Páginas

9 de abril de 2015

Patrocínio da Crefisa a árbitros do Paulista é ilegal.

© Rodrigo Corsi/FPF Camisa que será usada pela artitragem na fase final do Paulistão.


Nesta quinta-feira, a FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou que a operadora de crédito Crefisa irá patrocinar os árbitros do Paulistão na fase de mata-matas, pagando assim as despesas. O problema é que, segundo o estatuto da FIFA, isso é ilegal.
De acordo com o Regulamento de Organização de Arbitragem da entidade máxima do futebol, é permitido a exibição de marcas nas camisas dos juízes. No entanto, apenas se não houver conflito de interesses.
"Anúncios de patrocinadores nas camisas de árbitros serão permitidos somente se não criarem conflitos de interesses com nenhum dos times participantes. Caso isso aconteça, o árbitro não deve utilizar nenhum anúncio na camisa", diz trecho do artigo 15 do regulamento.
Além disso, a entidade máxima só permite que patrocinadores sejam expostos nas mangas das camisas dos juízes. No caso, a marca da Crefisa seria colocada na frente o uniforme, o que também não entre em acordo com o artigo 15.
"A publicidade é permitida somente nas mangas das camisetas [...]. A parte dianteira da camisa é reservada apenas para escudos oficiais e emblema da associação membra, e não deve ter nenhum tipo de publicidade. É proibido também colocar publicidade na parte dorsal da camisa", escreve a organização.
Além disso, a FIFA veta marcas de cigarros, bebidas alcóolicas e cassinos nos uniformes dos árbitros, assim como slogans políticos ou religiosos.
ESPN.com.br entrou em contato com o departamento de marketing da FPF, que informou que a Federação irá se posicionar sobre a situação por meio de comunicado a ser divulgado mais tarde por sua assessoria de imprensa.
O presidente da comissão de arbitragem, Coronel Marcos Marinho, no entanto, entende a situação de forma diferente e diz que não vai voltar atrás.
"Não tem nada a ver. Isso não importa. Não importa que eles sejam patrocinadores do Palmeiras também. Eu confio nos meus árbitros e isso não vai prejudicar em nada as decisões. Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra", disse, em contato com a reportagem.
"A FIFA manda e organiza os campeonatos dela. A Federação Paulista tem seu próprio regulamento, seu próprio jeito de agir e suas próprias regras. A FIFA faz o que quiser com os campeonatos dela, com os da Federação Paulista é a gente que resolve. Não vamos voltar atrás, não há nenhuma possibilidade", completou.
ESPN.com.br também entrou em contato com a Crefisa e, que informou, por e-mail, que a operadora de crédito "não se manifestará a esse respeito".
*colaboraram Camila Mattoso e Antônio Strini, do ESPN.com.br
E agora.......  A FIFA continua sua jornada nas estrelas, faz o que quer e como quer, e depois ainda quer ter autoridade para dizer o que é legal ou ilegal. Estamos vendo que esta administração atual do órgão que deveria ser o máximo no futebol, chega desmoralizada e sem prestigio, vamos ver se o tal José ainda irá se manter neste cargo por mais um mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário