1 de setembro de 2010
President LULA want more compesation for transference / Por êxodo, Lula quer compensação a clubes.
Homenageado pelo Clube dos 13 no Parque São Jorge, Lula fala de mudanças no futebol brasileiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, no Parque São Jorge, duas homenagens. A primeira delas veio do Corinthians, que o condecorou como o Torcedor do centenário. A outra, do Clube dos 13, a de Chanceler do Futebol Brasileiro.
Empolgado pela comemoração do aniversário de 100 anos do Corinthians, Lula falou da sua ligação com o clube do coração. Mais do que isso, explicou o porquê de, como presidente da República, envolver-se tanto no tema futebol. Confira abaixo os principais trechos do discurso :
HOMENAGENS
"É com muita alegria e satisfação que recebo esse título de chanceler do futebol. É um dia gratificante para mim, por estar na sede do Corinthians, numa festa do futebol brasileiro, onde dirigentes do esporte estão reconhecendo o trabalho de uma equipe que levou em conta a importância do futebol para a nossa economia e o que representa o futebol para o lazer e divertimento de milhões de brasileiros e brasileiras."
INTERESSE PELO FUTEBOL
"Entendemos que, ao invés de ficar apenas falando, era melhor ficar trabalhando para que pudéssemos recuperar o prestígio do futebol brasileiro. Isso só seria possível com uma equipe de governo e um presidente que conhecesse as arquibancadas dos clubes e dos campos de futebol do seu país. Só quem tivesse assistido a um jogo de futebol na Fazendinha, ou jogos no tempo que o Palmeiras era chamado de Academia no jardim suspenso, ou quem viu o Corinthians sendo campeão do estádio contra a Ponte Preta em 1977, ou que viu o Botafogo ganhar do Palmeiras no Maracanã, ou um Fla-Flu, ou a invasão do Corinthians ao Maracanã contra o Fluminense, etc."
MUDANÇAS
"Quem viveu tudo isso não poderia chegar a presidente da República e fingir que o futebol brasileiro era um antro de bandidos e não poderia dar certo. A verdade é que nós mexemos muito no marco regulatório, a começar pelo cuidado com o Estatuto do Torcedor. Tem a questão das dívidas dos clubes...Quem conhece minimamente de economia sabe que não tinha como recuperar os clubes se não tivéssemos ao menos um gesto. Não doação, mas criação de uma mecanismo para arrecadar um mínimo necessário, para ter reformulação."
PERDA DE JOGADORES
"O fato de tirar o jogador de futebol do berçário, vendê-lo e receber de volta na aposentadoria. Essa é a inquietação dos dirigentes. Não vamos criar um mecanismo que proíba a liberdade do ser humano de ir onde bem entende, ir vencer na vida, ganhar em euros, ou mesmo proibir o clube de fazer negócios. Mas é preciso uma lei de compensação. O clube investe desde os sete anos, ele vai embora e o clube não ganha nada. Precisamos achar um ponto de equilíbrio, sei que chegaremos a isso."
RETORNO DOS TORCEDORES
"Faltam quatro meses para eu deixar a Presidência, não quero a Presidência do Corinthians, mas não é possível que o clube não tenha cento e cinquenta mil sócios, como o Internacional, que quase se auto-sustenta de associados. É preciso fazer com que o torcedor seja a rentabilidade do clube. Não podemos ficar à despeito do patrocínio ou somente à despeito da transmissão da TV. Precisamos dos dois. Não só os torcedores organizados, mas todos têm de sair de casa com a família para assistir a um clássico e voltar como se estivesse ido ao cinema. É aí que estamos devendo."
PLANO DE PREVIDÊNCIA A JOGADORES DE FUTEBOL
"Estudo criar um plano de previdência para os jogadores de futebol desse país. Mesmo nos clubes grandes, não são todos quer ganham muito. A maioria ganha pouco. A chance é chegar a clube grande ou ir para o exterior. Muitos começam em clubes pequenos e ficam ou não sabem administrar o dinheiro. Pretendo comunicar o Clube dos 13, fazer uma reunião em Brasília e apresentar uma proposta de previdência para eles."
VENDA DE INGRESSOS
"O dia em que os clubes de futebol quiserem acabar com os cambistas e que o sistema de loterias venda ingressos, a Caixa Econômica já está pronta para vender em toda a rede lotérica. O dia em que quiserem, é só propor ao Orlando Silva (ministro do esporte), nós conversamos e anunciamos para vocês como fazer esse trabalho"
100 ANOS DO CORINTHIANS
"Estou muito orgulhoso de ver o Corinthians completar cem anos. Há mais de meio século torço pelo Corinthians, a minha vida inteira fui corintiano, agüentei o período do faz-me-rir...Como foi duro enfrentar um Santos toda hora batendo na gente...Continuo mais corintiano do que nunca, sofro mais do que nunca, a Marisa (Letícia, primeira-dama) de vez em quando me tira da sala porque acha que sou pé-frio. Quando chego o time toma gol (risos)."
É muito bom ouvir isto de nosso presidente e conterrâneo, mostrou que ao longo destes oito anos como presidente do País, não deixou de assistir o futebol e o que é mais importante, não se esqueceu de ser torcedor. Seria muito bom vê-lo como dirigente maximo deste clube e quem sabe da própria CBF.
Porém nosso presidente, realmente precisa saber mais do que acontece hoje no futebol Brasileiro e nas administrações de clubes. A FIFA tem um mecanismo de "compensação" aos clubes brasileiros que transferem em definitivo seus atletas, o que falta é honestidade dos dirigentes, que "doam" os atletas?? Isto é que tem que ser investigado e em carater de urgência, urgentissima... como falam os políticos Brasileiros.
Precisamos realmente de repaginar o futebol brasileiro pois como ele mesmo fala, o futebol deixa uma imagem de que só tem “bandidos”, mas o futebol continua precisando de algo mais. Sobre esta máxima de que o clube cria e depois vende, e o futebol brasileiro fica sem o craque, é uma situação que foi quebrada, com a permanência do Neymar no Santos, neste ano e também com outras providencias simples mais funcionais que se podem valer os cartolas do futebol, pena que a maioria não tem interesse pois como poderiam colocar a grana no bolso?
Portanto, precisamos isto sim, de dirigentes honestos e de administrações competentes e transparentes, além, é claro, de uma fiscalização dos Ministérios dos Esportes, Trabalho e até da própria Receita Federal.
Hoje qualquer um pode ser presidente de clube, basta jogar sujo e ser articulador, não é somente no futebol que se tem “bandidos”, a política brasileira também merece esta máxima.
E espero que o novo presidente brasileiro siga esta linha de ação. Olhe também para as mudanças que estão querendo fazer junto a Lei Pelé, quanto ao trabalho e ação do Agente Credenciado junto ao jogador, clube e Federações.
Fonte: Felipe Bolguese. Foto: Gustavo Tilio.
Comentario e Tradução: Roberto Queiroz de Andrade.
Honored by Club 13 (association who manage the Brazilian First National Division) in Park St. George (Parque São Jorge, Corinthians place), Lula speaks of changes in Brazilian football.
President Luiz Inacio Lula da Silva received on Tuesday at St. George's Park, two tributes. The first came from the Corinthians, who honored as the Fan's centennial. The other, from the Club of 13, the Chancellor of Brazilian soccer.
Excited by the commemoration of 100 years of Corinthians, Lula spoke of his connection with the club. More than that, he explained why, as president, to become involved in both the soccer theme. Check out below the main parts of speech:
TRIBUTES
It’s with great joy and satisfaction that I get the title of chancellor of the football. This is a rewarding day for me, being the seat of the Corinthians, a celebration of Brazilian football, the sport where leaders are recognizing the work of a team that took into account the importance of football to our economy and representing the football for the leisure and entertainment of millions of Brazilians. "
INTEREST BY FOOTBALL
"We believe that instead of getting just talking, it was better to be working so we could regain the prestige of Brazilian football. This would only be possible with a team of government and a president who knew the stands of clubs and soccer fields of his countries. Only those who had attended a football game in a little farm, or games at the time that the Palms was called the Academy in the hanging garden, or who saw the Corinthians was champion in the stadium against Ponte Preta in 1977, or who saw the Botafogo and Palmeiras wins in the Maracana, or a Fla-Flu, or the invasion of the Corinthians against Fluminense at Maracana, etc.. "
CHANGES
"Who lived in it all couldn’t get the president and pretend that Brazilian football was a den of bandits and could not work. The truth is that we still much in the regulatory framework, starting with the care of the Statute of the Fan. Is the question of the debts of the clubs that know ... Who knows what the economy didn’t recover as the clubs have at least a gesture. Don’t donate, but creating a mechanism to raise the minimum necessary to get makeover. "
LOSS OF PLAYERS
"The fact of taking the footballer's nursery, sell it and get back in retirement. This is the concern of the leaders. We will not create a mechanism that prevents the human freedom to go wherever it wants, go on to win life, to win in Euro or ban the club to do business. But we need a law of compensation. The club invests since seven years, he leaves and the club gets nothing. We need to find a balance; I know we will get it. "
RETURN OF THE CROWD
"Missing four months for me to leave the presidency, do not want the Presidency of the Corinthians, but it is possible that the club does not have one hundred and fifty thousand members, like the International, which is almost self-supporting members. We must make the fan is the profitability of the club. We can’t stay on despite the sponsorship or just to spite the TV broadcast. We need both. Not only the fans organized, but everyone must leave the house with his family to watch a classic back as if going to the movies. It is here that we owe. "
A PENSION PLAN FOR FOOTBALL PLAYERS
"Study to create a pension plan for football players. Even in big clubs, not everyone wins much money. Most gained little. The chance is to get the big club or going abroad. Many starts in small clubs or don’t know how to manage the money. I intend to inform the Club of 13, hold a meeting in Brasilia and propose a pension for them. "
SALE OF TICKETS
"The day that football clubs want to do away with the money changers and the system of selling lottery tickets, the Savings Bank is ready to sell the entire lottery network. The day you want, just propose to Orlando Silva (Minister of Sport), we talked and we announce to you how to do this work."
100 YEARS OF CORINTHIANS
I'm very proud to see the Corinthians completed one hundred years. More than half a century twist by the Corinthians, my whole life I support the Corinthians, pushed through the period of makes me laugh. As a Santos face tough all the time beating on us. Still more Corinthian than never, I suffer more than ever, Marisa (First lady) from time to time I strip the room because she thinks that I am walking in cold. When I take the team goal (laughs).
It's great to hear that our president and fellow showed that over the eight years as president of the country, not left to watch football and most importantly, do not forget to be a fan. It would be great to see him as maximum leader of this club and who knows the actual CBF.
But our president really needs to know more about our football matters and what happens today with the Brazilian football clubs presidents and them administrations. FIFA has a mechanism of "compensation" to the Brazilian clubs who transfer their athletes in definitively, means (sale); what is lacking is the honesty of those leaders (presidents) who "donate" athletes? By compensations to they own pockets. Thus is what have to be investigated and a matter of urgency, urgent and very urgent ... Like some politicians talk about something in they own interest in the congress house.
We really need repaginate Brazilian soccer, because our football leaves an image that is just "bandits", but football still needs something more. About this maxim that the club creates and then sells the player, is one situation that was broken, with the permanence of Neymar in the Santos FC., this year and also with other simple providences more functional that can enforce football CEO’s, feather that most have no interest to made the thinks clear because but how can put the money in they pocket? So we need this much, honest leaders with competent administration and transparency.
Today anyone can be president of a club, just play dirty and be articulator, like certain politicians and are not only in football that has "bandits," the Brazilian politics also deserves this word too.
I hope that the new Brazilian president follow this course of action. Also look for changes that want to do with the Pelé Law, relating to work and action of Accredited Agent with the player, club and Federations.
Source: Philip Bolguese. Photo: Gustav Tilio.
Commentary and Translation: Roberto Queiroz de Andrade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário