Páginas

18 de setembro de 2009

Negócio com brasileiro do Sporting possui irregularidades.



Uma das matérias-primas mais rentáveis do Brasil, jogadores de futebol, ainda menores de idade, têm sido exportadas irregularmente. Exemplo disso é Renato Cardoso Porto Neto, sob contrato com o Campo Grande (RJ), mas também com compromisso assinado com Sporting (POR) e registrado na Federação Portuguesa de Futebol.


Renato fará 18 anos somente no dia 27 deste mês, mas tem contrato com o clube português desde 1º de julho do ano passado, quando tinha apenas 17 anos, o que contraria o artigo 19 do Estatuto de Transferências da FIFA, segundo o qual, apenas maiores de idade podem assinar contrato com associações estrangeiras.


Desde o início, Renato foi tratado como mercadoria. Segundo consta no Boletim Informativo Diário da CBF (BID), o garoto foi registrado, ainda como amador, pela Sociedade Esportiva Irineu Imóveis (SC) no dia 5 de junho de 2008.


Apenas quatro dias depois, aparece no BID como jogador do Campo Grande e com a condição alterada de amador para profissional. Entretanto, o contrato de trabalho de Renato com o clube carioca, que vai até 2011, foi assinado no dia 13 de maio de 2008, quase um mês antes de sua transferência do Irineu para o clube da Zona Oeste do Rio.


Segundo o Estatuto da FIFA, menores podem até assinar contrato com clubes do exterior, desde que seus responsáveis legais tenham de deixar o país por motivos de trabalho.(OBS: Desde que tenha sido sem interferência do Clube interesado, esta mudança de sua família para outros País). Mesmo que este seja o caso de Renato, ele precisaria obter o documento de liberação da CBF, que não foi apresentado até agora pelo Sporting Lisboa.


Advogado do Campo Grande no caso, Marcos Motta cobra providências. Em ofício enviado à FIFA, pede indenização por quebra de contrato, multa rescisória de 1 milhão de euros (R$ 2,65 milhões), abertura de inquérito disciplinar contra o Sporting, contra o empresário Paulo Lima (ele intermediou a transação) e contra o jogador.


Além disso, solicita a cassação da carteira de agente internacional de Paulo Lima, que o Sporting fique proibido de contratar jogadores durante duas janelas e que a Federação Portuguesa explique como Renato atua na Liga, sendo ele ainda menor de idade.


Data de nascimento é omitida no site do Sporting


“A noite foi inesquecível para o jovem Renato Neto que estreou na equipe principal.” Foi desta forma que o site oficial do Sporting classificou a primeira partida de Renato Neto pelo time profissional do clube. Foi pela 30ª e última rodada do Português 2008/09, em maio deste ano.


Renato ainda figura entre os jogadores da equipe de juniores do Sporting. No dia 13 de agosto do ano passado, sua ficha já constava no mesmo site. Porém, a data de nascimento do jogador estava em branco.


Procurado pelo LANCE! José Lima, treinador da equipe de juniores do Sporting, negou-se a falar sobre a situação do jogador brasileiro.


– Não tenho autorização para falar sobre nenhum jogador, especialmente o Renato – esquivou-se.


A FIFA, em 1º de outubro deste ano, alterará o artigo 19 de seu Estatuto de Transferências. Entre as mudanças, todas as escolinhas terão de criar clubes para registrar seus jogadores e serão obrigadas a disputar competições oficiais. A idéia é a de extinguir os clubes de aluguéis.


– A FIFA quer deixar de ser um órgão patronal para assumir um papel de administrador. A CBF ainda é patronal, quando deveria cuidar da gestão do futebol – comentou Décio Neuhaus, advogado da Federação de Jogadores Profissionais e árbitro da Corte Arbitral do Esporte.


Vemos aqui que as regras nunca foram explicadas no Brasil pela CBF e mesmo que tivessem, não valeria de nada porque estas pessoas que somente pensam em ganhar dinheiro, independente de qual seja a situação, o desejo ou mesmo o futuro de uma jovem pessoa, não se deteriam e certamente fariam tudo para ganhar dinheiro somente.


Penso que dificilmente a FIFA dará este passo atrás, (acabar com a carreira do Agente Credenciado) não somente porque como uma instituição que regula o esporte no mundo inteiro, precisa em primeiro plano mostrar que é séria autônoma e responsável, é uma questão de manter sua honorabilidade e credibilidade.


E teria que começar, devolvendo aos Agentes Credenciados no mundo, tudo o que foi gasto por eles quando acreditaram em sua palavra e em seu convite, para se legalizarem e obedecerem a seu estatuto. Ate porque ninguém forçou nada, tudo foi feito em cumprimento com as normas da própria entidade de convite a decência e moralidade do futebol mundial.


E que além de tudo sabe que tem que lutar para corrigir e fazer a coisa certa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário