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12 de junho de 2009

PATROCINIOS

O Manchester United assinou recentemente um novo contrato de patrocínio para as camisas do clube. O novo acordo assinado com a empresa financeira Aon Corporation, irá substituir a AIG atual patrocinadora do clube a partir da temporada de 2010/2011 e terá a duração de 4 anos. O contrato terá o valor total de 92 milhões de Euros, ou seja, 23 milhões de Euros por temporada o que corresponde a aproximadamente 69 milhões de Reais por ano e/ou 272 milhões de reais neste período.

Com este contrato o Manchester United aumenta consideravelmente o contrato anterior assinado com a AIG, que tinha um valor total de 65,5 milhões de Euros (ao câmbio atual), 16,3 milhões por ano, ou seja, 48.900 milhões de reais por ano. Desta forma o United também ultrapassa o contrato de patrocínio nas camisas do seu concorrente mais direto neste gênero de patrocínio, o Bayern de Munique, que tem em vigor com a T-Home um contrato no valor de 79 milhões de Euros por 4 temporadas, cerca de 19,7 milhões de Euros por ano, ou seja, 59.100 milhões de reais por ano.

Juntamente com Mancheter United e Bayern de Munique, está o Schalke 04 que com o contrato efetuado com a Gazprom, alcança os 20,8 milhões de Euros anuais, mantendo a sua posição neste restrito grupo dos melhores contratos de patrocínio nas camisas. Já bem atrás na lista encontram-se o Chelsea, Arsenal, Tottenham, Ajax e Milan, com valores entre os 10 e os 15 milhões de Euros por temporada.

Então há de se entender o porquê destas contratações milionárias dos Clubes na Europa, aqui no Brasil faz até vergonha falar em números, que no meu entender, em boa parte se deve ao total desconhecimento de números que mostrem o valor real de retorno aos Clubes, na mídia (porque os fabricantes que são multi nacionais sabem disso) e devem é achar muita graça quando fecham os acordos no nosso País.

Aliás, como o fazem os Clubes europeus quando vem aqui e levam nossos, melhores jogadores a preço de bananas. Temos recentes declarações na mídia provando isto.

Está na hora dos Clubes começarem a entender que quando contrata um “expert” nesta questão, ele não irá tirar o seu pagamento do Clube, mas sim, dos benefícios e rendimentos que seu serviço irá trazer aos cofres destas entidades.

É aquela velha retórica, o custo é compensado pelo benefício e como é compensado, só depende de se mudar de atitude de se olhar para o futuro, de se aprender com quem sabe, de mudar seguindo o exemplo daqueles que já o fizeram.

Recém estava conversando com um Presidente de um dos melhores clubes do Futebol Brasileiro e falei sobre isto, porque não ter alguém “profissional” para tomar conta destas contratações e transferências (temporárias ou permanentes, mas sempre com a aprovação do Conselho) do Departamento Marketing, etc., e o que ouvi foi o seguinte,

“Meus Diretores fazem isto de graça”.....porque iria Eu pagar por isto!!!

Quero dizer que, sobre fatos não existem argumentos, mas neste caso não existe argumento porque ainda não se tentou fazer. E voltamos àquela velha questão, o Futebol Brasileiro é Profissional? Como, se os próprios Dirigentes são todos amadores, todos têm seus próprios empregos e suas próprias empresas, etc., e fazem este trabalho para o Clube em seu “spare time”, tentem fazer isto nas suas próprias empresas, nos seus próprios trabalhos, para verem os resultados.

Certamente que QUEBRARIAM TODOS e sem exceção.

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