Páginas

12 de junho de 2009

LUCROS DOS ESTÁDIOS NA INGLATERRA

Manchester, Arsenal e Chelsea foram os que mais faturaram com as suas casas e os maiores geradores de novos recursos.

Apesar de o Real Madrid continuar, indiscutivelmente, liderando o ranking dos 20 Clubes mais ricos do Mundo, com um faturamento de 351 milhões de euros (mais de 1 Bilhão de reais), o estudo FOOTBALL MONEY LEAGUE, da empresa de Consultoria DELOITTE, apresentou grandes resultados para os Clubes ingleses e suas estratégias de investimento na reforma e na construção de Estádios.

Manchester United, Arsenal e Chelsea foram os que mais tiveram o maior crescimento absoluto, com acréscimo de 72,6 milhões de euros (cerca de 210 milhões de reais) e 62 milhões de euros (cerca de 180 milhões de reais), respectivamente, em relação à temporada 2005-06. Nos três casos, o aumento no faturamento ocorreu, principalmente, em função das receitas dos dias de jogos.

O caso mais emblemático foi o do Arsenal, com a mudança para o Emirates Stadium. No primeiro ano, o clube registrou ganhos na base de 134,6 milhões de euros (aproximadamente 420 milhões de Reais) com o novo Estádio. No ano anterior, no Highbury, foram 63,8 milhões de euros (aproximadamente 192 milhões de reais).

O Arsenal faturou em 2006, 192,4 milhões de euros (aproximadamente 579 milhões de reais) e, em 2007 263,9 milhões de euros (aproximadamente 772 milhões de reais), graças à mudança. E a DELOITTE não considera negócios imobiliários. O Clube, na verdade, teve receita de 295 milhões de euros (aproximadamente 885 milhões de reais), contou o responsável pela área de novos negócios da CASUAL AUDITORES, Amir Somoggi.

No caso do Manchester, a reforma do Old Trafford rendeu um incremento de 35 milhões de euros (aproximadamente 105 milhões de reais) as receitas com o Estádio, que passaram de 103 milhões de euros ( aproximadamente 309 milhões de reais) para 137 milhões de euros (aproximadamente 440 milhões de reais). Já o Chelsea, passou de 84 milhões de euros (aproximadamente 255 milhões de reais) na temporada de 2005-06, para 110,7 milhões de euros (aproximadamente 333 milhões de reais) na passada.

EXEMPLO PARA O BRASIL

Segundo Somoggi, os Clubes Brasileiros podem se espelhar na gestão dos negócios dos ingleses para a Copa do Mundo no País, em 2014.

Os ingleses perceberam que eles não precisam de uma Copa do Mundo para investir no que consideram lucrativo, que é o consumo das pessoas nos Estádios. Gerar receitas nos dias de hoje do torneio nacional é tão importante quanto o Mundial, falaram.

CONCORDO, EM NÚMERO, GENERO E GRAU, MAS TEMOS QUE SER PROFISSIONAIS PARA ACREDITARMOS NESTES NÚMEROS, PRINCIPALMENTE AQUI NO BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário