Páginas

1 de maio de 2010

GRAMADO TAMBÉM MERECE UM ESPECIALISTA.


É impressionante como ainda vemos hábitos errados, porém arraigados, na construção dos gramados esportivos, principalmente os de futebol. Solos argilosos, terra vegetal, manilhas porosas, material orgânico de procedência duvidosa, irrigação na ausência de sol quente etc., são alguns exemplos destes usos tão nefastos à qualidade dos gramados nacionais.

Ainda há leigos e até profissionais que trabalham para empresas, clubes, prefeituras e governos estaduais, utilizando materiais e hábitos inteiramente defasados em construção, reforma e manutenção de gramados de futebol.

Embora haja no Brasil profissional com expertise e know-how em gramados esportivos, o que vemos, via de regra, é a cópia de projetos e práticas inteiramente defasadas que não só contribuem para termos péssimos gramados, como prejudicam mesmo a qualidade geral dos mesmos. Tudo isto sob a desculpa do “menor custo” (licitações Municipais e estaduais).

Mas, na verdade, o que falta é profissionalismo e conhecimento de causa aos gestores/administradores de Estádios e Centros de Treinamentos na condução dos processos de construção reforma e manutenção dos campos de futebol, para que se obtenha o melhor custo (e não necessariamente o menor). Isso se dá porque há um viés político muito explícito, na ocupação desses cargos.

Projetos bem dimensionados, com materiais e práticas modernas de construção e manutenção, contribuem para a alta qualidade final de um gramado esportivo, bem como para sua durabilidade elevada, dentro dos modernos conceitos de sustentabilidade. E é atribuição do Engenheiro Agrônomo atuar nessa área, desde o projeto, até a manutenção do gramado.


Fonte: ARTUR MELO

Não tenho comentários e estou colocando este texto que corrobora com tudo que tenho falado e escrito aqui mesmo. Esta semana conversei com um dirigente que simplesmente falou, "jogador bom, joga em qualquer campo," uma máxima medíocre e insana, o atleta pode até tentar jogar, mais não terá a mesma qualidade nem rendimento o seu futebol e seria muito bom se isto representasse necessáriamente a verdade. Quem é Artur Melo, é Eng. Agrônomo e especialista em gramados, com vários trabalhos publicados e serviços prestados ao longo deste País é um especialista em gramados de campo de futebol, golfe, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário