Páginas

21 de junho de 2009

Os 20 clubes Europeus com a marca mais valiosa em 2009.

O valor da marca (brand) de um clube é atualmente o seu maior ativo. O seu nome é reflexo da sua grandeza, quer desportiva, quer financeiramente, o que faz despertar as grandes empresas, sempre dispostas a apostas o seu capital em marcas que lhes gerem retorno através da publicidade.

Um estudo da Brand Finance, empresa independente dedicada à avaliação de marcas, revelou recentemente qual o clubes Europeu que tem o melhor brand (marca) através do seu relatório “Most Valuable European Football Brands 2008″.

O valor conjunto das marcas dos 20 clubes que fazem parte desta tabela, estão hoje avaliados em 2.940 milhões de Euros, sendo que cerca de 51% deste valor está concentrado nos 5 primeiros lugares do ranking. Sem surpresas o atual campeão Europeu Manchester United aparece em primeiro na tabela.

Segundo o relatório, o clube Inglês registou um aumento da sua marca (brand) em cerca de 25% em relação ao ano anterior, estando o seu nome avaliado em 372 milhões de Euros. Dando outra dimensão ao marketing tradicional que se praticava no futebol, a marca “Man U” é hoje conhecida à escala global.

O Valor das Marcas dos Clubes Europeus 2009

Posição

Clube

Paí­s

Valor

1.

Manchester United

Inglaterra

372.000.000 €

2.

Real Madrid

Espanha

339.000.000 €

3.

Barcelona

Espanha

300.000.000 €

4.

Bayern Munich

Alemanha

279.000.000 €

5.

Arsenal

Inglaterra

227.000.000 €

6.

Chelsea

Inglaterra

203.000.000 €

7.

AC Milan

Itália

174.000.000 €

8.

Liverpool

Inglaterra

153.000.000 €

9.

Inter Milan

Itália

113.000.000 €

10.

Juventus

Itália

105.000.000 €

11.

AS Roma

Itália

95.000.000 €

12.

Olympique Lyonnais

França

90.000.000 €

13.

Schalke 04

Alemanha

88.000.000 €

14.

Hamburg SV

Alemanha

76.000.000 €

15.

Tottenham

Inglaterra

74.000.000 €

16.

Olympique Marseille

França

70.000.000 €

17.

Newcastle United

Inglaterra

57.000.000 €

18.

VfB Stuttgart

Alemanha

56.000.000 €

19.

Manchester City

Inglaterra

49.000.000 €

20.

Fenerbache

Turquia

49.000.000 €

Fonte: Brand Finance

O domínio que os clubes Ingleses tem obtido nos últimos anos, também tem reflexo nesta tabela através da presença de 7 marcas do Reino Unido. Por outro lado é significativa a falta de clubes Italianos nos 5 primeiros lugares, que se explica através da crise financeira que o cálcio atravessou na última década, e que lentamente está se recuperando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário