Páginas

12 de maio de 2010

CATAR LANÇA ARENAS A CANDIDATURA À COPA DE 2022.


O Catar, país árabe localizado às margens do Golfo Pérsico e conhecido pela pujança arquitetônica da capital Doha, apresentou no final de abril os cinco estádios que serão a ponta de lança da sua candidatura à Copa de 2022.

O visual das arenas Al-Khor, Al-Shamal, Al-Wakrah, Al-Rayyan e Al-Gharafa tudo carbono-zero, garantem os organizadores– tentam reproduzir ao pé da letra o slogan de campanha do Catar para a Copa, “expect amazing" (algo como “espere o inacreditável”).

Com as marcas da arquitetura simbólica de Dubai, emirado vizinho ao Catar, o estádio Al-Khor reproduz o formato espiralado de uma concha, enquanto o Al-Shamal se inspira no casco de madeira do “dhow”, barco de pesca tradicional do país. Já a fachada do Al-Gharafa, uma das principais atrações da candidatura, será envolvida por fitas coloridas que representam a tolerância, a amizade e o respeito disseminados pela Copa do Mundo, segundo os organizadores.

O projeto do Al-Rayyan deixa de lado as referências mais tradicionais e propõem uma “fachada de mídia” high-tech, ao estilo de um de outdoor digital. Uma membrana envolverá a estrutura do estádio permitindo a projeção de notícias e jogos da competição. O estádio Al-Wakrah, por sua vez, será a atração principal de um complexo esportivo-comercial com piscinas, SPA e um shopping Center.

Os cinco estádios terão capacidade inferior a 45 mil lugares e estruturas flexíveis que permitirão a retirada de assentos após a competição no Brasil, apenas o Verdão, de Cuiabá, terá estrutura semelhante para a Copa 2014. A candidatura do Qatar também promete arenas ambientalmente sustentáveis, com painéis fotovoltaicos que abastecerão de eletricidade o sistema de resfriamento dos edifícios, que não passará dos 27ºC.

Austrália, Bélgica/Holanda, Inglaterra, Japão, Rússia, Espanha/Portugal, Estados Unidos, Coreia do Sul e Indonésia concorrem com o Catar pelo direito de sediar a Copa de 2022. A FIFA anunciará o vencedor no dia 2 de dezembro, em Zurique, Suíça, junto com o anfitrião do Mundial de 2018.

Fonte: Portal da Copa 2014.

É de dar pena, sabermos que eles no Catar estão querendo ter uma Copa do Mundo em 2022 e já tem tudo planejado e o Brasil que CONSEGUIU, deveria estar orgulhoso e mostrando serviço, mas mal se mexe. O que fazer? O próprio Ministro dos Esportes está dando ultimato aos estados que apresentaram propostas e não fazem nada, plagiando o Boris Casoi, ISTO É UMA VERGONHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário