), addressed the online project conducted with the FGV, which involves training in sports management and social interest.

The program involves improving governance and interested in sports, including confederations, federations, associations, clubs, athletes, media and NGOs "We will maintain the international quality standard.

The subjects will have an overview of the sports industry and participation in the network will be highly qualified. "To be a manager in sports, you need not be limited to courses in sports marketing, you need to move forward in areas such as business, law and others," said Trade.

In the workshop on social networks, which met William Santa Rosa, Chief Operating Officer (COO) of Mowa, and Nigel Tatlock, CEO of Atlas Premium Brands, was the message that in fact the fan becomes increasingly multi-platform consumption sports and the best strategy for brands is to develop projects that cover all possible social networks.

Tatlock said that the clubs themselves are networks of excellence and took to sell a product of the atlas, called "Second Screen" tool that allows fans to watch their favorite games and access in one place all social networks, and interact with exclusive content about the game they are watching.

Santa Rosa also sold their fish: a platform for creating applications for its customers on the topic that he wants to - personnel, a team, one game, one company. The tool, entitled "Universe", allows the creation of free mobile applications for more than five thousand phone models.

Santa Rosa is not very optimistic about the prospects for a good connection to the network via mobile phones and other devices in the Brazil Cup in 2014, noting that in South Africa there were problems.

The executive suggested that the marks do not want to suffer so much with the "ambush marketing" - it does not take ownership of the event sponsors with aggressive strategies in social networks - to mobilize already competent with strategies, with strong activation and engagement of people.

"This is an industry full of properties and the biggest problem is when big brands do not perform sponsoring strategies appearing more than the sponsors.

"The way is to use every tool available to anybody with sponsors such as image assets, and all players access to an arsenal that only those who have paid," says Santa Rosa.

Well people, now we can call this a "legacy" of the World Cup, without this event the Brazil certainly would not have this partnership.

Source: ESPN.com. Photo: Disclosure.
Comment: Roberto Queiroz.
Translation: Roberto Queiroz and Roberto Queiroz Junior.

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