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7 de agosto de 2012

RITMO DE OBRAS PARA A COPA DO MUNDO PREOCUPA IPEA / PACE OF WORK FOR WORLD CUP WORRIES IPEA.



Segundo instituto, maioria das intervenções ainda está em fase de projeto.

São Paulo - O ritmo das obras de ampliação dos terminais de passageiros nos aeroportos das cidades brasileiras que vão sediar a Copa de 2014 é "preocupante". A afirmação é do coordenador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos da Silva Campos Neto. "Em termos de investimento em terminais de passageiros, o que a gente percebe é uma situação preocupante porque a grande maioria ainda está em fase de projeto", disse.

Segundo levantamento, obras nos aeroportos de Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Confins, por exemplo, ainda estão em fase de projeto básico. O diretor do Ipea também se disse preocupado com o ritmo da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) na execução de investimentos - apesar de, mais cedo, o diretor de Obras de Engenharia da estatal, Jaime Henrique Parreira, ter dito que a expectativa é encerrar o ano tendo sido realizados entre 85% e 90% dos aportes programados. "Nos seis primeiros meses de 2012, a Infraero só executou 18,4% dos investimentos previstos", disse.

Ele destacou, porém, que no ano passado a maior parte dos investimentos da estatal foi feita nos últimos quatro meses do ano, especialmente no último bimestre. Ainda assim, em 2011 a Infraero só executou 51,2% dos investimentos aprovados. Sobre a situação dos aeroportos brasileiros, ele disse que 17 dos 20 maiores apresentam problemas - ou operam acima da capacidade, como é o caso dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, ou acima do seu limite de eficiência, como ocorre com o Galeão.

Enquanto isso, o Brasil registrou crescimento de 13,8% na demanda doméstica por transporte aéreo em junho em relação ao mesmo período de 2011. A variação representou o dobro da expansão na capacidade, que foi de 6,5%. Os dados foram divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (LATA). A tendência no crescimento do tráfego desde o início do ano enfraqueceu com a queda de 1% na demanda doméstica de junho em relação a janeiro. O fator de carga na aviação brasileira foi de 71,1% em junho. (AE).

E para completar os operários da Arena Pernambuco entra em greve nesta terça-feira.

O trabalho na construção da Arena Pernambuco ficou temporariamente paralisado. Isso porque os três mil funcionários da obra entraram em greve nesta terça-feira. A insatisfação dos trabalhadores está relacionada ao pagamento e benefício recebido por eles. 

De acordo com a Odebrecht, que é a responsável pela obra, os funcionários querem um aumento em 70% do pagamento relativo aos sábados, um plano de saúde, folga no dia do pagamento e reajuste nas horas-extras.

Uma reunião com o sindicato dos operários e a empresa foi realizada nesta terça-feira. Ainda segundo a Odebrecht, que afirmou que não descontará por causa da ausência no trabalho, as solicitações dos funcionários precisam ser discutidas na convenção coletiva estadual.

As obras na Arena Pernambuco já foram paralisadas quatro vezes. Atualmente, somente 48,7% do trabalho foi concluído. 

Então, veremos ainda muita água correr embaixo da ponte, além de greves, temos muita coisa faltando no Recife, este trem deveria ser mais moderno e suspenso, porque se chover, ninguém anda em Recife, e certamente que em Julho podemos esperar chuvas, só não podemos dizer se serão fortes ou fracas, mas pelo andar da carruagem, teremos inundações como todos os anos, porque haveria de ser diferente?

Fonte: Linkedin e espn.com. Foto: divulgação.
Comentário: Roberto Queiroz. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto Queiroz Junior.

According to the institute, most interventions are still in design phase.

Sao Paulo - The pace of construction for expansion of passenger terminals at the airports of Brazilian cities that will host the 2014 World Cup is "troubling." The statement is the coordinator of the Institute of Applied Economic Research (IPEA), Carlos da Silva Campos Neto. "In terms of investment in passenger terminals, which we realize is a concern because the vast majority is still in design phase," he said.

According to a survey, works at the airports of Porto Alegre, Curitiba, Salvador and Confins, for example, are still in the basic design. The director also said the IPEA concerned about the pace of the Brazilian Airport Infrastructure Company (INFRAERO) in the execution of investments - although, earlier, the director of the State Engineering Works, Henry James Parreira, have said that the expectation is end the year having been performed between 85% and 90% of scheduled contributions. "In the first six months of 2012, INFRAERO performed only 18.4% of the planned investments," he said.

He noted, however, that last year most of the state's investment was made in the last four months of the year, especially in the last two months. Still, in 2011 INFRAERO performed only 51.2% of approved investments. On the situation of Brazilian airports, he said 17 of the top 20 have problems - or operating above capacity, such as the airports of Congonhas and Guarulhos, or above its limit of efficiency, as with Galleon.

Meanwhile, Brazil registered growth of 13.8% in domestic demand for air travel in June over the same period in 2011. The variation represented twice the expansion capacity, which was 6.5%. The data was released by the International Air Transport Association (LATA). The trend in traffic growth since the beginning of the year weakened to a 1% fall in domestic demand in June compared to January. The load factor in the Brazilian aviation was 71.1% in June. (AE).

And to complete the Arena Pernambuco workers goes on strike on Tuesday.
Work on the construction of the Arena Pernambuco was temporarily paralyzed. That's because the three thousand employees of the work went on strike on Tuesday. The dissatisfaction is related to workers' pay and benefits received by them.

According to Odebrecht, which is responsible for the work, employees want a 70% increase in the payment on Saturday, a health plan, off and on and payment adjustment in overtime.
A meeting with the workers' union and the company was held on Tuesday. Also according to Odebrecht, who said he did not deduct because of absence from work, requests from employees need to be discussed in collective bargaining state.

Work on Arena Pernambuco has been paralyzed four times. Currently, only 48.7% of the work was completed.

Then we'll still see a lot of water running under the bridge, and strikes have a lot missing in Recife, this train should be more modern and fast, and also suspense the trail road because if it rains, nobody walks in Recife, and certainly we can expect rain in July, but we do not will tell whether strong or weak, so the floor of the carriage tell as that we have floods every year, because it should be different?

Source: Linkedin and espn.com. Photo: publicity.
Comment: Roberto Queiroz. Translation: Roberto Queiroz and Roberto Queiroz Junior.

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