Páginas

21 de junho de 2009

Novos estádios, novas receitas na Premier League.


A procura de novas receitas por parte dos administradores e proprietários dos clubes da Premier League, é um objetivo tão importante como os resultados desportivos. Existe atualmente uma série de clubes Ingleses com planos para renovar ou construir novos estádios, na intenção de aumentar as suas receitas de bilheteira.


Mas na Premier League a presença de mais torcedores nos estádios, não se reflete apenas no aumento de venda de bilhetes, reflete-se também no merchandising e no catering, dois itens que muitas ligas não conseguem explorar convenientemente por diversas razões.


Para termos uma idéia dos valores de que estamos falando, o Arsenal FC ao encher os 60.000 lugares do Emirates Stadium, arrecada em cada jogo da liga Inglesa, mais de 4 milhões de Euros. Se comparar os cerca de 7 milhões de Euros que o Sporting CP arrecada anualmente com a venda das suas Game Box para 15 jogos da liga, entendemos mais uma vez a diferença entre as duas realidades.


No final do ano o Arsenal gera cerca de 100 milhões de Euros em bilheteira, o Manchester United com os 76.000 lugares de Old Trafford, cerca de 115 milhões de Euros anuais, o Chelsea com os 42.000 lugares de Stamford Bridge, cerca de 78 milhões de Euros e o Liverpool com os 46.000 lugares de Anfield cerca de 42 milhões de Euros. Percebe-se também que as diferenças no custo dos ingressos têm resultados expressivos.


Desta forma os clubes Ingleses com menores receitas de bilheteira planejam a construção ou remodelação dos seus estádios. Aqui fica a lista com os projetos a executar nos próximos anos.


§ Liverpool FC - Novo estádio de 60.000 lugares (capacidade atual 46.000) custo previsto de 400 milhões de Euros, finalização prevista para 2011.


§ Tottenham Hotspur - Novo estádio de 60.000 lugares (capacidade atual 36.000) , finalização prevista para 2013


§ Everton FC - Novo estádio de 55.000 lugares (capacidade atual 40.000), custo previsto de 425 milhões de Euros, finalização prevista para 2011.


§ Manchester City - Expansão para 65.000 lugares (capacidade atual 48.000).


§ Portmouth FC - Novo estádio de 36.000 lugares (capacidade atual 20.000).



É muito interessante se ver esta maneira de entender o “futebol profissional” que vem do outro lado do mundo. Aqui no Brasil não se ver assim, muitos acham que a construção de estádios é construir “elefantes brancos”é lógico que quando não se tem conhecimento do que se pode e deve fazer com um estádio ou arena bem administrados e usado. Aqui, infelizmente ainda se ver o estádio como um local para treinamentos e jogos somente.


É uma pena, ver o melhor futebol do mundo claudicando e sem idéias.


Vejam onde mais estão construindo Estádios;


ANGOLA, FEYNOORD, JUVENTUS, TOTTENHAM, SPORT MARITIMO, ABERDEEN, STRASBOURG... todos acreditando em aumentar as receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário