Páginas

18 de junho de 2009

ESTÁDIOS ou ARENAS no BRASIL.

Escuto as resenhas esportivas e fico pensando como é que eles podem comentar sobre esta situação de Recife ser uma das sub-sede para a Copa do Mundo. De acordo com a FIFA não existe plano “B”, se o projeto apresentado a comissão que esteve aqui, sobrevoou e conheceu o local, recebeu as informações do que teremos que construir até 1 ano antes de 2014 não estiverem andando de acordo com o acertado, perderemos sim, esta “oportunidade” pois a FIFA dará este direito a outra cidade que também se propôs a sediar alguns jogos da Copa do Mundo.

Fico também escutando os “expert” falarem sobre as condições do Estádio do Arruda, que em País nenhum de 1º. Mundo teria condições de receber jogos oficiais. Precisam conhecer Estádios ou Arenas, tanto faz o nome não interfere em nada sua condição de ser palco de grandes jogos, palco de grandes espetáculos, convenções, realizações de outras competições, o que temos aqui é apenas um esboço do que se deve e pode ter para receber o ser humano, o torcedor, principal artífice do esporte.

Vemos com tristeza, que nenhum dos 3 “estádios” que temos não reúne condições de receber jogos de futebol e muito menos outros eventos que deverão acontecer nesta “Arena” para conseguir ter um retorno do investimento (tenho outras informações já postadas anteriores que falam sobre uma ARENA ou ESTÁDIO) sobre o que se pretende com esta condição de modernidade e de gerador de "negócios". Eles enxergam apenas um campo rodeado com uma arquibancada, onde o time deve treinar diariamente.

E o que estamos falando é que precisamos ter um banheiro/sanitário, digno de receber homens, mulheres e crianças, ter “lanchonetes” (o que temos são barracas, precariamente instaladas além de provisórias) que não reúnem nenhuma condição de higiene para servirem alimentos perecíveis, instalações elétricas a mostra até com cambiarras, tem que ter entradas e saídas que suporte uma evacuação imediata, serviço médico, com salas equipadas emergenciais, locais para a Polícia fazer seu trabalho, os juizados terem seu espaço bem como até um local para estacionamento amplos, serviços de transporte, segurança, museu do futebol, calçada da fama, etc., e que não temos em nenhuma destas praças.

Sei que temos alguns repórteres que saem regularmente para cobrir certos jogos internacionais, mas que infelizmente parecem que não tem a preocupação em conhecer as instalações onde vão trabalhar e que precisam parar de falar bobagens e colocar assuntos sem consistência e sem firmeza e além de tudo sem conhecimento, para serem debatidos, como este, de Plano “B”.

Plano “B” é perdemos esta oportunidade de termos melhores e maiores instalações que podem trazer outras novidades para nosso Estado. Temos que pensar grande e no futuro do esporte e também do crescimento do futebol no nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário