Páginas

9 de outubro de 2013

UEFA considera convidar seleções de fora do continente para disputa da Eurocopa


A UEFA está considerando dar uma grande chacoalhada em seu Campeonato Europeu de Seleções, convidando equipes de outros continentes para disputarem o torneio, de acordo com o jornal britânico The Independent.
Segundo a reportagem, Brasil Argentina, México e até mesmo o Japão seriam convidados para competir contra as grandes equipes da Europa na EURO 2020.
O plano está sendo discutido por conselheiros próximos ao Presidente da UEFA Michel Platini. A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) há muito tempo usa esta estratégia na disputa da Copa América. Em sua última edição, em 2011, a Costa Rica e o México participaram. Para 2015, além dessas duas equipes, o Japão também está convidado para o torneio que será disputado no Chile.
Um assessor de Platini afirmou: “As ideias estão em um estágio inicial, mas são muito viáveis. Os Sul-Americanos fazem isso há décadas, convidando equipes de fora de seu continente para participarem da Copa América. Então, porque não a Europa?”
A EURO 2020 já terá uma grande mudança em relação ao seu formato original, já que será realizado em 13 cidades diferentes espalhadas pelo continente. A EURO 2016 será aumentada para comportar 24 equipes, apensa oito a menos que a Copa do Mundo. O diário The Independente sustenta que as últimas ações da UEFA demonstram um grande rancor entre a entidade europeia e a FIFA.
O assessor de Platini acrescentou: “Muitos na FIFA estão falando em cortar os poderes da UEFA, reduzindo o número de seleções europeias na Copa do Mundo (atualmente, 13 das 32 seleções são da Europa) e também a representação no Comitê Executivo da FIFA. (oito entre os 24 são europeus).”

Fonte: Soccerex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário