Páginas

12 de junho de 2009

FUTEBOL PROFISSIONAL PRECISA SER 'PROFISSIONALIZADO"

Este é o grande desafio: Desde o início da década de 90, grandes transformações ocorreram no Brasil, muito por conta do fenômeno da globalização, entre elas a política interna, a abertura de mercado, os bens de consumo, a Internet etc. E foi no ambiente dessas mudanças que conquistamos duas Copas do Mundo (Estados Unidos e Coréia/Japão), além das várias conquistas nas divisões de base do Brasil.

Os anos se passaram e nós continuamos como verdadeiros senhores absolutos do futebol para todo o mundo, sendo um dos principais fornecedores de craques, técnicos e preparadores físicos para todo o mercado mundial, principalmente para a Europa, Ásia e Oriente Médio.


Tudo isso é muito gratificante para nós brasileiros, mas um problema muito sério é o grande desafio do nosso futebol: precisamos profissionalizar, verdadeiramente, o nosso "futebol profissional". Parece engraçado, mas infelizmente é a mais pura realidade. Possuímos os maiores exemplos de clubes falidos, administrados amadoristicamente e principalmente, com dirigentes que possuem pouquíssima noção de administração e visão do mercado, tanto interno como externo, ou seja, não enxergam o grande potencial de tornar a marca do clube, uma grande fonte de receita, entre outros.


Pessoas que se candidatam a ser executivos, presidentes e administradores dos clubes, mas que não tem além de conhecimento o tempo requerido para dirigir esta organização. Eles pensam que podem dirigir os destinos do clube em seu tempo de lazer ou mesmo dedicando algumas horas diárias ao Clube, passando pela instituição quando der ou o chamarem.


Não existem dirigentes com formação suficientemente especializada para gerir um clube de futebol como verdadeiros executivos, cumprindo suas reais tarefas de gerar receitas, fazer relacionamentos etc. Limitados, nossos gerentes de futebol, tornam-se simples funcionários especializados em fazer reservas de hotéis e de passagens aéreas para viagens da delegação, quando na verdade, deveriam se relacionar melhor com o mercado, organizando a administração de todo o departamento do futebol, com metodologias modernas, com tecnologia e, principalmente, tornando-se o grande defensor dos interesses comerciais dos clubes, atuando como verdadeiros managers de seus clubes.


Enquanto continuarmos com os "boleirões" e curiosos dirigindo nosso futebol, sem falarmos daqueles que entram no esporte querendo apenas uma plataforma para outros negócios, como a política..... e ainda temos que tomar cuidado com aqueles que entram para saquear os cofres das instituições esportivas. Seremos sempre reconhecidos pelos torcedores, imprensa e patrocinadores, como amadores incompetentes, não obtendo assim, o respeito devido, para que então, novos investidores e patrocinadores se aproximem do futebol.


Estamos afastando cada vez mais os poucos investidores que ainda existem no futebol do nosso país, pois eles, sempre são vítimas de administrações sem o menor planejamento e sem profissionais qualificados e sem vícios, capazes de gerir esse grande negócio chamado futebol.


Precisamos desenvolver mais projetos onde seminários, palestras, fóruns, cursos universitários, etc. sejam realizados no Brasil, para que profissionais qualificados se preparem cada vez mais para fazer com que a gestão desportiva no país, possa evoluir a exemplo de outros segmentos de mercado.


Devemos transformar o futebol profissional brasileiro em um grande espetáculo e, por conseqüência, num grande negócio, respeitando as regras e mudanças impostas por este mesmo mercado. Assim fazendo, tornaremos nossos clubes instituições estruturadas, com infra-estrutura adequada e com boas condições econômicas e financeiras, permitindo que equipes competitivas possam ser montadas, que o Clube descubra e desenvolva seus próprios futuros atletas que gerem receitas quando de suas transferências e o principal consumidor chamado torcedor, possa ficar satisfeito.


A própria FIFA reconhecendo esta necessidade de melhorar a administração do futebol em todo o mundo, criou a profissão de Agente Credenciado, uma pessoa com conhecimento do esporte e com conhecimento de Leis, Contratos, Transferências Nacionais e Internacionais e ainda com comprometimento e obediência as suas normas com noções de Administração e de Marketing, para cuidar de Federações, clubes e jogadores, tentando acabar de vez com a atuação do famoso “empresário”, aquele individuo que está no futebol apenas em beneficio próprio, que não segue normas e não tem comprometimento com a verdade e muito menos com os ditames da FIFA.


Enfim, precisamos profissionalizar o nosso "futebol profissional".


José Reis: Administrador Desportivo


E


Roberto Queiroz de Andrade


Agente Credenciado CBF/FIFA


Nenhum comentário:

Postar um comentário