Páginas

19 de junho de 2009

O COMENTARISTA DE FUTEBOL E SEUS COMENTÁRIOS

Atualmente se escuta nos rádios um novo “comentarista”, aquele que tem uma “Bola de Cristal” critica o Técnico, fala o que se deveria fazer no campo, quer escalar o jogador, querendo adivinhar o que vai acontecer no jogo. Faz comentários “jocosos” e até pernóstico com este ou aquele Técnico. Tenta manchar sua carreira, fala coisas que se tivesse ética, não falaria. E QUE ACIMA DE TUDO ACHA QUE NUNCA ESTAMOS BEM.

Vejam os comentários do plim plim, a narração, parece que a todo momento os jogadores tem que provar que sabem jogar, que o técnico que ali está não sabe o que fazer e por mais títulos e gols que se faz, ou foi sorte ou foi porque o oponente não jogou nada. Gente, temos o melhor futebol do mundo e estamos caminhando para voltar a ser o Número 1 do Ranking Mundial.

Hoje é difícil termos “comentaristas” como os que militavam em nosso futebol nas décadas passadas. Infelizmente o que se vê são jovens impetuosos nas palavras que pronunciaram ontem e rápidas para mudarem no comentário de hoje. Não vão aos clubes para saberem o que se passa com os atletas, não vivenciam o dia a dia dos treinamentos, ficam em seus estúdios escutando os seus “pares” com informações muitas vezes alteradas para trazer atenção ou formar opinião.

O que interessa hoje é somente sensacionalismo, alardear uma “bomba” para ter números do Ibope de audiência e assim permanecer no cargo. Não se faz o que se gosta e o que se tem conhecimento, tudo é uma questão de dinheiro, de “status”, você tem que chegar à rádio de Captiva ou outro carrão que chame a atenção e ainda fica alardeando a marca do automóvel, é uma tristeza, aliás, é uma vergonha.

Antigamente o comentarista falava o que se passou na cancha, como o time jogou, como os jogadores atuaram. Sem, no entanto falar que o Técnico, mudou errado ou que deveria mudar assim ou assado, jogando até a torcida contra os jogadores e a própria comissão técnica, promovendo até a própria “violência”.

Vemos pessoas da mídia envolvidas com “empresários”, com empresas, tendo que vender seu próprio “programa” para continuar no ar, é uma vergonha. Quando se quer promover uma contratação ou até mesmo uma demissão, se arranja alguém “pago”, para soltar nos microfones o que se quer, manipulando ou criando situações.

Vamos “Profissionalizar” o nosso futebol, deixar as safadezas fora do nosso futebol, tão maltratado, tão amador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário