Páginas

30 de novembro de 2009

Audi adquire 9% do Bayern de Munique.


Nos últimos anos o mundo dos negócios do futebol tem sido dominado pela compra e venda de clubes e pela constante mudança de mãos das ações/quotas das sociedades desportivas. Estes negócios têm sido efetuados na sua grande maioria por grandes empresários e/ou através das suas respectivas holdings.

No entanto algo está mudando na indústria do futebol e desta vez a mudança vem da Bundesliga, através do Bayern de Munique.

A construtora de automóveis Alemã Audi, adquiriu na semana passada 9.09% do Bayern de Munique, através da compra de 2.5 milhões de ações do clube por cerca de 90 milhões de Euros. Este valor irá ser pago em três fases, entre Março de 2010 e Julho de 2011. Os responsáveis da Audi pretendem desta forma reforçar as presenças globais, tanto da empresa como do clube.

Lembramos que a empresa de material esportivo Adidas (Adidas-Salomon AG) é a principal acionista do clube, detendo 10% do seu capital, pelo qual pagou cerca de 75milhões de Euros. No entanto só um clube com resultados esportivos constantes e financeiramente lucrativo consegue atrair empresas/investidores de dimensão mundial como são os casos da Adidas, da Audi, da Allianz e da Deutsche Telekom.

Com a alienação de 19% do seu capital o clube conseguiu gerar 165 milhões de Euros, realizando excelentes negócios, planejando receitas futuras, sem colocar em causa a maioria do capital.

Numa semana em que o Bayern já tinha assinado um dos maiores contratos de patrocínio nas camisas com a Deutsche Telekom no valor de 25 milhões de Euros anuais, o clube Bávaro consegue uma injeção de capital, que embora não necessitasse, serve para consolidar ainda mais a sua presença na indústria do futebol como um dos maiores e mais promissores clube europeu e mundial.

O Bayern é atualmente e segundo os dados da Deloitte de 07/08 o 4º clube com as maiores receitas do mundo gerando 295,3 milhões de Euros anuais, atrás de Real Madrid, Manchester United e FC Barcelona, mas com a consistente política de gestão levada a cabo pelos seus dirigentes, consegue todos os anos manter uma equipe de futebol competitiva sem cometer loucuras, o que a breve prazo levará o clube a uma das 3 posições do ranking de receitas mundial.
Fonte: Futebol Finance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário