Páginas

8 de agosto de 2014

STF manda soltar diretor da MATCH acusado de venda ilegal de ingressos da Copa


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira a libertação de Raymond Whelan, diretor da MATCH, empresa ligada à FIFA, acusado de envolvimento em um esquema ilegal de venda de ingressos durante a Copa do Mundo realizada até o mês passado no Brasil.

Em sua decisão, Marco Aurélio afirmou que a prisão, preventiva a que Whelan estava submetido, não se justifica, já que ainda não está provada a culpa do executivo. Para o ministro, o fato de Whelan ser estrangeiro também não é motivo para mantê-lo preso, já que ele entregou seu passaporte à Justiça.
"Imputação, simples imputação, não respalda a preventiva", escreveu Marco Aurélio em sua decisão.

Whelan foi preso no dia 7 de julho acusado de atuar como facilitador em um esquema ilegal de venda de ingressos da Copa do Mundo que, segundo a polícia, já atuou em outros Mundiais e pretendia arrecadar cerca de 200 milhões com a venda ilegal de ingressos durante a Copa no Brasil.

O diretor da MATCH, principal fornecedora de pacotes de viagem para o Mundial, chegou a receber liberdade provisória da Justiça e foi solto após o pagamento de fiança. Ele, no entanto, teve novamente a prisão decretada no dia 10 de julho e, após a polícia não encontrá-lo no Copacabana Palace, hotel em que estava hospedado, chegou a ser considerado foragido.

Depois de negociações com os advogados de defesa, o executivo se entregou à polícia. Ele está detido no complexo de presídios de Bangu e deve ser solto nas próximas horas.

Vá entender o nosso sistema judiciário, suas Leis e suas nuances. A PF prende e o Judiciário solta, e isto não é somente no âmbito do futebol, isto é em todo o território nacional, por exemplo, no Norte deste País qualquer pessoa sabe quanto custa um Alvará de soltura de um criminoso, resta saber se esta situação se aplica no STF também.

De uma coisa eu sei, a simples imputação não torna ninguém criminoso, resta saber então se nossa Policia Federal sabe o que está fazendo e se tem provas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário