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31 de julho de 2009

COMO AUMENTAR AS RECEITAS DOS CLUBES NO BRASIL.

Voltamos a abordar o tema das novas e inovadoras alternativas de marketing e publicidade que os clubes podem programar com o objetivo de maximizar as suas receitas. Iniciamos no mês passado este assunto (ver artigo), como forma a encontrar alternativas às normais receitas de marketing e publicidade dos clubes. Embora alguns dos métodos já estejam a ser utilizados em vários países, hoje trazemos exemplos concretos com os respectivos valores dos contratos, para termos uma idéia de quanto poderá um clube obter com a venda de alguns direitos de publicidade.

Bebida Oficial
O Glasgow Rangers da Escócia elegeu no principio do ano a Coca-Cola como a sua bebida oficial. O contrato com a marca de refrigerantes Americana tem a duração de 3 anos pela qual o clube irá receber 2,1 milhões de Euros, cerca de 720 mil Euros ano. Os adeptos do clube têm acesso a uma série de promoções e iniciativas da marca, por forma a promover o produto junto dos adeptos. A Coca-Cola terá também direito a anunciar o seu produto nos placares do estádio do clube.

Agência de Viagens Oficial
É já vários os clubes com contratos assinados com agências de viagens disponibilizando deslocações a preços mais acessíveis, tanto aos seus adeptos para assistirem aos jogos fora, como nas deslocações da equipa e staff ao estrangeiro. A Thomas Cook é uma das agencias mais em voga entre os clubes da
Premier League, o último contrato que assinado com o Chelsea tem a duração de 4 temporadas, com o clube de Londres a garantir 6,6 milhões de Euros pela venda produto, ou seja, cerca de 1,6 milhões de Euros ano.

Carro Oficial
O Hertha BSC da Alemanha elegeu a Audi como o carro oficial do clube. O contrato com o construtor Alemão prevê o fornecimento de veículos a todos os jogadores do plantel, bem como a exposição da marca dentro do estádio do clube. Com este negócio a Audi pagará ao Hertha um total de 6,4 milhões de Euros nos próximos 3 anos, cerca de 2,1 milhões de Euros ano.

E assim teremos apenas uma idéia do muito que podemos fazer para aumentar as fontes de rendas dos clubes brasileiros. Mas que infelizmente não dispõem de departamentos de marketing especifico como funcionários permanentes dos clubes e profissionais do ramo, com capacidade provada, mas sim departamentos dirigidos por amigos da diretoria, pessoas ilustres, outras que tem apenas idéias ou são somente puxa sacos, filhos de ilustres, filhos de políticos, pessoas de famílias bem conhecidas nos clubes, etc., e etc.

Tudo é feito de conformidade para se instalar uma cadeia no clube que não vá de encontro a atual gestão administrativa, para que há mesma não venha a ter dissidência em sua gestão e que possa se perpetuar. Aquela pessoa que por algum motivo foi indicado para assumir a presidência de um Clube, por conchaves ou amizades e depois que entra não quer mais sair e se achando no direito de saquear o clube, no bom sentido; entenda-se; incompetência; e no mal sentido; entenda-se; falcatruas. E ainda tem aqueles que usam a associação para alcançarem melhores posições em governos, etc., ou até mesmo, para entrarem na política. Estamos cansados de ver isto, desde o tempo de nossas avós.

Mas voltando ao que realmente gostaria de falar, que é o aumento das condições de criar mais receitas para o clube, além das rendas atuais, como as da mensalidade do quadro de sócios e das ajudas de venda dos direitos de imagem e outras poucas maneiras de captar rendimentos. Temos condição de aumentar consideravelmente estas receitas, so depende da competência do dirigente, que vem com sua profissionalização no cargo.

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