Páginas

17 de setembro de 2014

Zico terá desafio de desenvolver futebol na Índia



Zico chegou ontem à Índia. No desembarque ganhou até um colar típico do país onde vivem mais de um bilhão de habitantes, a maioria praticantes ou fãs de críquete e badminton, esportes herdados dos colonizadores ingleses. O Galinho de Quintino chega por lá com a missão de popularizar o futebol. Não será a primeira vez que enfrentará tal desafio. 

Quando foi ao Japão, no início dos anos 90, o país asiático mantinha com o esporte uma intimidade similar a dos brasileiros com o sumô. Mas os anos no Kashima Antlers fizeram de Zico quase um Deus na terra do sol nascente. Antes dele, a seleção japonesa jamais havia disputado uma Copa do Mundo. Após sua passagem, já foram quatro participações, sendo a primeira em 1998, poucos anos depois de Zico ter encerrado sua carreira profissional no Kashima.

Zico foi recebido com festa na Índia, onde comandará o Goa F.C. Foto: Divulgação

Os indianos acreditam que o eterno ídolo rubro-negro possa fazer o mesmo pelo país do curry e dos marajás. Zico será técnico e gerente do Goa F.C, uma das oito equipes da nova Indian Super League, que em 2014 terá sua primeira edição. O torneio já nasce com um valor de mercado estimado em um US$ 1 bilhão. Nada mau para um campeonato iniciante. 


A Federação local entregou a organização da liga à gigante americana IMG Wordwilde, uma das maiores empresas de entretenimento e esportes do planeta. Como tudo na Índia é superlativo, mesmo não sendo dos mais populares, calcula-se que a audiência do futebol atinja a marca de 200 milhões de espectadores.

No momento, a Índia ocupa a 150ª posição no ranking FIFA de seleções. O país jamais disputou uma Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário