Páginas

19 de junho de 2009

IDADE LIMITE PARA CONTRATAÇÕES.

Agora no Futebol Mundial há um movimento baseado em estatísticas para não se contratar mais jogadores que completaram 28 anos. É, os clubes lá fora estão cada vez mais olhando “números” que dêem suporte ao balancete positivo da instituição.

O Brasil como principal celeiro de jogadores e até porque não dizer “formador” de atleta profissional de futebol. Tem que olhar para estes números, para estes dados de gente que está na frente de nosso futebol administrado “amadoramente”.

Enquanto na Europa se trabalha com estatísticas, números, arenas “multi uso” com shows, restaurantes, bares, museu, logísticas da web, altos patrocínios, interagem com bancos, cartões de crédito do Clube, agencias de turismo, hotéis, produtos com a marca do Clube os mais diferenciados possíveis, marketing, sócios, promoções com os atletas, vendas de ingressos para toda a temporada antecipada, etc. Aqui no Brasil, os Dirigentes dos Clubes esperam pela TV., e seus direitos de transmissão, alguma promoção do “GOVERNO” TODOS COM A NOTA, e só, não tem um departamento na instituição dirigidas por profissionais para procurar nichos de mercado, promover o clube, os atletas, visualizar números para fechamento de patrocínios no uniforme e até mesmo um melhor “contrato” de material usado, promoções para aumentar seus quadros sociais e outros.

Por exemplo:

Uma escola formadora de atletas de bom nível e até de alguns diferenciados, que possam vir a ser um patrimônio e também uma fonte de divisas. O que se vê é uma atitude de total descaso com as divisões de base, pessoas e os próprios departamentos em completo abandono, ferindo as determinações e até orientações da FIFA em se ter uma condição que apóie, ajude, e forme o garoto de hoje e o atleta de amanhã e em conseqüência disso o próprio Clube venha a ter “lucros” com esta atividade.

Qual o Clube em nosso Estado que têm em suas instalações “formadoras” de atletas, estas instalações, refeitório industrial com cozinha e padaria, dormitório que aloje além de seu próprio staff, os garotos, sala de musculação completa, departamento médico e odontológico (com pessoal especializado trabalhando diuturnamente), seu próprio meio de transporte, Nutricionista, Fisiologista, Preparador Físico, Técnico com Curso para formação desta garotada, salas de aula ou até mesmo Escola didática para aproveitar o tempo do jovem, Psicólogo, Professores de Línguas e até fonoaudióloga, auditório para Convenção e Palestras, mantém em seu quadro de funcionários, pessoas como ex-juízes para ensinarem o futuro jogador as regras do jogo, seu comportamento dentro de campo e até (para não acontecer o que se registrou com o time do Corinthians na Espanha, recentemente), pessoas que ajudem a ensinar maneiras e educação.

Isto é o que se chama “Departamento Formador”, que infelizmente, muitos vão classificar de utópicos e inatingíveis. Pode até ser, enquanto tivermos outros profissionais em seu “spare time” atuando como Profissionais de Futebol, na direção dos Clubes Profissionais de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário